5 coisas que acontecem com seu corpo quando você esquece ou para de tomar a pílula anticoncepcional

Você esqueceu ou parou de tomar a pílula? Veja o que pode acontecer.

Rachel D.C.

Pílulas anticoncepcionais são medicamentos orais que previnem a gravidez. Elas são eficazes se tomadas corretamente. As pílulas normalmente contêm hormônios sintéticos de estrogênio e progesterona.

Segundo o site healthline, alguns tipos de pílulas anticoncepcionais previnem a ovulação e fazem com que o corpo crie uma camada mais grossa de muco cervical, que previne o esperma de alcançar o útero.

Existem muitos tipos diferentes de pílulas, por isso converse com o seu médico para saber qual pílula é mais apropriada para você.

Esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional?

Se você esqueceu de tomar a pílula por um dia, tome logo que você lembrar. O site Webmd esclarece que a mulher pode tomar 2 pílulas em um só dia. Já se você esqueceu de tomar as pílulas por 2 dias, tome 2 no dia que você lembrou e 2 no dia seguinte.

Esquecer de tomar a pílula aumentam as chances de liberação do óvulo, por isso se você esqueceu de tomar a pílula, você deve usar outra forma de anticoncepcional até terminar a cartela de 28 dias.

Advertisement

Se você esqueceu de tomar a pílula por mais de 2 dias, os seus níveis hormonais serão interrompidos, o que diminui muito a eficácia da pílula. Então fale com seu médico.

Parou de tomar a pílula anticoncepcional?

Assim que você parar de tomar a pílula, os hormônios extras deixam o seu corpo, e você pode voltar a ovular normalmente, o que significa que você pode engravidar logo que parar.

Se você parou de tomar a pílula, você pode experienciar estas 5 mudanças no seu corpo:

1. Mudança no ciclo

Muitas mulheres experienciam ciclos irregulares logo que param de tomar as pílulas. Se o seu período era regular antes de começar a tomar as pílulas, pode demorar alguns meses para ele voltar a ser regular como antes. Se ele era irregular, ele voltará a ser irregular já que era a pílula que regulava o ciclo com os hormônios.

Se você tinha cólicas fortes e menstruação pesada, é possível que esses problemas voltem. Algumas mulheres podem se sentir depressivas, ansiosas e irritadas, já que as pílulas também podem controlar o nível hormonal no corpo.

Advertisement

2. Perda de peso

Mulheres que usam pílulas que contêm apenas progesterona podem ganhar alguns quilos a mais, então a perda de peso pode ocorrer assim que elas deixam de tomar a pílula anticoncepcional.

3. Término da dor de cabeça

Se a sua pílula lhe dava dor de cabeça, assim que você parar de tomá-la, as dores de cabeça podem cessar.

4. Acne e pelo

A pílula pode controlar o nível de hormônio, que previne acne e o crescimento de pelos em lugares indesejados. Então, assim que você para de tomar a pílula, a acne e pelos podem voltar a ser um problema.

5. Diminui as chances de câncer

Um dos melhores efeitos colaterais da pílula anticoncepcional é que, se usada por muito tempo, as chances de câncer de ovário diminuem. Se você usou a pílula por um bom tempo, esse benefício continua mesmo depois que você parou de tomá-la.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.