5 dicas para um estudo mais eficaz

Você pode conseguir melhores resultados em seus estudos se seguir estas 5 dicas simples.

Bruno Fernandes de Lima

Para muitas pessoas, estudar individualmente é um verdadeiro desafio. Muitas pessoas também se queixam de que não obtêm resultados significativos em seus estudos pessoais. Sabemos da importância de se adquirir instrução e conhecimento hoje em dia (leiam meu artigo Educação: 8 chaves para o sucesso). Como estudar de forma mais eficaz? As dicas a seguir podem ajudar você a aproveitar melhor o seu tempo de estudo.

1. Planeje seu estudo

Estabeleça metas de estudo. Determine onde quer chegar, o que quer aprender. Planeje seu tempo de estudo. Faça um cronograma de estudos. Determine que assuntos vai estudar cada dia da semana e em qual horário. Quando planejamos o estudo, obtemos melhores resultados. Defina as disciplinas e os tópicos que vai estudar.

2. Organize seu material e prepare-se para o estudo

Preparação e organização são também muito importantes. Estude sempre em uma mesa ou escrivaninha, nunca deitado ou sentado em uma cama. Tenha um espaço organizado para estudar. Em sua mesa, organize os livros, cadernos de anotações, lápis, canetas, canetas coloridas, borracha, apontador, computador, dicionário etc. Cada coisa deve ter seu lugar. A organização facilita o estudo. Tome um banho, alimente-se, esteja atento e bem acordado. Elimine todas as possíveis distrações.

3. Faça anotações

É muito importante ter sempre um caderno de anotações à mão. Faça anotações sobre o que está aprendendo. Organize as informações de um modo que você possa compreender melhor. Faça gráficos, organogramas, rabiscos. Para muitos, imagens facilitam a memorização e a aprendizagem. Se preferir, pode usar uma lousa pequena para ilustrar o que está estudando e fazer anotações.

4. Use os recursos de forma eficaz

Se você estiver usando um livro que possa ser consumido, é interessante sublinhar ou grifar trechos importantes, fazer anotações nas margens das páginas, circular ou sublinhar palavras ou expressões. Use etiquetas adesivas, canetas de cores diferentes, etc.

Advertisement

Usar um dicionário pode ser muito útil. Pode ser um dicionário impresso ou um dicionário on-line. É importante escolher um bom dicionário, que seja completo e confiável.

Um computador, desktop ou notebook, também é útil. No entanto, é preciso usá-lo de forma sábia. É interessante ter acesso à internet durante o estudo para tirar dúvidas e pesquisar conteúdos, mas é preciso ter disciplina. Você não deve acessar suas redes sociais ou sua conta de e-mail durante o estudo. Você pode assistir a vídeos, ver mapas e imagens. Pode ler artigos ou mesmo alguns livros que estejam disponíveis na web. Livros que não tenham direitos autorais podem ser encontrados na internet. Também pode ser interessante participar de fóruns na internet, onde possa fazer perguntas e tirar dúvidas com outros estudantes.

5. Compartilhe o que aprendeu

Explicar a alguém o que você aprendeu em seu estudo pode ajudar a refletir sobre o conteúdo e a memorizá-lo. Ensine o que aprendeu para alguém ou escreva um resumo do conteúdo e publique-o em suas redes sociais ou em um fórum on-line.

Seguindo estes passos simples, seu estudo será muito mais eficaz e proveitoso. Você será capaz de aprender muito mais em menos tempo. No entanto, o mais importante é a autodisciplina e a dedicação. Procure manter-se concentrado no estudo. O estudo sempre exigirá esforço e seriedade, mas sempre valerá a pena.

Toma un momento para compartir ...

Bruno Fernandes de Lima

Bruno F. de Lima é bacharel pela Universidade Federal de Pernambuco, professor de Inglês e Português, poeta e escritor.