Se você não consegue responder estas 5 perguntas, então você não está pronta para dizer que o ama

Estas são 5 perguntas simples, porém possuem respostas profundas que apenas você pode responder a si mesma.

Roberta Preto

Recentemente estive lendo uma antiga história mitológica, de um lendário estalajadeiro. Vou contá-la:

“Procusto, era um estalajadeiro lendário, ele adorava capturar viajantes desprevenidos, levá-los para sua estalagem e colocá-los na cama. Entretanto, ele atentou-se que havia um problema: ao fazer a cama ele teria que adaptá-la ao viajante, e este problema era o viajante. Se esse fosse muito pequeno, era esticado até adaptar-se, e se fosse comprido demais, o excesso era cortado fora.”

Há muitos que encaram relacionamentos como na história acima.

Engana-se quem espera que o uso das palavras “eu te amo” seja o suficiente para a certeza de que realmente é amor, pois o amor exige atitudes e sacrifícios justos.

Leia estas 5 perguntas e suas explicações e se não conseguir respondê-las, então você não está pronta para dizer que ama seu parceiro.

Advertisement

1. Você se sente pronta para adaptar sua vida ao lado do seu parceiro?

Muitos confundem paixão com amor, e torna-se trágico quando isso ocorre, porque casais fazem promessas e convênios sagrados e não os cumprem. Usam a expressão mais importante dentro da relação que é o “eu te amo”, contudo, basta a primeira desavença, que convênios e promessa são quebrados.

2. Você conhece as principais fraquezas e falhas dele?

Conhecer os pontos fortes e principalmente os fracos do parceiro são essenciais para a convivência, e, se você pode conviver com isso, você também poderá amá-lo.

Sabemos bem que nenhuma relação chega com um manual de instrução, direcionando os pontos fortes e as vulnerabilidades do casal, mas é preciso lembrar que a relação só será forte, se os sentimentos colocados nela forem verdadeiros e, esses devem ser forjados com lealdade, respeito, bondade e gentileza, assim permanecerão fortes e duráveis. Se o fizerem isso prova o quanto esse amor é verdadeiro, então, dizer “eu te amo” terá propósito na vida do casal.

3. Você consegue ter uma comunicação saudável com ele?

Geralmente, casais apaixonados trocam promessas e dizem “eu te amo” no segundo encontro, mas quando “caem em si”, percebem que foi apenas um ato momentâneo e que nem sequer existiu entre eles uma comunicação verdadeira.

Você só pode dizer “eu te amo” quando a conversa com seu parceiro torna-se edificante, quando as palavras dele te ajudarem a ser uma pessoa melhor e, principalmente, quando os olhos emitirem as palavras do coração, então você perceberá que deseja ouvir a voz dessa pessoa por toda vida.

Advertisement

4. Você abriria mão dos seus caprichos pelo bem-estar da relação?

Muitos são os problemas na relação que se camuflam no namoro e só aparecem no matrimônio, isso tem graves consequências, as principais delas costumam ser o orgulho e egoísmo.

Abrir mão de caprichos e desejos pelo bem-estar da relação exige muita bravura, mas nem todos estão dispostos a fazê-lo, porque na maioria das vezes o orgulho e o egoísmo costumam falar mais alto. Somente um verdadeiro amor é capaz de superar os males do orgulho e do egoísmo.

5. Você cuidaria do seu amor se ele sofresse um acidente e tornasse seu dependente por toda vida?

Querer estar com alguém na beleza e na saúde a maioria deseja, entretanto, a vida é cheia de surpresas, algumas são favoráveis à relação, porém, há aquelas que não são favoráveis, elas nos tiram o chão e apenas o amor verdadeiro é capaz de sobrepujá-las.

Alguns exemplos que deixam claro as surpresas da vida: um acidente ou uma doença.

Agora, imagine seu parceiro acamado ou em uma cadeira de rodas, pois todos estamos sujeitos a passar por tais infelicidades. Então, responda a si mesma, se é capaz de amá-lo o suficiente para dedicar sua vida para cuidar dele. Se puder, então, você pode dizer que o ama, caso contrário, não o faça.

Advertisement

Lembre-se: “O verdadeiro amor supera tudo!”

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.