4 infecções perigosas que você pode adquirir ao roer a unha ou tirar a cutícula

Onicofagia é o nome dado ao hábito de roer unhas. Este hábito ruim pode prejudicar a saúde de todo seu organismo.

Renata Finholdt

Se você não rói unhas conhece alguém que o faça. Infelizmente, se tornou um hábito muito comum, principalmente entre as pessoas que sofrem com ansiedade. Este mau hábito é conhecido por onicofagia.

As unhas não estão ali na ponta dos dedos para simplesmente enfeitar as mãos com belas cores de esmaltes, elas servem de proteção para a ponta dos dedos e ajudam em muitas de nossas tarefas diárias. Roer unhas, ou até mesmo a cutícula a sua volta, prejudica não só a saúde dos dedos, mas também o organismo devido ao risco por contaminação de bactérias.

E são várias as infecções que as pessoas que roem unhas estão sujeitas:

1. Infecção ao redor das unhas

Conhecida como paroníquia, a infecção ao redor das unhas causa inchaço e vermelhidão, além de uma dor latejante no local. Pode ser causada pela entrada de bactérias por quem tem o hábito de roer unhas e cutículas. O agravante desta infecção são as pessoas com diabetes que podem ter outros sintomas e devem buscar ajuda médica.

2. Infecção de garganta

As bactérias entram facilmente através da boca por quem tem o hábito ruim de roer unhas. Ali instaladas, podem se alojar na garganta e causar infecções que precisarão da ajuda de medicamentos antibióticos para serem curados.

Advertisement

3. Infecções intestinais

Uma vez que as bactérias têm entrada facilitada através da boca por quem rói unhas, elas podem percorrer o caminho do aparelho digestivo e se instalarem no intestino, causando infecções por lá. As infecções intestinais são bastante desconfortáveis e necessitam de amparo médico a fim de não progredirem e trazerem sérias complicações.

4. Infecções e inflamações diversas

As bactérias ou germes, uma vez dentro do corpo humano, podem causar infecções em diversos órgãos e complicar seu funcionamento. Apendicite, gastrite, enterocolite, esofagite são alguns dos problemas que uma pessoa que rói unhas pode ser acometida.

Pode ser difícil para um adulto que tem este hábito deixá-lo de lado, mas não é impossível. Buscar ajuda de um profissional, psicólogo ou psiquiatra, poderá auxiliar na resolução do problema que, na maioria dos casos, está ligado com quadros de ansiedade ou estresse.

A conscientização do problema e o autocontrole também podem deixar este hábito no passado. Da próxima vez que perceber que está levando as mãos à boca busque soluções alternativas. Manter a boca ocupada com balas, deixar as unhas sempre bem-feitas e bonitas, ou usar esmaltes inibidores pode lhe ajudar a solucionar este problema.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.