Descubra o que acontece em um relacionamento tóxico

Assim como um inseto pego em uma teia, as pessoas podem entrar em um relacionamento tóxico mesmo que pareça ser a melhor decisão de suas vidas.

6,138 views   |   52 shares
  • Na área do amor e conquista é possível reparar em alguns relacionamentos que, à primeira vista parecem perfeitos, mas que na verdade são tóxicos. Algumas pessoas possuem distúrbios emocionais complicados e farão vítimas ao longo de suas vidas.

  • Infelizmente, a pessoa envolvida em um relacionamento assim só percebe a situação depois de se machucar muito. Por mais que ela estude a respeito e se esforce para realmente conhecer a pessoa que está se relacionando, seus sentimentos por ela acabarão por trair e ela se envolverá de qualquer maneira.

  • Conhecer o príncipe encantado ou a princesa maravilhosa é algo que corações puros buscam continuamente, e quando aparece uma pessoa de tirar o fôlego que é exatamente tudo que sempre foi sonhado, observar se não se trata de um psicopata narcisista é algo quase impossível.

  • Será a pessoa perfeita?

  • Isso mesmo, tudo parecerá perfeito, a pessoa é exatamente como sempre foi sonhada, os planos se encaixarão, o futuro parece brilhante e duradouro. Ele fará tudo o que sempre foi esperado de alguém e conquistará o coração da vítima completamente. Ela, por sua vez, nem perceberá a teia em que está se envolvendo, e será sugada e terá seus sentimentos massacrados ao longo do tempo, que pode ser de alguns meses, anos ou décadas.

  • O amor existente no relacionamento parece ser mantido por ambos, mas na verdade é apenas um que o mantém. O psicopata apenas controla sua vítima da melhor forma possível, afinal ele depende dela para ter seu ego valorizado e suas necessidades satisfeitas. Enquanto um se dedica com todo o amor que lhe é possível transmitir, o outro atua para conservar seus benefícios. Triste, porém real.

  • O príncipe vira sapo

  • Ao não precisar mais da vítima, o psicopata elabora um plano para seu escape. Ele pode simplesmente sumir, o que é realmente bom quando ocorre, ou ele começará a torturar seu par. E esse tormento pode durar muito tempo, aplicando golpes baixos contra a autoestima, identidade, conquistas, idealizações e caráter. Isso é realizado de forma tão sutil que a vítima sequer percebe. Ela passa a imaginar que é uma pessoa sem valor, sem rumo e abandona seus sonhos. Ela tenta mudar constantemente para adequar sua vida ao que o parceiro solicita em frases calmas e ponderadas. Ela sente que ele é seu único salvador, depende dele para tudo e desesperadamente insiste para que ele permaneça em sua vida.

  • Advertisement
  • Na realidade o psicopata projeta em seu parceiro seus próprios problemas e debilidades sociais. Por isso a tenta destruir. Na verdade, ele quer parar, ser curado de suas fragilidades, mas não consegue e ataca quem o venera. Ele analisou friamente toda a personalidade da sua vítima durante todo o tempo em que estiveram juntos e sabe exatamente o que precisa fazer para conseguir o que quer. Provavelmente a vítima estará sozinha, sem amizades, parentes próximos ou outras pessoas, afinal o psicopata conseguiu sutilmente afastar todos somente para manter maior controle sobre ela.

  • Descarte

  • Ele finalmente encontra outra pessoa para lhe prover todas as necessidades e sem remorso algum abandona seu par. Isso não lhe causa rancor e lágrimas fingidas podem ser derramadas. Faz parte do show. Ele também denigrirá a imagem da vítima a todos que questionarem a separação.

  • Para ela resta a solidão, desamparo, raiva, desentendimento e baixa autoestima. Mas a história não precisa terminar assim. O tempo pode curar tudo, mostrar que ela foi usada e que a doença do parceiro fez com que tudo acontecesse desta forma. Ela não precisa revidar os comentários maldosos que os amigos ouviram a seu respeito, pois o tempo mostrará quem realmente foi o vilão. Um psicopata jamais admite que precisa de ajuda e cura. Ele continuará agindo de forma narcisista. Já a vítima buscou superação e entendeu que, apesar das afirmações que ouviu do antigo parceiro, ela tem valor e pode amar alguém que realmente mereça.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Descubra o que acontece em um relacionamento tóxico

Assim como um inseto pego em uma teia, as pessoas podem entrar em um relacionamento tóxico mesmo que pareça ser a melhor decisão de suas vidas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr