Energético faz mal à saúde? Saiba aqui

Decidir se o energético será bom ou ruim fica mais fácil depois de ler este artigo.

Michele Coronetti

Para manter a mente ativa e o corpo acordado muitas pessoas utilizam os energéticos, seja para festas, compromissos em demasia ou mesmo para estudar melhor. Segundo este artigo, uma pesquisa feita na Alemanha mostrou a realidade da bebida e o mal que faz ao organismo humano.

Foram monitorados os corações de jovens, homens e mulheres, todos saudáveis. Após uma hora da ingestão as contrações cardíacas foram aumentadas expressivamente, mantendo o coração trabalhando muito mais que o habitual. A sobrecarga é prejudicial e pode causar problemas futuros.

Outros estudos já mostraram que alguns efeitos das bebidas energéticas incluem insônia, dores de estômago e de cabeça, palpitações, arritmias, convulsões e até morte súbita. A taurina, presente nas bebidas, aumenta a liberação do cálcio na musculatura do coração. Outros elementos presentes nos energéticos são:

Cafeína

Se uma xícara de café já é suficiente para deixar a pessoa acordada, as bebidas energéticas farão isso ao triplo. O excesso da cafeína afeta diretamente o sistema nervoso central, causa desidratação e a perda dos nutrientes solúveis em água que normalmente acalmam o sistema nervoso. Isso causará agitação, distúrbios do sono e pode aumentar a ansiedade, tornando-a crônica.

Outros estimulantes

Guaraná, açaí, ginseng, inositol, ginkgo biloba, creatina e outros ingredientes responsáveis pela estimulação quando ingeridos em excesso podem prejudicar a boa saúde.

Advertisement

Açúcar

Sua quantidade elevada na bebida pode ser responsável por picos de glicemia, e prejudiciais aos diabéticos ou quem tem risco da doença.

Antes de consumir a bebida é importante saber se está tudo bem com o coração e se ele é forte o suficiente para suportar a grande carga de trabalho extra que ele receberá. Além disso, é importante ter em mente que algumas pessoas podem ser mais prejudicadas ao ingerir os energéticos.

Crianças e jovens que fazem uso do produto são potencialmente expostos, pois seu sistema nervoso central provavelmente ainda não estará totalmente desenvolvido. Os danos normalmente são sentidos a longo prazo.

Bebidas energéticas e álcool não combinam. A cafeína aumenta a absorção do álcool ingerido no organismo elevando o risco de intoxicação. Para quem bebe o energético pensando em anular o efeito sonífero do álcool é bom saber que acontece exatamente o contrário.

A insônia causada pela ingestão da bebida em uma noite pode se tornar cíclica, pois quando o sono vem durante o dia a pessoa toma outro energético e assim vai alterando hábitos noturnos e prejudicando outros setores.

Advertisement

Recomendações mais naturais incluem:

1. Dormir adequadamente.

2. Alimentar-se de forma sábia.

3. Descansar corretamente.

4. Planejar as tarefas e não acumular trabalho excessivo.

5. Ser feliz.

Antes de tomar a bebida energética é bom refletir se o benefício será maior que os malefícios aqui apresentados. Entendendo como ela funciona no organismo fica mais fácil decidir e optar pela melhor maneira de manter alerta.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.