5 sinais de que você deve PARAR de tomar a pílula anticoncepcional

Talvez a pílula não seja o método ideal para você!

Rachel D.C.

A pílula anticoncepcional tem muitos benefícios como diminuir a acne, regular o ciclo menstrual, diminuir os sintomas da TPM, entre outros. Mas a pílula não é ideal para todas as mulheres. Por isso, se você tiver experienciando algum destes sinais abaixo, pode ser que a pílula não seja ideal para você.

1. Você esquece de tomar a pílula com frequência

Pílulas anticoncepcionais são medicamentos orais que previnem a gravidez. Elas são eficazes se tomadas corretamente, então se você esquece de tomar frequentemente, esse método anticoncepcional pode não ser bom para você.

Se você esqueceu de tomar a pílula por um dia, tome logo que você lembrar. O site Webmd esclarece que a mulher pode tomar 2 pílulas em um só dia. Se você esqueceu de tomar as pílulas por 2 dias, tome 2 no dia que você lembrou e 2 no dia seguinte.

Esquecer de tomar a pílula aumentam as chances de liberação do óvulo, por isso se você esqueceu de tomar a pílula, você deve usar outra forma de anticoncepcional até terminar a cartela de 28 dias.

Se você esqueceu de tomar a pílula por mais de 2 dias, os seus níveis hormonais serão interrompidos, o que diminui muito a eficácia da pílula. Então fale com seu médico.

Advertisement

2. Seu humor muda drasticamente o tempo todo

Segundo a Cosmopolitan, se você está sentindo que seu humor está nos extremos: Você se sente muito feliz, muito triste, muita irritada do nada, isso pode ser por causa da pílula.

Coisas externas podem mudar o humor de uma mulher, mas níveis de estrógeno e progesterona também influenciam o humor. Por isso o tipo de pílula deve ser escolhido com cuidado por um profissional da saúde.

3. Apareceram muitas espinhas

Se você começou a tomar as pílulas e percebeu que começou a aparecer várias espinhas e sua pele ficou mais dolorida, pode ser que a pílula tenha causado isso.

Ao invés de desistir totalmente de tomar a pílula, você pode pedir para o seu médico lhe receitar outros tipos de pílulas. As pílulas normalmente têm o efeito oposto na pele, elas melhoram a condição da pele.

4. Você sente muita dor de cabeça

Dores de cabeça aparecem durante o ciclo menstrual e varia para cada mulher. Mas fique atenta se você está tendo sensibilidade à luz, distúrbios visuais e a sensação de que sua cabeça vai explodir, é possível que a pílula esteja causando isso.

Advertisement

Dores de cabeça fortes por causa da pílula também podem indicar que você tem um risco maior de sofrer trombose, segundo a Cosmopolitan. Procure seu médico se você estiver sentindo dores de cabeça fortes.

5. Você quer ter um bebê

Muitas mulheres querem engravidar, mas têm medo das mudanças que parar de tomar a pílula podem causar no corpo. Quando você para de tomar a pílula, os hormônios extras deixam o seu corpo, e você pode voltar a ovular normalmente, o que significa que você pode engravidar logo que parar.

Assim que você parar de tomar a pílula, você pode experienciar algumas mudanças no seu corpo como ciclos irregulares, perda de peso, aumento de acne e pelos.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.