Estudo mostra que rir juntos pode salvar o seu casamento
Ingredientes simples como o entusiasmo e o riso compartilhado podem ser o que falta para vocês serem realmente felizes juntos.
Erika Strassburger
Você ama ter momentos de descontração e risos com seu cônjuge, não é? Pois saiba que esses momentos não trazem apenas bem-estar físico e emocional; segundo estudo recente, o “riso compartilhado” é um grande indicador de bem-estar e romantismo no relacionamento.
O estudo
Conduzido pelas psicólogas Laura Kurtz e Sara Algoe, da Universidade da Carolina do Norte, esse estudo foi realizado com 77 casais que se relacionavam, em média, há 4 anos. À medida que os casais iam relatando como se conheceram, sendo tudo registrado em vídeo pela equipe, os pesquisadores observavam quantas vezes e por quanto tempo eles riam espontaneamente – juntos e separados. E foi pedido a eles que respondessem um questionário a respeito de sua proximidade.
Os resultados
As pesquisadoras observaram que as mulheres riam mais que os homens. Mas os homens tinham risos mais contagiosos. Eles eram 1,73 vezes mais propensos a fazerem suas companheiras rirem com seu riso.
Em entrevista à Time, Laura Kurtz disse que os casais que riam mais juntos tendiam a relatar mais proximidade com o parceiro e mais apoio recebido. Em contrapartida, gargalhadas falsas, risadas embaraçosas e risos atrofiados eram indicativos de que havia algo errado entre eles.
Ela assegura que o riso compartilhado é poderoso para o relacionamento. “Em geral, os casais que riem mais juntos tendem a ter relacionamentos de maior qualidade”. Esses momentos “trazem mais proximidade ao casal.”
Outro estudo
Um estudo semelhante já havia sido feito em 1992. John Gottmann e sua equipe filmaram 52 casais relatando fatos sobre seu relacionamento. Três anos mais tarde, foi observado que aqueles casais que haviam feito relatos mais positivos e entusiásticos eram os que, estatisticamente, haviam tido mais sucesso em seu relacionamento. Por outro lado, havia um índice mais elevado de separação entre aqueles que haviam apresentado alta negatividade em seus comentários e baixo apreço por seus parceiros.
Está clara a importância do entusiasmo e do bom-humor para o relacionamento. Talvez seja isso que esteja faltando na maioria dos relacionamentos em decadência. Experimente essa receita simples em seu próprio relacionamento, depois nos conte como foi o resultado!