Controle as inflamações do corpo com estes 11 alimentos

Viver com mais saúde e menos dores é ótimo! Ação preventiva através de excelentes alimentos é possível.

4,416 views   |   97 shares
  • O organismo humano é perfeito e cada parte dele desempenha uma função. Muitas vezes substâncias tóxicas no meio ambiente ou alimentação acabam prejudicando o corpo que passa a precisar de ajuda. As inflamações ocorrem para que o organismo expulse o que está de errado dentro dele.

  • A alimentação contribui para a maior parte do controle sobre os problemas do organismo. É possível manter o corpo equilibrado e saudável consumindo alimentos campeões na ação anti-inflamatória. Isto deve ser feito como medida preventiva, pois quando a saúde estiver fortemente afetada, o melhor a fazer é buscar uma intervenção médica para evitar maiores complicações.

  • 1. Mirtilo

  • Essa pequena fruta, conhecida também por blueberry, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, elas inibem os marcadores da inflamação nas células ligadas à resposta inflamatória.

  • 2. Frutas vermelhas

  • Morango, framboesa e amora possuem efeitos anti-inflamatórios, especialmente para as articulações. São as preferidas dos esportistas.

  • 3. Ginja

  • Conhecida por amarena ou cereja ácida essa frutinha possui as mesmas propriedades das frutas vermelhas, favorecendo o processo anti-inflamatório localizado.

  • 4. Abacaxi

  • Além da vitamina C abundante, essa fruta contém a enzima bromelaína que, além de ajudar na digestão de carnes, bloqueia os agentes pró-inflamatórios. Ela ajuda na limpeza do excesso de gordura no tecido hepático ajudando o fígado a funcionar melhor.

  • 5. Abacate

  • Versátil e com baixa frutose, podendo ser ingerido em preparos doces e salgados, essa superfruta contém muitos compostos que combatem a inflamação.

  • As frutas podem ser consumidas preferencialmente cruas e limpas. Procedimentos como geleias retiram as principais propriedades, alterando funções. Preparos salgados com o abacate não interferem nas propriedades principais.

  • Advertisement
  • 6. Gengibre

  • Os orientais usam muito na culinária e como chá. Pouco presente na cultura brasileira, o gengibre previne o envelhecimento precoce, auxilia a digestão, estimula a boa circulação sanguínea e reduz inflamações. Quando utilizado como tempero de carnes ou em receitas doces suas propriedades são conservadas.

  • 7. Cúrcuma

  • Comercializado também pelo nome de açafrão da terra pode ser utilizado no preparo de aves, peixes, carnes, molhos, arroz e outros alimentos. Sua principal substância possui atividade anti-inflamatória e ajuda no combate a doenças do organismo.

  • 8. Vegetais verde-escuros

  • Espinafre e couve são exemplos de vegetais repletos de propriedades saudáveis, inclusive com ação anti-inflamatória. Riquíssimos em vitaminas e minerais, eles não devem ser deixados de lado na alimentação cotidiana.

  • 9. Sementes, nozes e amêndoas

  • Por conter uma quantidade excelente de ômega-3, estes alimentos podem neutralizar a inflamação no organismo, além de oferecer outros benefícios excelentes em relação à saúde venosa.

  • 10. Peixes

  • Novamente o ômega-3 auxilia e juntamente com outros ácidos graxos ajuda a reduzir os processos inflamatórios do organismo.

  • 11. Alho

  • Apesar do seu poder anti-inflamatório não ser seu ponto forte, este alimento está entre os primeiros na pontuação do tema. Suas várias substâncias são excelentes para o organismo em muitos aspectos.

  • Os cuidados diários com a saúde cultivando uma alimentação equilibrada e cheia de benefícios auxilia em um viver mais amplo, proporciona maior bem-estar e satisfação pessoal.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Controle as inflamações do corpo com estes 11 alimentos

Viver com mais saúde e menos dores é ótimo! Ação preventiva através de excelentes alimentos é possível.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr