5 vantagens de ter sofrido uma grande desilusão amorosa

Ao procurar vencer e superar os traumas da desilusão, as pessoas adquirem qualidades importantes para seu crescimento pessoal que ajudam em um relacionamento futuro.

4,522 views   |   18 shares
  • Enquanto a maioria das pessoas imagina um casamento perfeito sem brigas ou desentendimentos, traições nem problemas financeiros, a realidade se mostra bem diferente. E refletindo sobre o assunto é possível entender que todo o sofrimento que acompanha as dificuldades é benéfico, pois proporciona crescimento e maturidade, torna as pessoas mais sábias e seguras.

  • No mundo dos divórcios, uma desilusão pode ter muitas raízes. O casamento que foi tão desejado e pelo qual tanto foi investido chega ao fim por diversas razões. Resta a cada um levantar a cabeça e seguir em frente, superando traumas e acreditando em um futuro melhor. Nem sempre isso é visualizado, porém, com um pouco de esforço pode ser alcançado por todos os que assim desejarem.

  • Para quem enfrenta uma separação deste tipo, o medo e o desconforto em começar um outro relacionamento é muito grande. O consolo vem através de estudos que mostram que as pessoas que passam por esta situação, quando trabalham para consertar seus próprios sentimentos, possuem mais vantagens do que as que não precisaram enfrentar tal desafio, de acordo com este artigo. Cinco delas estão listadas a seguir:

  • 1. Aperfeiçoamento

  • Ao sofrer a rejeição, perguntas infinitas abordam a mente. A vontade de descobrir o erro e o que poderia ter sido diferente leva a pessoa para uma autoanálise contínua. Ela passa a observar a maneira como trata as outras pessoas de sua convivência, perceber onde estão seus erros e consertá-los a fim de melhorar suas atitudes e ser uma pessoa mais agradável.

  • 2. Amor-próprio

  • Esta introspecção fará com que a pessoa busque aceitar e amar a si mesma mais que anteriormente, quando sua energia estava centralizada em fazer o relacionamento dar certo de forma muitas vezes desesperadora. Ela ganha mais tempo para se cuidar e busca fazer coisas que antes não fazia por falta de tempo ou para não desagradar o companheiro. Ela tem a consciência de que para encontrar um amor de verdade, ela precisa primeiro amar a si própria. Ela também compreende melhor que não depende de outra pessoa para sua própria felicidade, mas que um complemento a fará mais feliz.

  • Advertisement
  • 3. Autoconfiança

  • A maturidade que veio com o tempo de experiência do relacionamento anterior e suas decepções não permitirá que qualquer um a engane. Ela saberá melhor a diferença entre uma investida para uma noite e algo mais sério. Ela escolherá melhor, pois sabe que esperar perfeição da pessoa com quem se relacionar não é válido. Sua experiência de vida mostrará que certas atitudes não mudam com o tempo e que a única pessoa que pode mudar alguém é ela própria. Ela passa a ter certeza do que quer e só aceitará o que realmente busca.

  • 4. Resiliência

  • Depois de passar pela decepção amorosa as pessoas ficam mais fortes e ganham a consciência de que conseguem sair dos abismos que a vida impõe. Ela consegue se levantar mais fácil a cada novo tombo e sabe que sua capacidade para vencer outras dificuldades aumenta a cada nova conquista.

  • 5. Personalidade

  • Se o sofrimento foi intenso e precisou de muito esforço para a superação, isso é um sinal claro de que houve amor verdadeiro, dedicação e investimento. Isso só é possível quando a pessoa tem uma boa personalidade. Com este conhecimento em pauta, é fácil perceber que a pessoa será uma bênção para seus relacionamentos futuros.

  • Apesar de muitas pessoas visualizarem os romances de forma diferente e mais superficial, vale a pena reconhecer as qualidades que foram adquiridas com o tempo e as experiências boas e ruins que o relacionamento anterior proporcionou. E muito importante é não contabilizar apenas o fracasso, mas olhar principalmente para o aprendizado e crescimento pessoal.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

5 vantagens de ter sofrido uma grande desilusão amorosa

Ao procurar vencer e superar os traumas da desilusão, as pessoas adquirem qualidades importantes para seu crescimento pessoal que ajudam em um relacionamento futuro.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr