Descubra os benefícios impressionantes do exercício físico para o seu cérebro

Quer ficar mais inteligente, melhorar a memória e aprender melhor? Invista em seus músculos. Pratique exercícios.

Stael Ferreira Pedrosa

Sempre se exaltou os benefícios do exercício físico para o corpo, promovendo a boa forma, saúde e disposição. No entanto, pesquisas recentes apontam para um benefício adicional até então desconhecido: os benefícios do exercício físico para o cérebro. Segundo pesquisas, a atividade física estimula a produção de neurônios, melhora a concentração, beneficia a memória e a aprendizagem.

Achados das pesquisas

Para começar, as pesquisas já derrubam por terra dois mitos até então considerados fatos:

  • Ouvir música clássica aumenta a inteligência

  • Jogos de raciocínio como palavras cruzadas, sudoku, xadrez beneficiam a memória e a inteligência.

Nicholas Spitzer, professor de neurociência da Universidade da Califórnia, afirma que tais práticas são balela e em nada contribuem para beneficiar o cérebro. Para o cientista, o que funciona mesmo é se mexer. Em entrevista ao The Economist, Spitzer diz ter analisado as duas teorias e que elas não se sustentam.

Advertisement

Para Henriette van Praag, (Ph.D), do Laboratório de Neurociências do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, percebeu-se maior produção de neurônios e outras substâncias benéficas ao desenvolvimento de células neuronais em animais submetidos a exercícios regulares. Além disso, segundo a cientista, o exercício aumenta a capacidade neuroplástica do cérebro, ou seja, a capacidade de criar novas conexões, bem como beneficia o hipocampo – região cerebral ligada à memória e acúmulo de experiência (aprendizagem) e onde se encontram as células-tronco que darão origem aos novos neurônios.

Fabio Gobbi Porto, da Universidade de São Paulo (USP), em seus estudos com idosos portadores de CCL – Comprometimento Cognitivo Leve, apurou que “Do ponto de vista anatômico, as modalidades aeróbicas ajudam a preservar o volume de áreas ligadas às lembranças, como o hipocampo”. Os pacientes foram submetidos a exames de ressonância magnética antes e depois de 24 semanas de exercícios em esteira ergométrica. O resultado foi que a comunicação neuronal ganhou ritmo e se tornou mais eficaz com os exercícios. O experimento recebeu o Prêmio SAÚDE na categoria Saúde e Atividade Física em 2014.

Em 2015, o prêmio foi para um experimento feito com pessoas cuja carga genética não favorecia a acuidade mental e os predispunha à degeneração neuronal e demência. O resultado foi que com os exercícios houve melhora da memória, aumentou a concentração e derrubou a predisposição à degeneração neural e demência. Também se verificou sua eficácia no combate ao Alzheimer.

Como aproveitar esses efeitos e beneficiar o cérebro

Para desfrutar de todos os benefícios que o exercício físico traz ao cérebro, os especialistas indicam:

Regularidade

Esta é a condição primeira para que se alcance os resultados desejados. São necessárias no mínimo 12 semanas de exercícios contínuos para que se notem as mudanças neuronais. 1 hora, 3 vezes por semana, ou meia hora todos os dias. Se matar na esteira ou na piscina 1 dia antes de uma prova não ajudará muito, mas se a pessoa está se exercitando regularmente, certamente estará mais “afiada”.

Advertisement

Ambiente

De acordo com Spitzer, os benefícios serão maiores se os exercícios forem feitos sob luz solar, pois segundo outra pesquisa, o cérebro muda de atividade de acordo com o ambiente – diminuindo em ambientes fechados sem exposição à luz solar.

Intensidade

De acordo com o Professor Gilberto Fernando Xavier, da Universidade de São Paulo, os sedentários devem começar devagar e ir aumentando a intensidade, mas sem esquecer que o alimento do cérebro e dos músculos é a glicose. Na atividade intensa, o músculo perde insulina para que a glicose possa entrar no músculo, o que significa menos glicose no sangue, o que pode acarretar hipoglicemia e deixar o sistema nervoso sem alimento. Alimentar-se corretamente é essencial, por isso é aconselhável passar pelo médico antes de começar um programa de exercícios e verificar suas condições físicas e a intensidade inicial dos exercícios.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.