Correr não é o melhor exercício para perda de peso. Veja quais são os campeões da queima calórica

Correr não é o melhor exercício para perda de peso. Veja quais são os campeões da queima calórica.

Stael Ferreira Pedrosa

Esse é comumente um assunto de interesse das mulheres, já que sempre (com raríssimas exceções) acham que precisam perder um quilinho ou dois, mesmo as mais magras. Sem querer entrar nos parâmetros criados pela mídia ou pela neurose nossa de cada dia, fato é que excesso de peso é prejudicial, bem como o sedentarismo. Por isso, justifica-se plenamente praticar exercícios com vistas a um corpo mais saudável, mais bonito e pleno.

O exercício físico beneficia tanto o corpo quanto a mente. Combate a depressão, melhora a autoestima e ainda embeleza. Porém, além de difícil de começar, é possível encontrar-se barreiras para sua realização como, por exemplo, problemas cardíacos, pressão alta, dificuldades respiratórias. Quem sofre desses problemas, deve procurar um médico para checagem antes de iniciar um programa de exercícios. Sob supervisão médica quase todas as pessoas podem se exercitar, emagrecer e ter melhor saúde e qualidade de vida.

Já quando se trata de emagrecer com exercícios, os aeróbicos – caminhada, natação, pular corda, corrida, ciclismo, entre outros – são de longe a melhor opção.

A maioria das pessoas elege a corrida como o melhor exercício para o controle do peso, afinal, é exigida alta carga energética para a prática e, claro, queimando mais em menos tempo, logo se chega aos resultados desejados. Com uma boa corrida, dependendo da intensidade, é possível gastar cerca de 500 calorias por hora, perder peso, beneficiar a saúde, a circulação sanguínea, a capacidade respiratória, tonificar músculos das pernas, entre outros.

Porém, se o objetivo é perda de peso, aí a corrida não é o melhor exercício. Existem outros que queimam mais em menos tempo.

Advertisement

Exercícios que queimam mais

Ciclismo

Dependendo da intensidade, o praticante pode queimar cerca de 1.200 calorias por hora. Tanto na bicicleta ergométrica quanto na magrela ao ar livre. Se optar por um passeio de bicicleta, é possível queimar 300 calorias no mesmo período.

Muay Thai

Também conhecido como boxe tailandês, queima cerca de 750 calorias por hora. As aulas duram entre 60 a 90 minutos levando o praticante a perder até 1.000 calorias por aula. No treino se utilizam golpes e outros exercícios físicos, como corrida, flexões, abdominais ou pular corda, por exemplo.

Zumba

Mistura de ginástica e dança, a zumba tem ritmo intenso que faz o praticante chegar a perder até 800 calorias por hora. Entre seus principais benefícios estão a perda de peso, aceleração do metabolismo, melhora do equilíbrio e fortalecimento do coração.

Pular corda

Um dos exercícios aeróbicos mais completos, pular corda por 30 minutos chega a queimar 400 calorias. Emagrece, tonifica glúteos e pernas. No entanto, dependendo das condições físicas do praticante é contraindicado, já que é um exercício de alto impacto e, se feito incorretamente, pode causar ou agravar lesões nas articulações, joelhos e tornozelos. Não deve ser realizado por hipertensos, obesos e pessoas com problemas cardíacos.

Boxe

Uma hora de socos no saco de areia pode eliminar mais de 700 calorias, emagrecer, definir a musculatura, combater o estresse e ajudar a relaxar.

Advertisement

Remar

Mesmo sendo praticado sentado, uma hora de atividade pode eliminar mais de 600 calorias e beneficiar braços, costas, ombros e quadris. O exercício só não é mais completo que a natação, mas exercita bastante, cerca de 85% dos músculos do corpo se exercitam durante a prática.

Natação

Similar à corrida na perda de peso, porém com mais vantagens, a natação é um exercício que beneficia todos os músculos corporais, já que o atrito contra a água obriga a um maior esforço. Além disso, se for se comparar a distância percorrida, a natação queima de 3 a 4 vezes mais que a corrida. Segundo o especialista Turíbio Barros, mestre e doutor em Fisiologia do Exercício, quem nada 1km gasta energia igual a quem corre 5km

Todos os exercícios são benéficos desde que se leve em conta as condições do praticante, tanto o condicionamento físico quanto o peso. Quem é sedentário, deve começar devagar e preferencialmente sob a supervisão de um especialista médico cardiologista ou fisiologista.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.