A ciência explica: É bom ou ruim se despir na frente dos filhos?

Alguns casais acreditam que se despir na frente de seus filhos pequenos não tem nada de errado, por outro lado, muitas pessoas acreditam no contrário. Isto é o que os especialistas têm a dizer.

73,800 views   |   66 shares
  • Quando há um bebê em casa é muito comum que os pais tomem banho com seus filhos, por conveniência. Existem costumes e culturas diferentes, onde as pessoas chegam em suas casas e a primeira coisa que fazem é despir-se completamente, para sentir-se relaxadas. Outros, fazem tudo ao contrário, se vestem para que seus pequenos não os vejam, por medo de prejudicar suas mentes.

  • A questão da nudez dos pais na frente dos filhos é um tema polêmico, onde alguns especialistas opinam que podem causar futuros problemas sexuais. Por outro lado, há especialistas que dizem que é o melhor caminho para as crianças descobrirem o corpo humano.

  • Quando é a hora certa para começar a cobrir-se na frente dos seus filhos?

  • Rachael Ray, convidou um especialista para falar sobre a questão. O médico realizou uma pesquisa, na qual recebeu opiniões diversas: metade das pessoas diziam que era certo e a outra metade dizia o contrário. O doutor disse "é ruim se os pais descobrem sua nudez quando os filhos se sentem incomodados".

  • Como identificar quando os pequenos estão desconfortáveis?

  • Ao completar 6 anos de idade, as crianças entendem o conceito de privacidade e independência. Geralmente, fecham a porta do banheiro ou do quarto na hora de se vestir. Inclusive, se tiverem irmãos, recusarão compartilhar a hora do banho.

  • Se seus filhos são pequenos entre os 2 e 5 anos você poderá notar que eles demonstram muita curiosidade sobre o corpo, fazem perguntas desconfortáveis, rejeitam o contato físico (abraços e beijos), inclusive parecem até excitados; estes são sinais de que eles estão percebendo a nudez de forma negativa.

  • Cobrir-se pode ser uma questão de gênero

  • Kelly Wallace, correspondente digital da CNN, disse que ela não se importa em se despir na frente de suas filhas, no entanto, seu marido adota outro comportamento. É lógico pensar que o gênero dos filhos (sejam homens ou mulheres) influencia muito ao tomar a decisão correta.

  • É recomendado detectar quando os filhos estão desconfortáveis, sejam homens ou mulheres. Tudo depende dos costumes familiares. Alguns casais se cobrem o tempo todo, no entanto, isso não irá evitar que os filhos comecem a diferenciar a sexualidade e a maturidade de outros corpos.

  • Advertisement
  • Se os seus filhos começarem a perguntar sobre as diferenças sobre o corpo deles e o seu, é conveniente explicar com a verdade, sem enrolar, ser claros e concisos, para transmitir uma mensagem positiva e fazer com que se sintam seguros. Lembre-se que tudo depende da idade, o nível de linguagem e entendimento que eles tiverem, assim você evitará confundi-los.

  • Se você tiver dúvidas sobre o assunto, recomendo que leia uma ampla gama de opiniões e conselhos no artigo da CNN, onde você irá encontrar experiências e diversos comentários que podem ser úteis para tomar a decisão em casal.

  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original La ciencia explica: es bueno o malo desnudarse enfrente de los hijos?

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.

A ciência explica: É bom ou ruim se despir na frente dos filhos?

Alguns casais acreditam que se despir na frente de seus filhos pequenos não tem nada de errado, por outro lado, muitas pessoas acreditam no contrário. Isto é o que os especialistas têm a dizer.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr