13 dicas preciosas que garantem um casamento duradouro e feliz
Não existe manual para a felicidade na vida a dois, mas algumas ações básicas facilitam essa conquista.
Suely Buriasco
Casamento feliz não se edifica ao acaso. Ouço muito falar na sorte em relação às uniões que “deram certo”. O fato é que não existe harmonia onde não haja esforço contínuo acrescido de muito amor, renúncia e compreensão.
Não existe uma fórmula mágica para a edificação de um casamento feliz, muito menos uma receita para salvar um casamento, mas algumas dicas podem ajudar:
1. Mude comportamentos destrutivos
É altamente recomendável repensar comportamentos e mudar maneiras de agir objetivando a melhora na relação amorosa. Pense: se os resultados não são satisfatórios é preciso mudar as ações.
2. Respeite e considere o outro
É preciso encarar a realidade de que duas individualidades têm maneiras distintas e nem por isso são certas ou erradas, são apenas diferentes. Respeitar as diferenças de agir e manifestar sentimentos é fundamental para uma relação harmoniosa.
3. Melhore a comunicação
Ouça com atenção e fale com clareza. Aprenda a expressar sentimentos em palavras e ações. Mesmo quando você considerar que falou com clareza, procure saber do parceiro se o entendimento dele foi exatamente aquele que você quis transmitir.
4. Não espere a felicidade numa bandeja
Jamais espere que seu cônjuge o faça feliz, isso é responsabilidade sua. Claro que você pode estar construindo a felicidade com ele através do amor e da amizade, mas nunca torne isso dever dele.
5. Tenha atenção com a família dele
Crie laços de respeito com a família de origem de seu cônjuge. Mesmo sem concordar é importante que você entenda a relação do seu cônjuge com os familiares dele, bem como a maneira como se manifestam e desenvolvem seus relacionamentos.
6. Reconheça seus erros
Conflitos entre o casal são sempre construídos a dois; não procure se justificar apontando os erros do cônjuge. As responsabilidades no relacionamento amoroso são dos dois. Se você errou, reconheça.
7. Crie elos de confiança
É importante construir uma relação de confiança mútua, isso fortalece a harmonia do casal e o prepara para o enfrentamento dos obstáculos naturais na vida a dois. Compartilhar metas, sonhos, pensamentos é uma forma de união.
8. Expresse afeição
Não tenha medo de demonstrar seus melhores sentimentos pela pessoa amada. Manifestar carinho em palavras e ações torna a relação mais saudável e gostosa.
9. Permita-se viver uma vida sexual saudável
Sexo é prazer a ser compartilhado; é uma troca de energia que revigora e estimula a relação a dois. Interesse-se pelo que seu cônjuge gosta e permita que ele encontre os caminhos do seu prazer.
10. Afaste o ciúme
Ciúme é sempre sinal de insegurança; quanto menos você se envolver com ele, melhor para a sua relação. Desenvolvendo a autoconfiança e o respeito a si mesmo é possível afastar esse sentimento destruidor.
11. Jamais tire a autoridade do seu cônjuge
A educação dos filhos é de responsabilidade de ambos, assim precisa ser discutida e acordada pelo casal. É importante para a relação e mais ainda para o desenvolvimento salutar dos filhos que o casal esteja unido nos mesmos propósitos.
12. Faça planejamento em conjunto
Planejar as finanças da família, bem como executar o que for planejado é dever do casal. Objetivos precisam ser traçados e desenvolvidos a dois no sentido de manter a economia da família equilibrada e evitar conflitos.
13. Perdoe
Compreender que ninguém é infalível é uma maneira prática de produzir o perdão. Perdoar não significa aceitar o erro alheio; perdoar é libertar-se da mágoa e dar uma nova chance a si mesmo e ao outro.
É preciso ter consciência da necessidade de abrir mão de algumas necessidades individuais a favor da boa convivência a dois. Renunciar em algumas situações é o melhor a fazer, mas isso não pode significar sacrifício, portanto, aprenda a negociar. Busque compreender as necessidades do seu cônjuge, tente ver as coisas do ponto de vista dele e o incentive a fazer o mesmo por você.