Descubra os benefícios impressionantes do exercício físico para o seu cérebro

Quer ficar mais inteligente, melhorar a memória e aprender melhor? Invista em seus músculos. Pratique exercícios.

690 views   |   6 shares
  • Sempre se exaltou os benefícios do exercício físico para o corpo, promovendo a boa forma, saúde e disposição. No entanto, pesquisas recentes apontam para um benefício adicional até então desconhecido: os benefícios do exercício físico para o cérebro. Segundo pesquisas, a atividade física estimula a produção de neurônios, melhora a concentração, beneficia a memória e a aprendizagem.

  • Achados das pesquisas

  • Para começar, as pesquisas já derrubam por terra dois mitos até então considerados fatos:

    • Ouvir música clássica aumenta a inteligência

    • Jogos de raciocínio como palavras cruzadas, sudoku, xadrez beneficiam a memória e a inteligência.

  • Nicholas Spitzer, professor de neurociência da Universidade da Califórnia, afirma que tais práticas são balela e em nada contribuem para beneficiar o cérebro. Para o cientista, o que funciona mesmo é se mexer. Em entrevista ao The Economist, Spitzer diz ter analisado as duas teorias e que elas não se sustentam.

  • Para Henriette van Praag, (Ph.D), do Laboratório de Neurociências do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, percebeu-se maior produção de neurônios e outras substâncias benéficas ao desenvolvimento de células neuronais em animais submetidos a exercícios regulares. Além disso, segundo a cientista, o exercício aumenta a capacidade neuroplástica do cérebro, ou seja, a capacidade de criar novas conexões, bem como beneficia o hipocampo - região cerebral ligada à memória e acúmulo de experiência (aprendizagem) e onde se encontram as células-tronco que darão origem aos novos neurônios.

  • Fabio Gobbi Porto, da Universidade de São Paulo (USP), em seus estudos com idosos portadores de CCL - Comprometimento Cognitivo Leve, apurou que "Do ponto de vista anatômico, as modalidades aeróbicas ajudam a preservar o volume de áreas ligadas às lembranças, como o hipocampo". Os pacientes foram submetidos a exames de ressonância magnética antes e depois de 24 semanas de exercícios em esteira ergométrica. O resultado foi que a comunicação neuronal ganhou ritmo e se tornou mais eficaz com os exercícios. O experimento recebeu o Prêmio SAÚDE na categoria Saúde e Atividade Física em 2014.

  • Advertisement
  • Em 2015, o prêmio foi para um experimento feito com pessoas cuja carga genética não favorecia a acuidade mental e os predispunha à degeneração neuronal e demência. O resultado foi que com os exercícios houve melhora da memória, aumentou a concentração e derrubou a predisposição à degeneração neural e demência. Também se verificou sua eficácia no combate ao Alzheimer.

  • Como aproveitar esses efeitos e beneficiar o cérebro

  • Para desfrutar de todos os benefícios que o exercício físico traz ao cérebro, os especialistas indicam:

  • Regularidade

  • Esta é a condição primeira para que se alcance os resultados desejados. São necessárias no mínimo 12 semanas de exercícios contínuos para que se notem as mudanças neuronais. 1 hora, 3 vezes por semana, ou meia hora todos os dias. Se matar na esteira ou na piscina 1 dia antes de uma prova não ajudará muito, mas se a pessoa está se exercitando regularmente, certamente estará mais "afiada".

  • Ambiente

  • De acordo com Spitzer, os benefícios serão maiores se os exercícios forem feitos sob luz solar, pois segundo outra pesquisa, o cérebro muda de atividade de acordo com o ambiente - diminuindo em ambientes fechados sem exposição à luz solar.

  • Intensidade

  • De acordo com o Professor Gilberto Fernando Xavier, da Universidade de São Paulo, os sedentários devem começar devagar e ir aumentando a intensidade, mas sem esquecer que o alimento do cérebro e dos músculos é a glicose. Na atividade intensa, o músculo perde insulina para que a glicose possa entrar no músculo, o que significa menos glicose no sangue, o que pode acarretar hipoglicemia e deixar o sistema nervoso sem alimento. Alimentar-se corretamente é essencial, por isso é aconselhável passar pelo médico antes de começar um programa de exercícios e verificar suas condições físicas e a intensidade inicial dos exercícios.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

Descubra os benefícios impressionantes do exercício físico para o seu cérebro

Quer ficar mais inteligente, melhorar a memória e aprender melhor? Invista em seus músculos. Pratique exercícios.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr