3 hábitos que ressecam a pele

Maus hábitos que não permitem ter uma pele hidratada também não permitem uma pele saudável.

Stael Ferreira Pedrosa

Pode-se dizer que são hábitos que não permitem ter uma pele saudável, afinal, pele saudável é pele hidratada. O oposto nem sempre é verdade, é possível ter uma pele hidratada e não saudável.

Por que hidratar a pele?

A pele sem hidratação fica seca e mais sensível às agressões externas como o frio, a poeira e poluição. Além disso, fica com um desagradável aspecto áspero e mais sujeita a problemas como dermatite, coceira e envelhecimento precoce. Também fica mais sujeita a infecções por vírus, fungos e bactérias.

A hidratação da pele é importante para prevenir danos à barreira cutânea, impedindo que venha a descamar ou ter uma aparência opaca. A pele tem uma camada, chamada de manto hidrolipídico, que é responsável pela proteção natural da pele contra a entrada de microrganismos indesejados. É no manto hidrolipídico que a hidratação, composta de água e gordura, é mantida. Se não for constantemente hidratada, o manto hidrolipídico perde a água e gordura que tem deixando a pele com aparência opaca.

Pele hidratada se mantém jovem por mais tempo e para isso são necessários cuidados básicos e evitar alguns hábitos que prejudicam e ressecam a pele:

1. Banho quente

A água quente afeta exatamente o manto hidrolipídico, causando a perda da água e gordura e quanto mais demorado o banho maior a perda, de acordo com Meire Brasil Parada, dermatologista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O banho deve ser sempre com água morna e rápido. A escolha do sabonete também é fundamental, buscando-se os menos agressivos e que ressecam menos (todos ressecam), no entanto, os sabonetes que mantenham o equilíbrio natural da pele como os glicerinados ou hidratantes são menos prejudiciais.

Advertisement

2. Não hidratar a pele

A limpeza da pele durante o banho, embora necessária, resseca a pele. A água morna e o sabonete, ainda que hidratante, só vão ressecar menos que a água quente e um sabonete qualquer. Por isso é importante para o bem da pele criar o hábito de hidratá-la todos os dias. Para um efeito poderoso, invista em produtos super hidratantes que contenham como ativos a manteiga de karité, pantenol, glicerina e ureia, especialmente durante o inverno. Aplique após o banho com a pele ainda molhada para uma maior absorção. Enxugue-se em seguida sem esfregar a pele que além de retirar o hidratante ainda remove a camada de óleo que a protege.

3. Não beber água

Segundo a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo, a falta de água não provoca apenas a desidratação, mas todo um desequilíbrio funcional e metabólico que pode atingir todas as células do corpo, incluindo as da pele. O líquido também está entre as células da pele e age na sua sustentação. Ainda segundo a médica, “ao atuar no equilíbrio funcional e metabólico de todas as células do corpo, a água garante a defesa, elasticidade, maciez e integridade da pele.

Evitar esses três hábitos já trará grandes benefícios à pele. Porém, para uma pele além de hidratada mais jovem e saudável, é necessário adquirir bons hábitos também. Comer frutas, legumes e verduras, exercitar-se (dá firmeza, tônus à pele), evitar exposição prolongada à água de piscina e ao sol, ao vento e ao frio. Cortar os acidificantes como refrigerantes, doces, álcool e, principalmente, o cigarro, que além de acidificar o organismo ainda afeta a qualidade do sangue que chega à pele.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.