Ignore estes 5 conselhos comuns sobre casamento, de acordo com terapeutas

Preste muita atenção para não considerar verdadeiro o que se diz por aí sobre o casamento.

Suely Buriasco

Quando o assunto é relacionamento todo mundo acha que pode opinar. É incrível como algumas pessoas têm sempre a solução pronta para os problemas alheios. Aconselham com base na sua própria experiência ou no que já ouviram falar. Mas, o fato é que correm grave risco de passar informações enganosas que podem até piorar a situação. Por isso é importante ouvir especialistas na área, afinal eles se preparam continuamente para atuar em favor dos relacionamentos.

Apenas porque algumas teorias de relacionamento tornaram-se populares, não significa que vale a pena aplicar para o seu próprio casamento. Baseando-me nessa matéria enumerei alguns conselhos que, segundo especialistas, devem ser ignorados:

1. Nunca durmam brigados

É melhor ir para a cama brigados do que conversarem enquanto os nervos ainda estão “à flor da pele”. A ansiedade em resolver problemas leva muitos casais a discutirem noite à dentro, piorando ainda mais a situação. “Trazer um tema difícil antes de dormir geralmente não é produtivo e, muitas vezes, termina em decepção ou acirra o conflito”, disse Elizabeth Earnshaw, uma terapeuta da Filadélfia, Pensilvânia.

2. Diga tudo o que pensa

Claro que a honestidade e sinceridade são fundamentais em um casamento saudável, mas se você não cuidar a sua fala, isso pode ter efeito contrário. A máxima “pense em tudo o que diz, mas não fale tudo o que pensa” também é verdadeira no casamento. Se você sabe que um pensamento seu pode magoar seu cônjuge, melhor lidar com isso antes de expor a ele. Segundo afirma Bonnie Ray Kennan, psicoterapeuta em Torrance, Califórnia: “Revelar as emoções é uma ferramenta poderosa, mas os casais precisam aprender a fazê-lo de uma forma respeitosa.” É o caso, por exemplo, das questões relacionadas à família de seu cônjuge, você precisa ter muita habilidade para não permitir que seu casamento seja afetado pela forma como você fala deles.

3. O casamento é uma luta

Relacionamento a dois dá trabalho, afinal é preciso fazer muitas adaptações para que duas pessoas diferentes possam dividir a vida com tamanha intimidade, mas isso não pode significar sacrifício ou sofrimento. Segundo alerta a Dra Marie Land todo casamento passa por momentos difíceis, no entanto, isso não pode acontecer a maior parte do tempo. Ainda segundo a psicóloga, a base do relacionamento deve ser o fortalecimento de cada um.

Advertisement

4. Se traiu uma vez, vai trair sempre

Isso soa como uma pena de morte para os casamentos, mas na prática não é assim que funciona. Segundo afirma Elizabeth Earnshaw: “Eu tenho trabalhado com muitos casais que têm sido capazes de superar a infidelidade, emergindo com um casamento saudável, mais feliz e mais genuíno.”

5. Coloque seus filhos acima do casamento

Claro que os pais precisam atender as muitas necessidades de seus filhos, mas não podem perder a conexão de marido e mulher. Até porque é a união dos pais que trará segurança para os filhos e manterá a família saudável e feliz. Ainda segundo Earnshaw: “Quando os pais se tornam hiper-focados em seus filhos, eles perdem outros pontos de conexão”.

A expressão “cada caso é um caso” tem profunda significância quando tratamos de relacionamento a dois. Portanto, muito cuidado para não se envolver em conselhos generalizados. Diante de alguma questão que coloque você em dúvida, o melhor mesmo é procurar ajuda profissional.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.