Estudo mostra que rir juntos pode salvar o seu casamento

Ingredientes simples como o entusiasmo e o riso compartilhado podem ser o que falta para vocês serem realmente felizes juntos.

873 views   |   20 shares
  • Você ama ter momentos de descontração e risos com seu cônjuge, não é? Pois saiba que esses momentos não trazem apenas bem-estar físico e emocional; segundo estudo recente, o "riso compartilhado" é um grande indicador de bem-estar e romantismo no relacionamento.

  • O estudo

  • Conduzido pelas psicólogas Laura Kurtz e Sara Algoe, da Universidade da Carolina do Norte, esse estudo foi realizado com 77 casais que se relacionavam, em média, há 4 anos. À medida que os casais iam relatando como se conheceram, sendo tudo registrado em vídeo pela equipe, os pesquisadores observavam quantas vezes e por quanto tempo eles riam espontaneamente - juntos e separados. E foi pedido a eles que respondessem um questionário a respeito de sua proximidade.

  • Os resultados

  • As pesquisadoras observaram que as mulheres riam mais que os homens. Mas os homens tinham risos mais contagiosos. Eles eram 1,73 vezes mais propensos a fazerem suas companheiras rirem com seu riso.

  • Em entrevista à Time, Laura Kurtz disse que os casais que riam mais juntos tendiam a relatar mais proximidade com o parceiro e mais apoio recebido. Em contrapartida, gargalhadas falsas, risadas embaraçosas e risos atrofiados eram indicativos de que havia algo errado entre eles.

  • Ela assegura que o riso compartilhado é poderoso para o relacionamento. "Em geral, os casais que riem mais juntos tendem a ter relacionamentos de maior qualidade". Esses momentos "trazem mais proximidade ao casal."

  • Outro estudo

  • Um estudo semelhante já havia sido feito em 1992. John Gottmann e sua equipe filmaram 52 casais relatando fatos sobre seu relacionamento. Três anos mais tarde, foi observado que aqueles casais que haviam feito relatos mais positivos e entusiásticos eram os que, estatisticamente, haviam tido mais sucesso em seu relacionamento. Por outro lado, havia um índice mais elevado de separação entre aqueles que haviam apresentado alta negatividade em seus comentários e baixo apreço por seus parceiros.

  • Advertisement
  • Está clara a importância do entusiasmo e do bom-humor para o relacionamento. Talvez seja isso que esteja faltando na maioria dos relacionamentos em decadência. Experimente essa receita simples em seu próprio relacionamento, depois nos conte como foi o resultado!

  • Para mais dicas para melhorar seu casamento

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.

Website: http://erikastrassburger.blogspot.com.br/

Estudo mostra que rir juntos pode salvar o seu casamento

Ingredientes simples como o entusiasmo e o riso compartilhado podem ser o que falta para vocês serem realmente felizes juntos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr