13 passos para parar de beber refrigerante a fim de melhorar a saúde
Sim, o refrigerante é vilão na saúde, tirando a disposição física e expondo quem o ingere a uma série de doenças e incômodos. A boa notícia é que é possível eliminar esse hábito. Veja como.
Michele Coronetti
Que o refrigerante não faz bem à saúde todo mundo sabe. Suas calorias vêm do alto nível de açúcar. Seu uso prolongado é apontado como o vilão em cáries dentárias, diabetes e de prejudicar os ossos do organismo. Os dietéticos também estão na lista causando os mesmos problemas do tradicional, além de maior obesidade e outras doenças.
Estudos realizados na University of Texas Southwestern Medical Center mostram que refrigerantes carbonatados não têm nenhum valor nutricional e estão diretamente relacionados à diabete, osteoporose e problemas dentários.
Seguem 13 dicas que podem fazer você finalmente mudar de ideia e afastar este produto definitivamente do seu dia a dia:
1. O ideal é desistir da bebida gradualmente
Se o consumo é de várias vezes por dia, diminua para uma vez apenas. Depois, para três vezes por semana, tornando a desistência integral realmente possível.
2. Misturar o refrigerante com água
Ao colocar o refrigerante em metade do copo e completar com água, a redução do sabor doce é grande e logo seu paladar e organismo não necessitarão mais do refrigerante.
Alimento Diet, light e zero: Entenda a diferença
3. Conte as calorias
Observe, uma lata de refrigerante de 350 ml tem em média 140 calorias. Um copo de refrigerante de 240 ml tem 80. Você pode controlar o quanto ingere de calorias nas bebidas usando um aplicativo em seu celular. Escolhendo sempre o menor já será um auxílio para a desistência.
4. Exercite-se
Uma outra forma animadora é pensar em quanto exercício físico precisará ser feito para queimar aquelas calorias. Para uma garrafinha de 600 ml por exemplo, 50 minutos de exercícios ou caminhada de 8 km pode ser suficiente. Ainda bem que existem embalagens menores!
5. Tirar o açúcar das outras bebidas e sucos
É uma boa saída para desacostumar o organismo com tanta quantidade de açúcar. Beber chá gelado logo cedo, sem açúcar, também desperta. Se o gosto não agrada muito acrescente limão, hortelã ou algumas gotinhas de adoçante, apenas para a transição do sem açúcar.
6. Beba um copo de água antes do refrigerante
Muitas vezes o costume fala mais alto e tentamos matar a sede com refrigerante. Bebendo água primeiro, sua sede passará e provavelmente a vontade do refrigerante também. Carregue sempre uma garrafinha com água.
7. Prefira alternativas naturais
Depois que houver uma diminuição da quantidade de refrigerante ingerida, compre bebidas mais naturais. Elas são mais caras, porém a economia com a diminuição do refrigerante bancará este hábito.
6 receitas de sucos com legumes escondidos para crianças
8. Beba água com gás
O problema não é o doce, mas é o gás que te fascina? Beba água com gás. Acrescente também suco natural de frutas a um copo com água gaseificada. Assim você adquire o sabor da fruta com o borbulhar do refrigerante.
9. Encontre novas formas de beber água
Acrescente à água um pouco de suco de frutas apenas para alterar a falta de sabor que a água tem. Algumas ideias: um pouco de limão ou laranja espremidos, pepinos cortados em fatias acondicionados à jarra, folhas frescas de hortelã ou frutas silvestres congeladas ou não, como morango e amora.
10. Elimine a cafeína
Acelere o processo de desistência deixando primeiro de beber os refrigerantes que contém cafeína. Um estudo publicado em 2015 no British Journal of Nutrition mostrou que os que beberam qualquer tipo de refrigerante, consumiram 53% a mais que os que não consumiram refrigerantes com cafeína.
11. Mude seus hábitos
O costume e locais acabam induzindo ao consumo do refrigerante assim como a facilidade de encontrá-lo. Experimente levar sua bebida saudável em uma garrafinha própria da próxima vez que for comer fora ou fazer um lanche no trabalho ou escola. Seu esforço o induzirá a beber o mais saudável.
12. Estabeleça um plano de ação
Faça a desistência gradual por duas semanas. Muitos são tentados a cortar de vez o uso da bebida, porém o mais indicado é beber cada vez menos nesta fase de transição. Acabando este período o retorno ao consumo da bebida é desestimulado e você sabe que teve seu tempo de dizer adeus e aproveitar um pouco mais neste período.
13. Reserve somente para datas especiais
Agora, somente em ocasiões especiais. Você já sabe que a bebida é apenas (muito) açúcar e aromatizantes artificiais. Pode beber quando lhe é oferecido em situações incomuns. Você venceu.
Com o organismo livre deste hábito muitas coisas podem mudar na sua vida, na sua saúde, bem-estar e disposição. É realmente uma ótima opção.
3 receitas de sucos desintoxicantes para emagrecer