3 regras práticas e fáceis de lembrar para se ter mais harmonia e alegria no lar

Nem tudo o que é importante para se ter mais harmonia no lar é difícil de aprender. Vejam alguns exemplos de frases fáceis e de efeitos surpreendentes!

Luiz Higino Polito

Lares felizes não são uma obra do acaso e nem da “sorte”. Todos os lares onde reina a harmonia existem pessoas que aprenderam a usar regras simples para se ter uma convivência prazerosa e edificante. Resumindo: um lar feliz é possível, desde que se esteja disposto a aprender e a aplicar Leis Eternas que sempre funcionaram e sempre vão funcionar. A maior dessas Leis é o amor fraterno: o amor que busca o que é melhor para o outro, mas que acaba também retornando para quem o pratica e volta centuplicado.

Regras simples para um lar ter harmonia

Certa vez eu li uma frase que nunca mais esqueci. Procurei aplicá-la em minha vida familiar como solteiro e depois como casado, e percebi que ela sempre funciona! Ela é tão simples de lembrar, porém, tem um efeito enorme nas relações familiares. Seu lar pode mudar para melhor se você sempre se lembrar disso:

#família #amor

A photo posted by Eu amo minha família (@familiacombr) on

1. “Trate os seus parentes como você trata as suas visitas”

É uma coisa tão óbvia, mas como nós demoramos para aprender isso! Quando recebemos visitas, somos educados e corteses: é “por favor” para cá, “com licença” para lá, “obrigado” para tudo e “me desculpe” para qualquer deslize. Mas, quando tratamos com nossos cônjuges, pais, filhos ou irmãos, nem sempre somos tão gentis…

Advertisement

Portanto, guarde essa simples regra e ensine seus filhos a tratarem os parentes como a gente trata as visitas. Simples, não?

#casamento

A photo posted by Eu amo minha família (@familiacombr) on

2. “O maior bem que o marido (ou esposa) pode fazer aos seus filhos é amar a mãe (ou o pai) deles”.

Essa frase eu lembro que li num manual do Casamento Celestial, há muito tempo, e sempre me lembro disso também. É uma regrinha fácil de se lembrar, e se o marido sempre demonstrar amor à sua esposa e vice-versa, isso ficará indelevelmente gravado na memória dos seus filhos. Isso é uma das coisas mais determinantes para que os filhos cresçam e se tornem pessoas confiantes em si mesmos.

#crescimentopessoal

Advertisement

A photo posted by Eu amo minha família (@familiacombr) on

3. “Não dá ideia!”

Essa pequena frase tem a ver com o fato de falarmos com os filhos (principalmente os pequenos), de maneira NEGATIVA, e acabamos incentivando os pequenos a fazer algo que eles nem estavam pensando! Exemplo: tem uma escada perigosa na casa, e a mãe e o pai falam para a criança, quando ela está perto da tal escada: “Não suba na escada, senão você pode cair!”. A única palavra que a criança vai gravar é ESCADA! Ela nem estava pensando nisso, mas agora aguçaram a sua curiosidade com essa tal de escada e ela vai, provavelmente, querer subir na escada. O que é melhor fazer? DESVIAR a atenção da criança para outras coisas, POSITIVAMENTE, como por exemplo: “Filhinho, venha aqui ver esse bonito livro de figuras que eu achei!”. Assim, a criança nem pensa em ESCADA, e sim na frase LIVRO BONITO. Isso vale para tudo.

Essas são apenas 3 regras simples que podem realizar milagres dentro do seu lar, e nunca é tarde para se começar a aplicá-las!

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!