5 maneiras de sentir realização e felicidade na vida

A felicidade é uma aspiração humana, a maneira de buscá-la merece reflexão. Este artigo vai ajudar você nisso.

1,369 views   |   24 shares
  • Ser feliz é uma aspiração natural no ser humano, mas descobrir como alcançar esse sentimento tem sido confuso por toda a sua história. O poeta Vicente de Carvalho versou sobre a felicidade: "...está sempre apenas onde a pomos E nunca a pomos onde nós estamos". Lembrando que, muitas vezes, não valorizamos o que temos e estamos sempre em busca do que nos falta.

    Para se sentir mais feliz e realizado não é necessário grandes feitos, ou acontecimentos, nem mesmo dádivas. Na verdade, a felicidade acontece intimamente e pode ser desenvolvida através de pequenas atitudes. Observe:

  • 1. Identifique o que lhe dá prazer

    O psicólogo americano Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, concluiu que o prazer é um dos pilares da felicidade. Assim, dedicar-se ao que provoca essa sensação agradável é uma forma de intensificar e prolongar o bem-estar. O sorriso de uma criança, o contato com quem se ama e a solidariedade, por exemplo, são fontes fecundas de prazer. Identifique o que provoca o seu sorriso e faz seus olhos brilharem.

  • 2. Mantenha o foco em seus objetivos

    O segundo pilar da felicidade, segundo Seligman, é o engajamento. Uma pessoa engajada é aquela que sabe o que quer e, por isso, vive com intensidade a favor de seus objetivos. Quando nos comprometemos verdadeiramente com o que queremos alcançar damos maior significado aos nossos dias e nos sentimos mais satisfeitos e realizados. Aliás, significado é o terceiro pilar da felicidade apontado pelo psicólogo. Como afirmou Mahatma Gandhi: "Não existe caminho para a felicidade... A felicidade é o caminho".

  • 3. Conviva com quem lhe faz bem

    As pessoas com quem convivemos influenciam muito no nosso humor, elas podem tanto nos motivar como nos esmorecer. Por isso é importante ter contato com as pessoas que nos incentivam em nossas disposições diárias. Conviver com pessoas positivas e bem-humoradas é fundamental para a realização e felicidade. Assim, seja cordial com todos, mas escolha passar maior tempo com as pessoas que agregam o bem em sua vida.

  • 4. Auxilie o seu próximo

    Assim como precisamos das pessoas positivas, também temos responsabilidade por transmitir o mesmo sentimento aos outros e isso nos faz um bem enorme. Sentimos grande satisfação quando nos dispomos a auxiliar, de alguma forma, os que nos rodeiam. Um exemplo disso é essa pesquisa de Harverd que concluiu: "O dinheiro gasto com outras pessoas pode comprar a nossa felicidade".

  • 5. Não leve tudo tão a sério

    Claro que temos responsabilidades e não podemos ser displicentes, mas nem tudo na vida precisa ser inflexível. Procure não ser tão rigoroso com você mesmo e nem com os outros. Somos humanos e isso significa que vamos cometer alguns erros de vez em quando e isso não significa que devemos nos sentir culpados ou culpar os outros. Perdão e autoperdão são fundamentais para quem deseja uma vida mais satisfatória e feliz.

    Sentir felicidade e realização não está fora do alcance de ninguém. O mais importante é desejar naturalmente o próprio bem-estar, descobrir o que é capaz de provocar a felicidade e passar mais tempo dedicando-se a isso.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

5 maneiras de sentir realização e felicidade na vida

A felicidade é uma aspiração humana, a maneira de buscá-la merece reflexão. Este artigo vai ajudar você nisso.
Advertisement
Junte-se a milhõese fortaleça sua família todos os dias.
-------------------------- ou --------------------------
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr