Esta é a maneira pela qual você pode se aproximar de Deus (muitas pessoas não fazem isso)

Experimente esta forma poderosa de você se aproximar de Deus, é um sentimento incomparável.

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Um lanche reforçado pela manhã, um almoço saudável ao meio-dia, outro lanche pela tarde e um singelo jantar ao anoitecer. Sem falar dos biscoitinhos que “beliscamos” durante o dia. Comer é algo que todos nós fazemos. Alguns mais, outros menos. Alguns com restrições alimentares, outros não. Alguns têm alimento em abundância, outros, infelizmente, têm necessidade dele. O fato é que desde o útero de nossa mãe, o nosso corpo precisa de alimento, e ele está programado para que este evento aconteça.

Mas, o que isso tem a ver com o título deste artigo: “esta é a maneira pela qual você pode se aproximar de Deus”? Pois então, o alimento tem tudo a ver com o assunto, aliás, o fato de abster-se dele por alguns momentos.

Muitas religiões hoje praticam a lei do jejum, que nada mais é do que ficar sem comer nem beber voluntariamente por certo período de tempo. Mas para que essa prática seja realmente um jejum, ela deve ser acompanhada de oração ao iniciar e ao terminar, e, claro, se preferir, orações durante este período.

A prática

Em um artigo, a CNN nos conta que não se sabe exatamente quando e onde se originou esta prática religiosa, mas há evidências desta prática na Grécia antiga, no Peru pré-colombiano e em tribos nativas americanas. Drew Kann até brinca indagando: “Então o caminho mais rápido para a espiritualidade é… através do estômago?”

De acordo com Richard Valantasis – um professor aposentado de teologia ascética – mesmo os monges egípcios primitivos que enfrentavam condições ásperas do deserto falavam sobre “secar o corpo” como forma de torná-los mais sensíveis a Deus.

Advertisement

Referências bíblicas

Nas santas escrituras, em Mateus no capítulo 17, conta-se a história de quando os discípulos de Cristo o questionaram sobre o fato de não terem conseguido expulsar o demônio que havia possuído um menino, e Cristo os respondeu: “Por causa da vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a este monte: Passa daqui para acolá e haveria de passar; e nada vos seria impossível. Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e por jejum.”

Além desta linda lição, em Lucas, no capítulo 2, uma viúva fazia jejuns e orações como uma forma de servir e adorar a Deus. E no capitulo 58 de Isaías, o jejum é citado como uma forma de se tornar forte para resistir tentações.

O poder do jejum

O jejum nos aproxima de Deus de uma forma poderosa e diferente, e nos dá força espiritual para enfrentar adversidades e resistir tentações de fazer coisas erradas. O jejum também pode ser feito com o propósito de buscar respostas, revelação pessoal, cura ou até bênçãos para outras pessoas.

Assim como a história de Cristo e os discípulos, há algumas dificuldades que certamente só podem ser vencidas através desta combinação poderosa: jejum e oração.

Aproximando-se de Deus

O jejum nos aproxima de Deus porque nos lembra que somos filhos Dele, e é Ele quem nos dá força para ficar sem comer por uma causa tão especial. Quando nosso corpo está sentindo falta de comida, percebemos o valor de ter alimento em nosso lar. O jejum nos ajuda a desenvolver gratidão. Aliás, o jejum é uma ótima forma de ajudar pessoas necessitadas, podemos dar a elas o alimento que teríamos comido caso não tivéssemos jejuado. Certamente este gesto nos fortalece espiritualmente, e é agradável aos olhos do Senhor.

Advertisement

Dicas para fazer jejum

  • Inicie após o almoço ou jantar;

  • Em sua última refeição antes de iniciar o jejum, coma alimentos saudáveis, evite frituras, lanches do tipo fast-food, isso não trará sustento para o seu corpo;

  • Beba muita água antes de iniciar;

  • Inicie com uma oração, e tenha um propósito para jejuar, este propósito lhe dará forças para ir até o final;

    Advertisement
  • Você pode escolher quantas refeições irá abster-se, mas não ultrapasse o espaço de 24 horas;

  • Durante o jejum, você pode orar, ler as sagradas escrituras, estar com quem você ama, e visitar uma pessoa que precisa de conforto e consolo.

Esta é uma experiência espiritual grandiosa, que fortalece nossa fé e nosso amor ao Pai Celestial e nos aproxima Dele. Muitas vezes esquecemos o poder que esta prática tem, e de como ela pode nos tornar melhores. Experimente fazê-la, você terá sentimentos incomparáveis.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Fernanda de Borba é estudante de Administração de Empresas, recém-casada, apaixonada por observar, calcular e escrever.