10 verdades que mulheres acima dos 50 anos querem dizer às mulheres jovens

Cada mulher é única e passa por experiências únicas, no entanto, algumas verdades se apresentam a todas durante a vida.

Stael Ferreira Pedrosa

Quando jovens, damos muita importância ao que as pessoas pensam, como nos veem e o que sentem por nós. Com o passar dos anos, nos libertamos da opinião alheia e isso é maravilhoso. A vida seria sempre maravilhosa se pudéssemos viver aos 20, 25, com a experiência dos 50 ou mais. Por isso aqui estão 10 verdades que você pode aproveitar muito para tornar sua vida mais feliz a partir de agora.

1. A vida é muito melhor do que parece

Isso mesmo, não importa o que você esteja passando nesse momento, ainda existe um mundo bonito ao seu redor, pessoas a quem você ama e a certeza que toda dor passa. Tenha esperança.

2. Você é muito mais bonita do que se vê

A mídia criou um tipo de mulher com corpo e medidas impossíveis para todas. Portanto, nem tente se parecer com as mulheres que aparecem na mídia. Como conselho geral, não acredite na mídia. Se a mídia diz que é bom, bonito ou que você deve ter, desconfie imediatamente. A mídia está a serviço de interesses econômicos nacionais e internacionais. As modelos de passarela também têm seus pequenos defeitos e as modelos fotográfico e as famosas têm muitos. Se as víssemos na rua sem maquiagem e com rabo de cavalo mal as reconheceríamos. Não acredita? Olhe isso.

3. Você pode (e deve) ser você mesma e isso é o que a faz especial

Se você pode ser única e dar a sua contribuição ao mundo, por que ser outra pessoa? Deixar de ser original e ser a cópia tem mais valor? Seja você mesma, única, original e dê ao mundo aquilo que só você pode dar.

4. Economize seu dinheiro

Seu futuro agradecerá grandemente. Comece nem que seja com 20 reais todos os meses. Invista com sabedoria e usufrua daqui a 25, 30, 40 ou 50 anos.

Advertisement

5. Cuide da sua pele

Envelhecer parece ser o fim para alguns. Aqui dos meus 55 anos eu afirmo que não. O mundo supervaloriza a juventude e a beleza para nos fazer consumir. A indústria cosmética e farmacêutica são as mais ricas do planeta e incentivar a aparência jovem é fundamental. Excetuando-se algum bom hidratante, ninguém precisa de uma montanha de produtos para pele. Beba água e hidrate-se. Sua pele agradecerá em qualquer época da sua vida. Agora, ruga, é natural. Cabelo branco também. E cada vez mais mulheres assumem essa etapa da vida com orgulho. Lembre-se que viver bem, é viver cada etapa da sua vida com alegria.

6. Poupe sua saúde

No final tudo que vai fazer a diferença é se você tem saúde ou não. Saúde é beleza – pele saudável, cabelos saudáveis, órgãos saudáveis, dentes saudáveis. Para isso alimente-se bem, divirta-se muito, tenha atitude positiva e tenha em mente que problemas todos têm. Não tenha medo do sol, só não exagere. Durma bem – noitadas, só de vez em quando. Não beba, ou o faça moderadamente, evite substâncias prejudiciais e jamais fume! Não existe quantidade moderada de cigarro – 1 apenas por dia já é prejudicial.

7. Não guarde nada para usar depois, exceto dinheiro

Tirando o dinheiro, não existe razão para guardar qualquer coisa para usar depois (talvez um enxoval…). No mais, use as toalhas de mesa bonitas com sua família. Use a prataria e as taças de cristal. Aquela calça jeans que você guarda para quando perder uns quilinhos, dê para alguém e compre do seu tamanho. Seja você mesma. O problema é apenas o excesso – que prejudica a saúde – fora isso, você é perfeita exatamente como é. Valorize o que realmente tem valor e não o que tem apenas preço.

8. Compre um imóvel

Um ditado antigo diz que “quem compra terra, não erra”. Ainda que muitos lhe digam que isso não se aplica nos dias atuais, compre assim mesmo e quanto mais jovem melhor. A partir de certa idade o financiamento fica mais difícil.

9. Estude com afinco

A tentação de ficar “voando”, batendo papo ou assistir alguma coisa no teatro da Universidade no horário daquela aula chata é grande. Mas, acredite em mim, tudo a que você se dedica fica mais fácil, mais compreensível e será útil um dia. Eu achava que aprender o teorema de Pitágoras ou a fórmula de Bhaskara não me serviria para nada até que um dia fiquei desempregada e a saída foi dar aulas particulares de matemática. Serviu muito! Em qualquer situação, é melhor ter mais conhecimento.

Advertisement

10. Não tenha medo de errar

E nem se recrimine por errar. Quem nunca errou que atire a primeira prova de matemática ou a primeira costura. Perfeito só Deus. Além disso, é errando e acertando que se aprende. Veja o erro como um passo importante para ser melhor no que você faz.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.