5 segredos reais da harmonia no relacionamento amoroso

Se você acredita que relacionamento amoroso é sempre muito complicado precisa saber destes segredos.
  • Claro que não existe uma fórmula feliz para todos os casamentos, cada casal é único e se constitui de duas individualidades específicas. Nada é obvio já que os sistemas mentais gravitam em órbitas totalmente análogas. O que parece dar certo para uns, correspondem a verdadeiro desastre para outros.

  • No livro Mediando Conflitos no relacionamento a dois conto uma história sobre a esposa que resolve "apimentar" a relação e acaba desiludida. Tudo porque achou que uma "receita" comum poderia funcionar para o seu casamento. Cuidado com o óbvio!

  • Embora não existam padrões homogêneos de comportamento que provoquem a harmonia no relacionamento amoroso, observemos alguns que, embora as peculiaridades, comumente se repetem:

  • 1. Eles prezam a intimidade

  • Não falam sobre particularidades de seu parceiro e do que acontece no relacionamento. Respeitam profundamente os segredos vulneráveis uns dos outros e os mantêm apenas entre eles. Honrar esses limites cria um elo de confiança que os mantêm felizes e unidos.

  • 2. Tratam-se com clareza

  • Uma vida harmoniosa exige muita sinceridade. É um grande aprendizado esquecer melindres e conversar claramente sobre as dificuldades de cada um. A verdade pode doer, mas questões não resolvidas, ressentimentos e tristezas retidas podem fazer um dano muito maior ao longo do tempo. "Empurrar a sujeira para baixo do tapete" nunca foi solução de limpeza. É preciso, efetivamente, conversar sobre tudo.

  • 3. Respeitam diferenças

  • Honrar o parceiro é compreendê-lo nas diferenças, não querer transformá-lo em seu próprio ideal. É um grande passo entender que o outro pensa e age diferente de si mesmo e isso não significa, de forma alguma, uma agressão. Casais que já entenderam essa dinâmica natural dos relacionamentos sabem negociar e encontrar uma maneira de conciliar os impasses em favor de ambos.

  • 4. São comprometidos com o relacionamento

  • Muito além do compromisso que firmaram e mantêm um com o outro, casais harmoniosos se comprometem com a relação. Eles não esperam dar certo, eles fazem acontecer. Sabendo que as pessoas mudam, eles também mantêm essas crenças atualizadas e não mudam seus comportamentos sem verificar primeiro o que o outro pensa disso. Eles realmente se importam com a vida em comum e não poupam esforço em mantê-la em harmonia.

  • Advertisement
  • Esta matéria de um site de psicologia afirma: "Conseguimos identificar que o relacionamento esfria quando o casal demonstra uma falta de vontade de realizar atividades que costumeiramente sempre faziam. A falta de diálogo, a falta de tolerância na aceitação do outro e pequenas brigas podem ser sinais que o casamento ou o namoro tenham caído na rotina".

  • 5. Compartilham sentimentos

  • A dor de um é a do outro, assim como o é a alegria. Não se trata de dependência emocional, mas de empatia. Quando sentimos o que o outro sente nos tornamos mais aptos a ajudá-lo. Essa cumplicidade é capaz de promover canais de sintonias tão perfeitos que os cônjuges passam a se entender até mesmo com uma simples troca de olhar.

  • Você pode estar pensando que os casais descritos acima não existem e talvez você tenha alguma razão nisso. No entanto, muitos são os cônjuges que buscam esse tipo de relacionamento e exercitam esses comportamentos. Eles nos lembram que a harmonia existe a partir da vontade de cada um.

  • Então, proponha-se a isso e vá à luta!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

5 segredos reais da harmonia no relacionamento amoroso

Se você acredita que relacionamento amoroso é sempre muito complicado precisa saber destes segredos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr