4 razões para não divulgar os problemas do seu casamento

Leia este artigo antes de procurar amigos e familiares para desabafar sobre suas dificuldades em seu relacionamento amoroso.

Suely Buriasco

Quando o relacionamento está em crise é comum os cônjuges procurarem amigos e familiares para desabafar e pedir ajuda. O problema é que nem sempre as pessoas estão preparadas para ajudar e acabam “comprando a briga”. Convidar pessoas externas ao relacionamento para participar de um momento difícil do casal, quase sempre, piora tudo.

Pela minha experiência, no atendimento a casais, já sei que quando ouço de um cônjuge: “Meus amigos ou familiares têm sido maravilhosos”, em seguida virá uma frase do tipo: “Eles dizem que não sabem como eu aguento tudo isso”.

Eu sei que você está sofrendo e precisa de alguém para desabafar, mas estaria preparado(a) para não se deixar influenciar pelas opiniões alheias? Abrir espaço para interferências é sempre muito perigoso.

Reflita sobre estas razões para manter suas dificuldades conjugais em sigilo:

1. Não expor a si mesmo e ao cônjuge

Falar de problemas conjugais, quase sempre, expõe intimidades que podem causar grande constrangimento. Dessa forma, você estará permitindo que outra pessoa julgue situações que, muitas vezes, não compreende. Você pode confiar nas pessoas com quem fala, mas não se esqueça que elas confiam em outras também. Será que vale a pena ver o seu mundo desvendado assim?

Advertisement

2. Bons conselheiros são imparciais

Claro que você vai escolher a dedo com quem desabafar, mas essa pessoa ficará do seu lado ou do lado do seu relacionamento? Veja que são coisas diferentes. Quando alguém assume um lado, naturalmente, exclui o outro. A parcialidade distorce os acontecimentos porque representa uma visão unilateral e retilínea das situações. Amigos e familiares tendem a tomar para si as dores de seus afetos e quem não vê o todo, não emite opinião confiável.

Essa também é a posição da terapeuta e escritora americana Michele Weiner que escreve: “Para começar, quando você discute seus problemas conjugais com amigos íntimos e familiares, eles ouvem apenas o seu lado da história, que por definição, é incompleta e distorcida”.

3. Arrependimentos são comuns

Quando estamos estressados ou irritados tendemos a acolher as opiniões alheias sem a devida atenção para o que realmente importa na nossa vida. Agir de forma passional é abrir caminho para o sofrimento, quase sempre, nos arrependemos depois. Sem contar que quando estamos com os ânimos alterados vemos a situação muito pior do que realmente é. Assim, acabamos nos envolvendo ainda mais nas emoções negativas. O silêncio, muitas vezes, é fonte de paz e sabedoria.

4. Mais cabeças, mais sentenças

Se você e seu parceiro não estão conseguindo se entender sozinhos, imagine se juntarem as opiniões de amigos e familiares de cada um. A confusão só vai aumentar. Um problema analisado por várias pessoas toma características variadas que, quase nunca, representam o ideal para o casal envolvido. O mais recomendável é que os cônjuges busquem entender os sentimentos um do outro, através do diálogo claro e afetuoso.

De mais a mais, lembre-se que a crise vai passar e é bem possível que vocês superem e voltem a conviver bem. No entanto, o julgamento negativo feito por amigos e familiares permanecerá e, fatalmente, criará um clima de indisposição em relação a vocês permanecerem juntos. Muito ruim isso, não é mesmo?

Advertisement

Quando o casal não consegue lidar sozinho com as suas dificuldades, o melhor é buscar conhecimento especializado e ajuda profissional para solucionar crises e harmonizar a sua relação.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.