Especialistas recomendam: NÃO escove os dentes logo após a refeição!
Cultivar bons hábitos de higiene na família é ótimo. Algumas recomendações, porém, precisam ser melhor entendidas.
Michele Coronetti
Hábitos de higiene são sempre bem-vistos e saudáveis. Porém, às vezes é possível interpretar a orientação dos especialistas de forma equivocada e ao invés de trazer benefícios, prejudicar.
Os cuidados com os dentes são amplamente divulgados desde a pré-escola. Consultas profissionais normalmente também incluem uma explanação da maneira correta de manter a saúde bucal.
Recomendações que sempre foram ouvidas, mas que podem ter sido mal compreendidas e realizadas erroneamente, serão abordadas a seguir.
Escovar os dentes LOGO após as refeições
Especialistas recomendam esperar ao menos 30 minutos após a refeição para realizar a escovação. O pH bucal necessita estar completamente neutro e para isso é importante aguardar este tempo, especialmente quando há ingestão de alimentos ácidos como frutas cítricas, mesmo que seja em forma de suco. O esmalte do dente fica comprometido e a escovação em seguida vai prejudicar a estrutura dos dentes.
Enxaguar os dentes muitas vezes
Um enxágue é suficiente, afinal o creme dental possui flúor para ficar no dente e não ser completamente retirado através dos diversos enxágues.
Utilizar a escova incorreta
As cerdas precisam ser firmes, porém, macias. Escovas muito velhas devem ser substituídas. Cerdas muito duras prejudicam o esmalte e interferem na saúde dental.
Usar muita força na escovação
Escovar muito forte pode machucar gengivas e laterais bucais além de prejudicar os próprios dentes. A escovação é necessária para equilibrar o pH bucal e não para desgastar a dentição. Cáries podem se desenvolver caso o hábito não seja mudado.
Escovar rapidamente
Especialistas recomendam que a escovação dure dois minutos, pelo menos. Escovar rapidamente ou apenas a parte da frente dos dentes não é eficaz. Limpar entre os dentes também é importante utilizando fio ou fita dental. O sorriso merece este cuidado.
Escovar os dentes frequentemente
Aqueles que escovam os dentes a toda hora não ficam mais protegidos de cáries e outras doenças. Na verdade, acabam ficando mais vulneráveis a elas. Duas ou três vezes ao dia serão suficientes, quando bem executadas.
Deixar de escovar os dentes antes de dormir
Este é um problema muito grande. O tempo em que a boca fica estagnada durante o sono pode ser a festa de bactérias e outras substâncias que trarão as doenças bucais.
Utilizar muito creme dental
Qualidade não se mede por quantidade. Pouco produto faz o trabalho eficientemente. Exagerar no creme dental só vai afetar o bolso. O maior responsável pela limpeza bucal é a escova.
Ensinar bons hábitos de higiene bucal a toda a família é algo que trará muitos benefícios. Melhor ainda quando for minuciosamente explicado incluindo os detalhes acima. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, a boa saúde bucal promove bem-estar geral no indivíduo, afetando em várias áreas da vida e proporcionando maior satisfação.