Os benefícios das sementes na alimentação

Pequenas e poderosas, as sementes ganham a atenção de pessoas preocupadas com a saúde.

Michele Coronetti

Nutricionistas e pesquisadores, sempre em busca do melhor da natureza, encontram alimentos que podem fazer a diferença na saúde. Entre estas descobertas, não muito recentes mas pouco conhecidas, estão as sementes. Elas possuem algumas propriedades peculiares e vêm sendo utilizadas como complementos bem como preventivos à saúde. Algumas das mais famosas:

Quinoa

Originária dos Andes, foi amplamente utilizada no passado. Ela possui propriedades alimentares de grande valor, rica em fibras, o que ajuda no emagrecimento, e em proteínas, capaz de fornecer os aminoácidos essenciais que o organismo humano não produz, e ainda é livre de glúten, o que favorece quem tem restrição (doença celíaca). Pode ser ingerida como semente, em flocos ou como farinha.

Leia: Dicas de alimentação para aumentar a imunidade

Receita: Salada com quinoa

100g de quinoa cozida (2 medidas de água para cada medida de quinoa, cozinhar por 15 minutos, escorrer e dar choque térmico com água fria)

Advertisement

1 cenoura ralada

1 pepino cortado em cubos pequenos

5 vagens em rodelas pequenas

1 tomate picado

½ cebola ralada

Advertisement

Azeite, sal e limão a gosto.

Misture a quinoa com a cebola, azeite, sal e limão. Acrescente os outros ingredientes e sirva.

Chia

Vinda da região do México, Guatemala e Colômbia, esta semente possui gorduras benéficas e vários sais minerais essenciais. Previne doenças cardiovasculares, desintoxicando o organismo e aumenta a imunidade. Ajuda no emagrecimento contribuindo com o bom funcionamento do intestino e proporcionando a sensação de saciedade. É consumida em conjunto com outros alimentos como iogurtes, leite, frutas e uma colher de sopa diária já contribui para a saúde.

Linhaça

Com propriedades funcionais, ela atua semelhantemente a chia, prevenindo doenças e reduzindo níveis de colesterol ruim. Pode ser consumida integral com outros alimentos ou trituradas para outros benefícios. Ao processar as sementes de linhaça, o poder benéfico é aumentado, devendo ter seu consumo imediato para o usufruto destas propriedades.

Aveia

Uma das sementes mais conhecidas, suas propriedades já são bastante populares, reduzindo os níveis de colesterol ruins, ajudando diabéticos a controlar os níveis de açúcares no sangue, possuindo vários sais e proteínas essenciais. Seu consumo é variado e mais conhecido em flocos, mas a farinha e o grão também são benéficos. Bolos e cookies com o cereal na receita são mais saudáveis.

Advertisement

Receita: Banana com aveia termogênica

1 banana prata ou maçã

1 ou 2 colheres de farelo de aveia ou aveia em flocos médios

1 colher de chá de linhaça triturada

Canela em pó

Advertisement

Amasse a banana e misture com os outros ingredientes, exceto a canela, que deve ser polvilhada em pequena quantidade por cima da mistura. A canela, alimento com poder termogênico, ativa o metabolismo e combinada com os outros ingredientes acima proporcionam energia na medida correta, além dos outros benefícios que eles já possuem.

Gergelim

Assim como as outras sementes, seu valor nutricional é imenso e conta com uma vantagem, especialmente para os intolerantes à lactose, pois tem 9 vezes mais cálcio que o leite. Podendo ser branca, marrom ou preta, deve ser consumida crua e com a casca. Pode ser consumida em saladas, granolas, doces ou salgados, em pequenas quantidades.

Amaranto

Mais uma semente quase completa, semelhante à combinação arroz com feijão. Combate os radicais livres, aumenta a oxigenação do metabolismo, melhora o sistema imunológico. Pode ser usado como farinha, flocos ou cozido como grão, juntamente com o arroz ou sozinho, em saladas como a Quinoa ou quente como o arroz.

Acrescentar mais saúde não significa excesso. Porções pequenas e equilibradas de sementes que mais trazem benefício pessoal são suficientes para melhorar a qualidade de vida. Cada ser humano é único. Encontrar o melhor individualmente é sempre o ideal.

Leia: 7 formas de evitar a acne através de sua alimentação

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.