Gravidez pode alterar o tamanho do seu pé para sempre

Cientistas confirmaram o que antes parecia ser apenas uma impressão das mulheres.

10,200 views   |   33 shares
  • Pesquisadores da Universidade do Iowa, nos Estados Unidos, realizaram um estudo com 49 gestantes e descobriram que aquela velha queixa de que o pé fica maior não apenas durante, mas após a gravidez, tem realmente fundamento. A pesquisa foi publicada na revista científica American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation.

  • Como foi conduzido o estudo

  • Foram tiradas medidas dos arcos (dinâmicos e estáticos) dos pés das grávidas no primeiro trimestre de gestação e cinco meses após o parto. Para 60 ou 70 por cento delas os pés ficaram mais largos e compridos. Em média, a altura e a rigidez do arco diminuíram significativamente, o que levou o pé a alongar entre 2 e 10 mm. Mas não foi detectada qualquer alteração significativa na distribuição da pressão dos pés.

  • O professor de ortopedia que conduziu a pesquisa, Neil Segal, disse em um comunicado à imprensa: "Já tinha ouvido mulheres relatando mudanças no tamanho do sapato por causa da gravidez, mas não havia nenhuma referência a isso em livros ou publicações científicas. Para estudar isso mais cientificamente, medimos os pés das mulheres. Descobrimos que a gravidez leva, de fato, a mudanças permanentes no pé".

  • Isso significa que mais da metade das mulheres acabarão calçando um número a mais após a gestação.

  • Mas será que a cada filho que nasce o pé pode aumentar um número?

  • Não. O estudo sugeriu que a maioria das alterações ocorre apenas na primeira gravidez.

  • Como essa mudança no pé pode afetar o corpo da mulher

  • O pesquisador observou que muitas mulheres, principalmente as que tiveram filhos, acabam apresentando distúrbios musculoesqueléticos com o tempo, e conclui: "É possível que essas mudanças que ocorrem no pé durante a gravidez possam ajudar a explicar por que, comparando com os homens, as mulheres estão em maior risco de dor ou artrite nos pés, joelhos, quadris e coluna".

  • Segal pretende conduzir estudos de acompanhamento para avaliar se essas mudanças que ocorrem nos pés levam a outros problemas de saúde mais tarde, como a artrite. Ele também está conduzindo estudos sobre como manter a saúde musculoesquelética da mulher protegida durante a gravidez.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.

Website: http://erikastrassburger.blogspot.com.br/

Gravidez pode alterar o tamanho do seu pé para sempre

Cientistas confirmaram o que antes parecia ser apenas uma impressão das mulheres.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr