12 atitudes que podem fazer com que o relacionamento não dê certo

Muitas vezes a vontade de fazer o relacionamento dar certo é tanta que acaba prejudicando e destruindo o amor.

Michele Coronetti

Ao longo de amores e desilusões muitas vezes as pessoas refletem o que atingiu o relacionamento e fez com que ele não desse certo. É fácil observar as coisas que o outro fez e que com certeza transformaram o romance em decepção. Difícil é olhar para si mesmo e conseguir avaliar o tamanho da própria culpa.

Há coisas que as pessoas fazem e que muitas vezes são inatas, adquiridas durante a infância e convívio familiar ou social. A percepção de que são atitudes negativas, que ferem e prejudicam a estrutura do relacionamento pode não ser facilmente conseguida. Às vezes um pouco de ajuda externa para ampliar a visão é muito bem-vinda.

Se algumas destas atitudes estão presentes no relacionamento, elas podem ser trabalhadas e transformadas em soluções positivas, aumentando o amor e preservando o convívio.

Falta de demonstrações de afeto

Muitas pessoas acreditam que sendo mais preservadas conservam o amor. É preciso cuidar para não demonstrar desinteresse pelo outro, o que prejudicará no afeto. Demonstrações de carinho precisam ocorrer, preocupações, recados durante o dia, nada em exagero ou por obrigação. A dedicação pelo bem-estar do outro fará o amor por ele aumentar.

Ritmos diferentes

As pessoas são desiguais entre si e andar ao lado significa ter o mesmo passo. Um equilíbrio entre os dois é o melhor, nem rápido nem devagar, um aprendendo com o outro, sem nenhum dos dois se sobrepor.

Advertisement

Expectativas

Quando elas são projetadas nos ombros alheios podem se tornar pesadas ao extremo e complicar o relacionamento. Decepções acontecem, não porque a pessoa está errando, mas porque foi criada uma expectativa sobre ela.

Pessimismo

Acreditar que o relacionamento não vai bem, que vai piorar ao longo do tempo só antecipa o que realmente vai acontecer. Crer no amor, se empenhar na relação e realmente desejar que dê certo ajuda a conservar.

Preferência incorreta

Economizar no tempo para os dois, manter outros compromissos como prioridade, deixando apenas o que sobra para o parceiro é uma péssima ideia.

Imaturidade

Não entender que as pessoas são desiguais, que vieram de locais e costumes diferentes, hábitos familiares diversos e bater de frente contra isso ou calar-se e deixar morrer o amor através dessas decepções também é complicado.

Sufocar

O contrário do primeiro item também não é nada bom. Ligar a toda hora, perguntar tudo o que está fazendo, criticar até as pequenas coisas, ter ciúmes de tudo, desgasta a relação intensamente.

Advertisement

Ansiedades

O desejo de fazer tudo dar certo pode virar ao contrário. Viver o presente, curtir o momento, apreciar as pequenas coisas é um hábito saudável em todas as áreas.

Comparações

Mentalmente o parceiro é avaliado com o anterior. E as comparações ficam tão intensas que ele passa a ser igual ao anterior nas características negativas e pior nas positivas. Isso mesmo, o parceiro anterior se torna melhor que o do momento. Isso não é nada saudável e fará com que o relacionamento desabe.

Traumas

Eles podem ter sido sofridos na infância, adolescência ou em um relacionamento anterior. Precisam ser vencidos, afinal, afetarão o atual. Um especialista pode ajudar, se necessário.

Deixar de progredir

Pensar que é melhor que o parceiro e esquecer que o progresso é algo eterno influenciará negativamente na relação conjugal. Cada pessoa precisa manter sua mente e corpo melhor a cada dia, vencendo desafios e buscando melhorias em todas as áreas.

Visão desigual

O casal estará muito melhor quando ambos têm entendimentos compatíveis em todos os setores, sejam eles na educação, filhos, profissão, religião e plano de vida.

Advertisement

Há muitos outros motivos que fazem com que um relacionamento não dê certo. O mais importante é olhar para si e perceber o que precisa ser melhorado na própria vida e usar de empatia. Utilizando atitudes certeiras, o relacionamento fica preservado e mais propenso a trazer felicidade a todos os envolvidos.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.