A mãe com insônia também afeta o sono dos filhos pequenos

A influência das mães nos filhos é grande até na hora de dormir.

Michele Coronetti

Um estudo de universidades da Suíça e do Reino Unido mostrou que a influência das mães vai muito além do seu contato diurno com os filhos. Mesmo à noite elas alteram a vida de seus pequenos.

Por volta de 200 crianças, de 7 a 12 anos, foram avaliadas através de eletroencefalograma durante seu sono em suas próprias residências. E para uma melhor avaliação, seus pais foram testados da mesma forma.

A conclusão foi bem simples: mães que sofrem com insônia afetam diretamente os filhos, que dormem mais tarde, menos e têm um sono mais superficial. Alguns fatores podem aumentar o risco de a insônia prejudicar a mãe e, consequentemente, os filhos:

Conflitos familiares

Brigas e questões a serem resolvidas pouco antes da hora de dormir afetam o sono e prejudicam o descanso, causando preocupações que podem interferir na hora de dormir e durante a noite.

Ansiedade

É fato que pessoas que sabem que possuem dificuldade para dormir se sentem ansiosas, pois seu desejo é o descanso, porém, ficam refletindo se conseguirão ou não pegar no sono ou que acordarão no meio da noite prejudicando diretamente o sono.

Advertisement

Genética

A ciência prova que alguns genes são responsáveis por levar a insônia para a geração seguinte.

Hábitos não saudáveis

Ficar em frente à luz da tela do computador, celular ou televisão, consumir muita cafeína durante o dia e ir para a cama sem estar com sono são alguns hábitos que desfavorecem o sono reparador.

O estudo também contemplou os pais que sofrem com a insônia e o resultado foi que a influência do distúrbio deles nos filhos não é grande. A diferença na parentalidade pode estar relacionada ao vínculo maior que as crianças têm com suas mães, seus cuidados e tempo ao lado do filho.

Para promover uma noite de sono agradável para toda a família, algumas atitudes podem se tornar em bons hábitos ao longo do tempo dedicado para curar esse mal. Afinal, dormir bem favorece o estudo, o trabalho e os relacionamentos.

Manter um horário fixo para dormir e para acordar

As crianças devem dormir mais que os adultos, pois precisam de um tempo de descanso maior para seu melhor desenvolvimento. Organizar e manter os horários pode acarretar algumas reclamações, mas o benefício da regra será muito maior.

Advertisement

Conforto para o descanso

Ninguém consegue pegar no sono em uma cama ruim ou em um ambiente desconfortável com barulhos, luzes, insetos, abafado ou frio. Para um bom descanso o mínimo de conforto deve ser mantido.

Desaceleração

O dia vai terminando e a hora de dormir chega. As atividades devem ser relaxantes para favorecer o sono. Ler um pouco está entre as melhores escolhas.

Alterando os hábitos e evitando a ansiedade, apesar da força genética, mães podem conseguir dormir mais e evitar que seus filhos sejam prejudicados pela sua própria insônia. Quando as atitudes já foram mudadas e o resultado não foi de acordo com o esperado, uma ajuda de especialistas será o mais indicado.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.