Este exercício físico promete aumentar a longevidade

Um exercício em alta nas academias tem proporcionado a perda de peso de forma mais rápida e ainda promete maior longevidade.

Renata Finholdt

Segundo uma pesquisa recente a falta de tempo é um dos principais motivos pelo qual as pessoas são sedentárias, ou seja, não fazem qualquer tipo de exercício físico.

A consequência disso? Sobrepeso, doenças cardiovasculares, baixa resistência física, menor longevidade, entre outras.

Um outro estudo também revelou que exercícios físicos funcionam em nosso organismo tal como um remédio, um medicamento, nos proporcionando anos a mais de vida. Para sair do sedentarismo e começar a enxergar os benefícios do exercício, especialistas dizem que, bastam apenas nove minutos durante três vezes por semana, algo que até os mais ocupados conseguem encaixar em seu dia a dia.

Uma nova modalidade de exercício físico conhecida como HIIT (treino com intervalo de alta intensidade), treino da moda nas academias das cidades, foi também motivo de estudos e determinado como o exercício da longevidade.

Conhecendo o treino

Exercícios de alta intensidade com alta dificuldade tais como corrida, salto, corda e bicicleta ergométrica, entre outros, combinado com um período de descanso de até cinco minutos prometem, além de eliminar gordura de forma mais rápida, aumentar a longevidade.

Advertisement

Por ser um treino com alto impacto (nada fácil) ele continua, de uma forma mais acelerada, queimando calorias depois ainda de vinte e quatro horas de sua prática.

Uma ressalva importante: não é recomendado a prática do treino por conta própria, um bom profissional de educação física é a pessoa indicada para avaliar suas condições físicas e indicar um treino HIIT.

O estudo

Dois grupos de pessoas foram estudadas, sendo um grupo mais jovem e outro com mais idade. Em ambos os grupos, após a prática de exercícios no método HIIT por tempo determinado, a produção de proteínas nas células aumentou, fator que contribui para aumentar a longevidade.

Para começar

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física é importante conhecer como anda a sua saúde. Neste caso, o auxílio de um médico que deve lhe solicitar exames específicos a fim de verificar se você está apto à prática de exercícios físicos. Depois disso, é fundamental buscar um profissional de educação física que, de acordo com suas próprias metas e biotipo, irá lhe auxiliar em treinos que lhe ajudarão a alcançar seus objetivos de forma segura e saudável evitando lesões.

Não se esqueça de que treinos de alta intensidade sem o auxílio profissional poderão lhe causar mais danos do que benefícios, então não se arrisque, consulte um bom profissional de educação física e treine seguro.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.