4 frases que você não deve falar ao seu filho enquanto ele faz dever de casa

Lição de casa, tema ou dever de casa é importante para o crescimento do filho. Os pais podem ajudar incentivando e acompanhando.

11,327 views   |   63 shares
  • A hora de fazer o dever de casa nem sempre é agradável. Deixar as brincadeiras para complementar o estudo realizado na escola pode causar frustração e estresse na criança e nos pais que se preocupam com o aprendizado do filho.

  • Incentivar e ajudar os filhos nesta tarefa vai muito além de cobrar que seja feito e dar as respostas para ir mais rápido. Na verdade, essas duas maneiras prejudicam e podem demonstrar falta de amor à criança.

  • Para efetivamente ajudar e ainda aumentar a autoestima, os pais são orientados a estar presentes (com tempo) e aproveitar para avaliar o ensino, prever dificuldades e buscar ajuda antes de complicar o estudo. Segundo este artigo, muita coisa pode ser entendida nos minutos de acompanhamento do dever de casa.

  • Estabelecer um horário ou manter a regra do "primeiro o dever, depois o lazer" é válido para que a criança se eduque e entenda que tudo na vida tem uma ordem e que ela precisa primeiro fazer a lição antes de se envolver com brincadeiras. Para pais que trabalham e querem acompanhar a lição dos filhos, reservar um horário para a noite, que não seja muito tarde e não atrapalhe outras atividades pode ser excelente.

  • Também é muito interessante fazer algo semelhante enquanto ele faz a lição de casa. Sentar próximo e fazer anotações, rever e atualizar o orçamento ou mesmo estudar junto com ele será ótimo. Filhos adoram imitar os pais e não sentirão solidão nem preguiça para realizar a tarefa.

  • Local adequado sempre é importante. Evitar distrações com televisão, música ou visitas ajuda a manter o foco e a concentração, aumentando o grau de aprendizado. Estabelecer um clima positivo de incentivo também será nobre e eficaz.

  • Além destes conselhos, algumas frases devem ser evitadas para que a criança não se sinta diminuída, incapaz, frustrada ou cobrada.

  • Eu aprendi esta matéria de um modo diferente

  • Não tem problema admitir que a maneira ensinada hoje é diferente e que você aprendeu de outro jeito. O complicado é esquivar-se da responsabilidade de acompanhar e incentivar. Quando os pais temem atrapalhar com a forma que aprenderam antes, eles podem indicar um estudo no livro ou caderno de anotações. Eles até podem aprender juntos como se resolve a matemática de hoje.

  • Advertisement
  • Estou aqui se precisar de ajuda

  • É muito mais rápido e cômodo fornecer a resposta para o filho, porém, seu aprendizado pode ficar comprometido. Alguns insistem para receber a resposta, utilizando argumentos realmente convincentes, mas os pais não devem desistir de permitir que eles tenham seu próprio crescimento. Quando a resposta é dada, além de privar o filho de raciocinar, cria a sensação de que ele sempre terá alguém para o ajudar, formando um adulto irresponsável e dependente.

  • Faça o melhor que puder sempre, mesmo que não consiga o resultado desejado

  • Nem sempre a matéria entra no cérebro facilmente. Talvez sejam necessárias aulas de reforço, pesquisas ou ajuda de outras pessoas até que seja compreendida. Dizer ao filho que se ele não entender ou não conseguir será prejudicial pode transmitir a sensação de fracasso. Falar que ele tirará uma nota ruim, poderá ter que repetir o ano e ameaçar de outras maneiras poderá causar estresse, preocupação excessiva e bloqueio.

  • Essa redação está ótima! Gostaria de saber mais

  • Incentivar e elogiar é muito mais produtivo que dizer que está ruim ou pequena demais. Ao agir de forma positiva a criança mantém a criatividade aberta e consegue progredir e melhorar gradualmente.

  • Há muitas frases que os pais dizem aos filhos que podem ser adaptadas para o lado positivo e incentivador. Formar adultos seguros e conscientes ajudará em um mundo melhor em um futuro muito próximo.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

4 frases que você não deve falar ao seu filho enquanto ele faz dever de casa

Lição de casa, tema ou dever de casa é importante para o crescimento do filho. Os pais podem ajudar incentivando e acompanhando.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr