10 dicas para ter uma vida mais feliz

A felicidade é o verdadeiro objetivo de vida de todo ser humano. Este artigo traz algumas ideias simples, porém significativas, para se alcançar felicidade na vida.

1,800 views   |   32 shares
  • Parece claro para a maioria de nós que o maior objetivo que todo ser humano tem na vida é a felicidade. Segundo o Dalai Lama: "Acredito que o objetivo da nossa vida seja a busca da felicidade. Isso está claro. Quer se acredite em religião ou não, quer se acredite nesta religião ou naquela, todos nós buscamos algo melhor na vida. Portanto, acho que a motivação da nossa vida é a felicidade." No entanto, talvez o maior desafio com que nos deparamos logo após chegarmos a essa conclusão é justamente o próximo passo: conceituar a felicidade. O que é, afinal, a felicidade?

  • Na verdade, é difícil definir um conceito abrangente e que dê conta de delimitar o verdadeiro significado do termo. Poderíamos fazer uma tentativa, dizendo que a felicidade é um estado de paz interior, de satisfação, de contentamento. No entanto, essa definição pode ser imperfeita, uma vez que cada indivíduo tem o seu próprio conceito de felicidade. O que eu vejo, no entanto, é que há um elemento em comum entre os diversos conceitos de felicidade. Creio que cada indivíduo se sente verdadeiramente feliz quando sente que alcançou seus objetivos. A felicidade de um indivíduo normalmente é verificada quando esse indivíduo tem expectativas ou planos na vida e os realiza. Ou quando sua vida está condizente com as suas expectativas.

  • Todos precisamos ser felizes. A felicidade determina os rumos de nossa vida. Se não estamos felizes, precisamos mudar nossos rumos, corrigir o que está errado. Apresentarei aqui algumas ideias de como é possível sermos verdadeiramente felizes. Estas ideias poderão parecer simplistas, mas vale a pena colocá-las em prática de forma consciente e intencional e verificar seus efeitos.

  • 1. Estabeleça suas metas

  • Se aceitarmos que somos felizes quando alcançamos nossos objetivos na vida e atendemos às nossas expectativas, fica difícil ser feliz quando não se sabe o que se busca na vida. Seja honesto(a) consigo mesmo(a). Saiba exatamente o que quer. Estabeleça metas mensuráveis, associe um número à meta sempre que possível. Por exemplo, em vez de estabelecer como meta "ter um bom salário", estabeleça um valor, como "ter um salário de R$10.000". Determine um prazo para suas metas, como "ter um salário de R$10.000 até 2020". Suas metas devem ser otimistas, porém realistas. As metas devem fazer com que você se esforce ao máximo, com que você alcance seu pleno potencial.

  • 2. Faça planos para alcançar suas metas

  • Advertisement
  • Quando traçamos metas e as guardamos em uma gaveta, normalmente verificamos que ao término do prazo as metas não terão sido alcançadas. É preciso avaliar e determinar o que é preciso fazer para alcançar as metas. Você deve se perguntar "por que eu ainda não estou onde eu quero chegar?" Depois, deve pensar em como vencer os obstáculos que o(a) impedem de chegar aonde querem estar. Avalie seus planos regularmente e os altere sempre que for necessário.

  • 3. Conheça melhor a si mesmo

  • A autorreflexão e a autoavaliação são muito importantes para que venhamos a melhorar. Temos que ser honestos com nós mesmos, reconhecer nossos defeitos e nossas falhas, e procurar melhorar. Nós não precisamos estar sempre preocupados com o que os outros pensam de nós, mas temos que nos esforçar para ser melhores para com os outros e para nós mesmos. Disse José Saramago: "A felicidade consiste em dar passos na direção de si próprio e ver o que se é."

  • 4. Tenha amigos

  • Nenhum ser humano pode ser completamente autossuficiente. O ser humano não pode viver sozinho. Ele precisa de outros para o ajudar. Precisamos de outras pessoas. Somos felizes quando estamos entre pessoas queridas. Precisamos ser agradáveis, amigáveis e simpáticos. Isto não quer dizer que devemos viver em busca de popularidade e aceitação, mas também não podemos viver isolados, não podemos ser pessoas desagradáveis, carrancudas. A solidão é uma importante causa de infelicidade.

  • 5. Ame

  • O amor proporciona a felicidade. Isto é um fato. Somos felizes quando amamos e somos amados. Ame com sinceridade. Ame seus amigos, seu cônjuge e outros familiares. Não odeie ninguém, não guarde rancor e não queira o mal para os outros. Guardar rancor é como ingerir veneno e esperar que o outro morra. Disse George Sand: "Não caminhes à minha frente, porque não te seguirei. Não caminhes atrás de mim, pois não te guiarei. Só existe uma felicidade na vida, amar e ser amado."

  • 6. Aprenda a lidar com a adversidade, a aflição e o sofrimento

  • Há três tipos de adversidades: 1) a adversidade causada por nossos próprios erros, 2) a adversidade causada pelos erros de outros e 3) a adversidade que é parte natural da vida. No primeiro caso, é preciso tentarmos corrigir nossos erros, mudar, melhorar. Mas algumas vezes a mudança não é possível, portanto, temos que nos aceitar como somos. No segundo caso, não devemos aceitar nenhuma forma de abuso. Devemos procurar ajuda para nos protegermos daqueles que nos causam sofrimento. E no terceiro caso, temos apenas que suportar as adversidades com fé, esperando poder aprender algo com elas.

  • Advertisement
  • 7. Acredite em algo

  • Como seres humanos, precisamos de uma crença, seja ela em um ser divino e superior, nas forças da natureza ou até mesmo na ciência. Mas temos que crer. Precisamos ser sempre otimistas. Temos que acreditar sempre que tudo vai dar certo. Nossa fé tem um poder extraordinário e uma imensa influência em nossa vida.

  • 8. Seja humilde

  • A humildade não é um sinal de fraqueza, mas de força. O orgulho e o egoísmo trazem à nossa vida a amargura e a solidão. A ambição nos leva muitas vezes a abandonar nossos princípios e corrompe nosso caráter. É preciso ter grandes sonhos e almejar grandes coisas na vida, mas sempre reconhecendo que não somos melhores do que ninguém. A ambição e o orgulho normalmente nos fazem querer passar por cima de tudo e de todos para alcançarmos nosso objetivo, e isto traz sentimentos ruins, que mais cedo ou mais tarde causam infelicidade.

  • 9. Busque o objetivo certo

  • Muitas vezes, em nossa vida, nós acabamos confundindo os meios com os fins. O fim é sempre a felicidade, esse estado de paz e de alegria, esse estado de satisfação pessoal que advém de atendermos às nossas expectativas. Há muitos caminhos diferentes para essa felicidade. Nem todos esses caminhos, no entanto, passam diretamente pela riqueza material, por exemplo. Segundo Sigmund Freud, "A felicidade é a realização de um desejo pré-histórico da infância. É por isso que a riqueza contribui em tão pequena medida para ela. O dinheiro não é objeto de um desejo infantil." É verdade que é mais difícil sermos felizes quando passamos por privações, mas ainda assim, é possível. É verdade que os bens materiais nos proporcionam uma satisfação que pode nos levar à felicidade. Mas temos que ter sempre em mente que o dinheiro e os bens são um meio e não um fim. E que com ou sem bens materiais nós podemos ser felizes.

  • 10. Escolha ser feliz

  • Um grande erro é achar que a felicidade significa ausência de problemas, dificuldades e sofrimentos. Não precisamos nos livrar de todos os problemas para sermos felizes. A verdadeira felicidade é aquela desfrutada mesmo em meio às adversidades. Podemos ser felizes se enfrentamos um problema de saúde? Sim! Podemos ser felizes se estamos em situação de pobreza? Sim! É preciso apenas que tomemos a decisão de sermos felizes, que aprendamos a olhar o lado bom de tudo. Quanto menos dermos ênfase aos nossos problemas e mais ao que há de bom na vida. A felicidade é uma escolha. Quanto mais nós temos uma atitude positiva, mais a nossa capacidade de realização aumenta.

  • Advertisement
  • Resumindo, temos verdadeira felicidade quando fazemos o bem, quando fazemos o que é certo, quando procuramos ter paz em nossa mente e em nosso coração.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Bruno F. de Lima é bacharel pela Universidade Federal de Pernambuco, professor de Inglês e Português, poeta e escritor.

10 dicas para ter uma vida mais feliz

A felicidade é o verdadeiro objetivo de vida de todo ser humano. Este artigo traz algumas ideias simples, porém significativas, para se alcançar felicidade na vida.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr