7 indícios de que você ficará careca e como evitar que isso aconteça

Ambos, homem e mulher podem ficar carecas, no entanto, existem mais homens que mulheres carecas devido aos hormônios femininos.

2,703 views   |   9 shares
  • A testosterona, principal hormônio masculino, pode ser a causa da calvície que assusta muitos homens. Um dos seus subprodutos a di-hidrotestosterona (DHT), fabricada pelo organismo (tanto feminino quanto masculino) é o grande vilão da perda progressiva de cabelos.

  • Ambos, homem e mulher, produzem a DHT, e o motivo de existir mais homens que mulheres carecas é devido aos hormônios femininos - estrógeno e progesterona que protegem os folículos da ação do DHT.

  • Esse problema é chamado de Alopecia androgênica e ocorre devido a uma enzima chamada 5 alfa redutase presente na próstata, testículos, glândulas suprarrenais e folículos capilares, que transforma a testosterona em DHT, este ataca os folículos capilares atrofiando-os e o cabelo perde força e cai. O número estimado de incidência deste problema em algum momento da vida, é de 70% para os homens e 40% para as mulheres. No Brasil, os números apontam para 42 milhões de homens, em sua maioria os que já passaram dos 50 anos de idade. Ter careca na família já torna qualquer homem sujeito a ter o problema, então conheça quais são os indícios de que você ficará careca e como evitar.

  • 1. Você tem parentes carecas

  • A causa é principalmente a genética, já que esta é responsável por 80% dos casos de calvície. Se seu pai, avô, tios, primos, irmãos mais velhos apresentam calvície, é quase certo que todos os homens da família terão em algum momento. Embora o gene possa ser transmitido também pela mãe.

  • 2. Queda de cabelo na adolescência

  • Se a perda de cabelos já se inicia por volta dos 17 anos, tendo-se parentes carecas, pode ter certeza que aos 23 o rapaz já terá uma bela careca bem parecida com a do pai.

  • 3. Perda de cabelos em qualquer idade

  • Se não tem uma causa secundária, como uso de medicamentos e o indivíduo começa a perceber que perde cabelos acima do normal (é normal perder até 100 fios por dia) ao pentear, na roupa e no banho, fique atento. Se ser careca é comum na família, com um espelho e uma foto mais antiga, comece periodicamente a verificar a parte frontal do couro cabeludo. Penteie os cabelos para trás e verifique se as entradas aumentaram comparando com fotos antigas.

  • 4. Uso de anabolizantes

  • O que também causa excesso de DHT é o uso de esteroides por aqueles que desejam ganhar massa muscular. Se você consome esteroides anabólicos começará a perder cabelo e a perda aumenta com o tempo de uso, podendo chegar a ser de 100%.

  • Advertisement
  • 5. Aumento da próstata

  • A perda de cabelos tem sido associada ao aumento da próstata, uma glândula que secreta o líquido seminal e é enrolada em torno da uretra. Os problemas de próstata afetam 40% dos homens acima dos 50 anos e que pode levar a sintomas como dificuldade para iniciar ou parar de urinar.

  • 6. Entradas em "M"

  • A seguir começam a surgir as famosas "entradas", quando a parte frontal do couro cabeludo parece retroceder em forma de um "M". Isso acontece porque os fios das têmporas e do topo da cabeça são mais sensíveis à ação do DHT.

  • 7. Coroa de padre

  • O mesmo processo de raleamento pode acontecer na parte superior da cabeça - a chamada "coroa". Pode acontecer de a calvície começar por ali ou surgir ao mesmo tempo na fronte e no topo. Para observar, segure um espelho sobre a cabeça e observe o que ele reflete em um espelho maior. Um afinamento capilar ou afundamento na "coroa" é sinal de que está se perdendo cabelos na região.

  • Como evitar? Aqui estão 6 atitudes que ajudam:

    1. Se o indivíduo tem casos na família, o melhor caminho é buscar a ajuda de um dermatologista para um correto diagnóstico e tratamento preventivo - com medicamentos, o que se tem mostrado relativamente eficaz é a finasterida - medicamento para reduzir o tamanho da próstata, que se mostrou também eficaz nos casos de calvície hereditária, é indicada exclusivamente para os homens.

    2. Uma boa alimentação é fundamental para nutrir os cabelos e deixá-los saudáveis. Deficiências vitamínicas predispõem à perda de cabelo.

    3. Evitar ou livrar-se do estresse, pois o hormônio cortisol que o estresse faz com que o organismo libere influencia na queda dos cabelos.

    4. Fazer exercícios regulares - exercícios inibem a produção de cortisol e melhora a circulação sanguínea, deixando os fios mais bem nutridos e irrigados.

    5. Higiene - couro cabeludo limpo ajuda a evitar a queda dos cabelos. Use shampoo neutro e lave dia sim dia não.

  • Evite o cigarro, o álcool e anabolizantes. O álcool prejudica a absorção e distribuição de nutrientes aos cabelos. O cigarro, pelo mesmo motivo, já que é prejudicial às veias, principalmente os capilares, o que impede a chegada dos nutrientes até a raiz dos cabelos.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

7 indícios de que você ficará careca e como evitar que isso aconteça

Ambos, homem e mulher podem ficar carecas, no entanto, existem mais homens que mulheres carecas devido aos hormônios femininos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr