5 vitaminas essenciais para o seu filho

Uma alimentação saudável é fundamental para fornecer aos pequenos todas as vitaminas que eles precisam para crescer com saúde.

Renata Finholdt

As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Algumas delas nosso próprio organismo consegue produzir, como é o caso das vitaminas K e D, mas além delas há muitas outras que precisam ser ingeridas através da alimentação para satisfazer as necessidades de nosso corpo.

Nas crianças, as vitaminas também são responsáveis pelo crescimento adequado. Portanto, é muito importante oferecer aos pequenos alimentos saudáveis que possam garantir que todas as necessidades de vitamina sejam adquiridas.

Oferecendo alimentos saudáveis diariamente você não precisará de auxílios vitamínicos recomendados pelo pediatra. Naturalmente, as necessidades serão preenchidas apenas através do que eles estão ingerindo.

Da próxima vez em que preparar a refeição para seus pequenos pense em quais vitaminas está oferecendo para suprir suas necessidades.

1. Vitamina C

Ela é muito relacionada à imunidade. Ouvimos falar bastante dela próximo do inverno quando as gripes e resfriados são mais comuns. Porém, ela tem muito mais funções do que apenas a imunidade, ela garante ossos fortes, dentes resistentes e auxilia na cicatrização.

Advertisement

Você pode oferecer a vitamina C aos pequenos através de algumas frutas como laranja, acerola, morango, kiwi e também através de vegetais como brócolis e tomate. Mas, atente-se ao preparo, alimentos crus são os que mais têm vitamina a oferecer.

2. Vitamina B

As vitaminas do complexo B formam uma verdadeira família de vitaminas: B1, B2, B6, B12 e todas elas são importantes porque auxiliam na produção dos glóbulos vermelhos no sangue e também fornecem energia.

Essa família de vitaminas estão presentes principalmente nas carnes, mas também são encontradas nos cereais e alguns vegetais como espinafre e brócolis.

3. Vitamina A

Essa vitamina é fundamental para a manutenção de alguns órgãos e também desempenha um papel importante na visão. Ela auxilia na visão das cores e também para a visão noturna.

A cenoura, a abóbora, o espinafre, o leite e os ovos podem fornecer a quantidade de vitamina A que seus pequenos precisam para manterem-se sadios.

Advertisement

4. Vitamina D

Apesar de ser uma vitamina fabricada pelo organismo quando exposto à luz do sol, ela pode estar insuficiente em seus pequenos, principalmente nos dias atuais onde as crianças ficam mais dentro do que fora de casa.

A exposição diária ao sol saudável (início da manhã e final da tarde) pode ajudar a fornecer a quantidade necessária de vitamina A que seu filho precisa. Mas ela também pode ser encontrada em alguns alimentos: peixe e ovos.

5. Vitamina K

Ela é a responsável pela coagulação do sangue. Ela é muito importante porque as crianças costumeiramente se ferem, e se esta vitamina estiver deficiente, seus ferimentos demorarão muito até cicatrizarem.

Uma alimentação saudável já proporciona bons níveis desta vitamina no organismo, mas alguns alimentos são ainda mais ricos dela: queijo, tomate, brócolis e espinafre.

Procure sempre oferecer a sua família alimentos saudáveis, pois eles proporcionam tudo o que o organismo precisa para ter muita saúde.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.