8 sinais de que seu parceiro é narcisista

Conviver com um narcisista pode comprometer sua sanidade mental.

3,160 views   |   17 shares
  • Diz o mito grego que Narciso era uma criança tão linda, que sua mãe, preocupada o levou a um sábio para saber sua sorte. Ele lhe disse que o menino teria uma vida longa e feliz desde que jamais visse o próprio reflexo. Narciso tornou-se um lindo e arrogante jovem que desprezava a todos. Um dia, abaixou-se para tomar água à beira do rio Ecos e, ao ver o próprio reflexo nas águas, Narciso se apaixonou por sua própria imagem e permaneceu à beira do lago adorando a si mesmo até que mergulhou nas águas de onde nunca mais retornou.

  • Devido ao mito, Freud criou o conceito psicanalítico do Narcisismo - um transtorno da personalidade em que algumas pessoas se fixam em uma fase infantil onde o bebê acredita ser o centro de tudo. O resultado é um adulto que além de adorar a si mesmo, é egoísta e não suporta ser contrariado ou perder. Os resultados de tal personalidade aparecem em seus relacionamentos, como é de se esperar. Conviver com um narcisista não é fácil e o pior é que ele faz parecer que você tem um problema e não ele.

  • Segundo o Huffington Post, estes são alguns sinais de que você está em um relacionamento com um narcisista:

    1. Reclama e cria um caso quando não se sente "tratado à altura" do que merece, seja no restaurante, no cinema ou qualquer outro lugar.

    2. Tem dificuldade ou mesmo incapacidade de se colocar no lugar do outro, ou de perceber os sentimentos ou dificuldades das outras pessoas.

    3. É invejoso e ressente-se com o sucesso alheio, e da mesma forma, acha que os outros têm inveja de si.

    4. É extremamente preocupado consigo mesmo e costuma ser o centro das conversas, gosta de falar sobre seu sucesso, suas conquistas e preocupa-se com as aparências e em como é visto pelos outros.

    5. Se acha especial, bonito, único e que deve somente associar-se a pessoas de "alto nível" como ele mesmo.

    6. Costuma aproveitar-se de outros para atingir os próprios objetivos, sem importar-se em explorar a boa vontade alheia ou exigir sacrifícios e obediência automática de empregados ou mesmo parceiros.

    7. Exige admiração excessiva e a busca a qualquer custo, seja através de cirurgias plásticas, horas de academia esculpindo o próprio corpo ou sendo extremamente competitivo. Não é uma autoestima saudável, é o desejo de ser adorado.

    8. Sente-se acima de outros e até mesmo das regras de convivência. Para o narcisista é fácil burlar regras sociais, furar fila, levar material do escritório para casa, não devolver troco errado, não cumprir promessas ou compromissos, etc.

  • Advertisement
  • Como lidar com um parceiro narcisista

  • É fácil se apaixonar por um narcisista, eles costumam ser encantadores, cheios de autoconfiança e sabem como elogiar alguém e dar atenção, no entanto, é extremamente difícil conviver com um deles. São autocentrados, egoístas e tão logo conseguem o que desejam, seja admiração, vantagens, sexo, ou outra coisa, tendem a mudar ou simplesmente descartar o parceiro.

  • Outro traço de narcisismo que torna um relacionamento praticamente impossível é a incapacidade que o narcisista tem de admitir que errou, enquanto culpa o parceiro por tudo de errado. São manipuladores e controladores. Por isso, se possível nem inicie um relacionamento com um deles. Mas, caso já esteja em um, tente o seguinte:

    1. Diga não sempre que possível - inclusive para iniciar um relacionamento.

    2. Nem pense que pode mudar um narcisista, se pensar isso, você está sendo narcisista.

    3. Preserve sua autoestima e cuide de si mesmo. O narcisista o respeitará por isso.

    4. Mostre aos narcisistas que eles podem conseguir admiração agindo como pessoas boas e carinhosas e estimule-os a servir a outros.

    5. Seja você mesmo o contrário do narcisista, seja empático, benevolente. A tendência é que ao nos associarmos com outros nos tornemos mais parecidos com eles e eles conosco. É muito possível que através de suas boas atitudes consiga influenciar um narcisista a ser melhor.

    6. Se todos os seus esforços forem em vão, saia da relação antes que a sua sanidade esteja em risco.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

8 sinais de que seu parceiro é narcisista

Conviver com um narcisista pode comprometer sua sanidade mental.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr