Aprenda a usar o seu cérebro para ser mais saudável, mais feliz e ter mais sucesso na vida

O seu maior rival pode ser você mesmo! Mas se você aprender a usar corretamente o seu subconsciente e se superar a cada dia, você pode se considerar um verdadeiro campeão e ter uma vida muito melhor.

Luiz Higino Polito

O seu melhor amigo – e também o seu pior inimigo – é aquela pessoa que você vê quando você se olha num espelho. Sim, você pode ser seu maior amigo ou seu mais ferrenho inimigo.

Quem estudou qualquer bom livro de psicologia ou mesmo um livro de autoajuda deve ter aprendido que temos uma mente consciente e outra mente, a mente inconsciente.

A mente consciente

A mente consciente é essa que a gente tem, que toma as decisões, escolhe as palavras que vai falar, escolhe as coisas que vai fazer, e assim por diante. Só que quem determina O QUE você vai decidir, O QUE você vai falar e O QUE você vai fazer, é a mente inconsciente! Por quê?

Mente inconsciente

Mente inconsciente, ou subconsciente que é um termo mais moderno, é a “casa das máquinas” do nosso cérebro. Se você pensar num computador, o subconsciente seria o “Sistema Operacional”, que trabalha muito, porém escondido de você, através do processador do computador, das memórias REM e ROM, do HD, etc. Por exemplo, quando eu digito uma palavra deste texto, meu computador faz milhões de operações em linguagem de máquina que eu não percebo. Percebo apenas que a palavra que digitei aparece no meu editor de texto.

O que ocorre na terrível e maravilhosa “Casa das Máquinas” do cérebro humano?

Quando você vai responder uma pergunta que alguém faz para você, seu subconsciente pesquisa na sua memória, entre bilhões de coisas que estão lá armazenadas, a coisa mais inteligente para falar. Para falar, seu subconsciente também aciona dezenas de músculos, nervos, tanto da boca quanto do seu ouvido, para você emitir o som das palavras e ter um “retorno” do que você está falando. Não é só isso… Seu subconsciente, em milésimos de segundos, analisa quem é a pessoa para quem você vai responder para dar a tonalidade certa para suas palavras, regula o volume certo da sua voz, e também manipula os músculos do seu rosto e corpo para corroborar o que você está falando. Ou não. Ele pode também fazer você mentir. Ou dissimular.

Advertisement

Tenho um sábio amigo que diz que o “pensamento é a coisa mais rápida que existe, até mais rápido do que a luz, e que quando fazemos alguma coisa que achamos que é automática, na verdade, pensamos antes”.

Entendendo melhor nossa “Casa das Máquinas”

Neste artigo, vou me fixar num aspecto do subconsciente humano.

O subconsciente não tem moral, é um “trator” e vai tentar fazer sempre o que for melhor para você; só que ele não é bom patrão – mas é excelente servidor. Ele pode até sabotar você, se ele achar que isso vai ser melhor para você. Por isso, quem é do tipo “Deixa a vida me levar”, pode fazer coisas muito ruins, tanto para si mesmo quanto para outras pessoas. É aí que entra a força de vontade, o autodomínio ou o autoabandono.

Tem até um provérbio antigo que diz que “o sucesso de alguém pode ser medido pelo seu autodomínio e o seu fracasso pelo seu autoabandono”. Cada um de nós está em algum lugar entre estes dois extremos.

Você é seu amigo ou seu inimigo?

Claro que cada um de nós quer ser seu melhor amigo – mas tudo aquilo que você aprendeu, viu, ouviu, sentiu, percebeu, desde antes de nascer, está armazenado no seu subconsciente. E, infelizmente, somos manipulados por muita gente com intenções ruins, ao longo da vida, apesar de termos também pessoas boas que nos influenciam desde sempre.

Advertisement

Por exemplo, crianças que crescem ouvindo dos pais que elas são burras, que não servem para nada, que só dão trabalho, acabam ficando com isso armazenado e escondido lá no subconsciente. E isso (e muitas outras coisas que veem na TV, que ouvem por aí, etc.) pode fazer com que sejam inseguras, medrosas, sem autoestima.

Então, como reverter todas as coisas negativas que já estão lá no nosso subconsciente, nos sabotando dia a dia, nos prejudicando sem que percebamos, fazendo com que sejamos negativos, que sejamos nossos inimigos, em vez de sermos nossos amigos?

O primeiro passo é aprender como funciona o cérebro, na questão do subconsciente. Isso você já está fazendo, lendo este artigo. Isso demonstra que você quer mudar. Esse é outro passo fundamental. Infelizmente, muita gente tem o complexo de Gabriela: “eu nasci assim, eu vivi assim, eu vou morrer assim”, e para essas pessoas, é difícil aceitar mudanças. Agora, quem quer mudar para melhor, precisa aceitar que é necessário mudar. E sempre podemos melhorar. E quanto mais melhorarmos, em qualquer aspecto de nossa personalidade, teremos uma vida melhor e mais produtiva.

Autossugestão

Voltando ao exemplo do computador: ele funciona de acordo com “rotinas”, que são frases de programação. Nosso cérebro também funciona de acordo com a programação que está no subconsciente, e que determina a maneira como agimos. Mas aí entra uma coisa importantíssima: o livre-arbítrio: podemos ESCOLHER fazer mudanças em nosso subconsciente, para que mudemos nossa maneira de pensar, de falar e de agir. Em outras palavras: precisamos nos reprogramar, caso percebamos que temos hábitos ou aspectos em nossa personalidade que não nos agradam.

O importante é que se entenda que é possível se reprogramar o subconsciente, e é isso que os profissionais da área de saúde mental, os psicólogos, psiquiatras, hipnólogos, neurolinguístas, e outros profissionais desta área tentam fazer nos seus pacientes.

Advertisement

Eu, por motivo de extrema necessidade, quando minha esposa teve uma seríssima depressão, e já estava sob tratamento psiquiátrico e psicológico, estudei muito hipnose, para tentar ajudá-la. Até hoje, minha esposa diz que foi a hipnose que a curou (eu penso que tudo ajudou, os remédios, os tratamentos com os médicos e a hipnose – que é uma das coisas mais usadas hoje em dia – com outros nomes – só para não assustar as pessoas, que não entendem o que é a hipnose).

Se quiser aprender um pouco sobre a hipnose, leia o artigo que escrevi sobre o assunto, em “O que a hipnose pode fazer por você”, clicando sobre este link.

Também tem outro texto que pode ajudar você que quer aprender mais como a mente pode lhe ajudar, clicando aqui: “Neurociência: a arte de enganar nosso cérebro para se obter o que se deseja”. Claro que Neurociência é muito mais do que diz o título deste artigo que escrevi, e peço desculpas aos neurocientistas por isso, mas no artigo estou focando num aspecto de alguns estudos muito interessantes para “enganar” o cérebro para nosso próprio bem.

Livros muito bons

Tem também livros excelentes que eu posso indicar, tais como esse: “O Poder do Subconsciente”, de Joseph Murphy, e um do Dr. Lair Ribeiro, chamado “O sucesso não ocorre por acaso”, que é de um brasileiro de grande formação acadêmica, como você pode ver em sua biografia: Lair Ribeiro.

Seja através de profissionais, se tiver condições financeiras para isso, ou por pesquisa própria, você pode mudar seu subconsciente para ter mais saúde, mais alegria e mais sucesso na vida.

Advertisement

É preciso vontade de mudar, coragem para sair da sua zona de conforto, e ação.

Nada que vale a pena na vida é fácil. Porém, todo esforço que fizermos para melhorar nossa personalidade sempre será sempre recompensado.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!