Diga-me como comes e eu te direi quem és

Você faz do momento de suas refeições uma parte importante de seu dia ou apenas algo necessário? Está na hora de pensar no assunto.

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  • Cada vez mais temos menos tempo para nos alimentarmos de maneira adequada. Lanches, fast-foods, rápidas garfadas fazem parte de nosso cotidiano constantemente. Mas será que isso influencia nossa saúde, nosso bem-estar e sobretudo nosso peso?

  • Um estudo feito por uma universidade do Reino Unido mostrou que o tempo que levamos à mesa mastigando os alimentos contribui muito para fazer com que nosso corpo se proteja de doenças e ainda por cima emagreça.

  • Os estudos também mostraram que quando nos alimentamos nosso cérebro demora em média cerca de vinte minutos para identificar que estamos comendo e por este motivo uma refeição nunca deve demorar menos do que este período de tempo.

  • Sem contar ainda que, se comemos muito rápido (antes dos vinte minutos) não dá tempo do cérebro receber a informação e corremos o risco de exagerar na porção, o que além de engordar aumenta o risco de doenças como a diabetes.

  • O ideal então é tomar algumas medidas preventivas em sua próxima refeição:

    • Sentar para comer. É fundamental dedicar tempo para se alimentar. Nada de comer de pé e de qualquer jeito. Sente-se à mesa, coma devagar e saboreie cada alimento.

    • Arrume a mesa. Se sua mesa estiver devidamente arrumada você com certeza terá mais vontade de passar mais tempo por lá, isso ajudará na meta de se alimentar pelo menos em vinte minutos.

    • Saladas primeiro. As fibras ajudarão o processo de digestão, então encha seu prato de saladas e só depois vá para o prato principal.

    • Pessoas à mesa. Se você precisa passar pelo menos vinte minutos se alimentando, na quantidade adequada, o ideal é mastigar bem cada alimento e ter um espaço entre as garfadas. Com pessoas agradáveis à mesa esse objetivo se torna mais fácil de ser alcançado.

    • Talheres. Usar talheres menores ajuda a aumentar o tempo que você leva para se alimentar. Outra dica importante é depois de cada garfada descansar os talheres sobre os pratos, isso ajudará muito com sua meta de vinte minutos.

    • Planejamento. Quando planejar seu dia nunca deixe de incluir o tempo de suas refeições, elas não são tarefas pouco importantes, pelo contrário, são uma das mais importantes do seu dia. Sem se alimentar adequadamente você não tem saúde garantida para continuar trabalhando.

  • O momento da refeição deve servir como um momento de prazer para você, não permita que nada interfira. Televisão, celular, reuniões podem esperar um pouco enquanto você se permite este desfrute.

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Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

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