Um bebê morre na sala de parto, meses depois, o mesmo médico cai no choro diante de um milagre

A história por trás da foto deste abraço deixou milhares com os corações apertados.

Fernanda Gonzales Casafús

Um abraço às vezes demonstra muitos sentimentos que não podem ser expressos em palavras. Uma foto de um abraço entre um médico e um pai recente tornou-se viral devido à mensagem de esperança que trazia e a bela mensagem que nos deixa.

A foto diz tudo. Ou quase. Um homem abraça o outro, que parece estar chorando. Pode significar muitas coisas. E esta mesma imagem, que há 10 meses tinha significado tristeza e desolação, hoje transmite um abraço de alegria e felicidade. A história por trás da foto é comovente e nos deixa pensando sobre o verdadeiro valor da vida.

Esta foto foi tirada pela fotógrafa especializada em maternidade, Sarah Ledford, que tem uma empresa fotográfica chamada ShutterHappy Photography. Foi ela quem capturou este momento, cuja história foi contada em vários meios de mídia. O abraço é entre um médico, Bryan Hodges, que trouxe um bebê ao mundo e o recém pai da criança, Andrew Hanson. O motivo é nem mais nem menos do que alegria plena, pois Andrew tinha presenciado junto a esse mesmo médico, a morte de seu primogênito há apenas 10 meses, minutos após seu nascimento.

Uma tragédia para esquecer

De acordo com o site Today, a foto foi tirada no Hospital de St. Luke, em Idaho, Estados Unidos. Há apenas 10 meses, Andrew e Amanda tinham estado ali para dar à luz seu primeiro filho, a quem chamariam Klayton. A gravidez tinha sido muito desejada, pois devido a problemas de fertilidade, eles haviam recorrido a muitos tratamentos. Mas, finalmente, depois de dois anos e meio, Amanda estava grávida e agora Klayton estava pronto para chegar ao mundo. Mas, quando chegou a hora do parto, os médicos viram que havia um problema. O bebê não estava respirando.

O bebê não estava chorando

Como o bebê não estava chorando, a equipe rapidamente entrou em ação e Amanda viu que algo de errado estava acontecendo. Consigo colocar-me no lugar desses pais, pois quando minha filha nasceu ela também não chorou na hora e, como mãe, passaram mil coisas pela minha cabeça; até que eu finalmente pude respirar tranquila quando escutei seu choro.

Advertisement

Mas este bebê não estava chorando, porque não estava respirando. Ele tinha aspirado o mecônio na barriga de sua mãe. Os médicos fizeram de tudo para ressuscitá-lo, até que finalmente conseguiram. No entanto, o bebê tinha passado muito tempo sem oxigênio e estava com morte cerebral. Aos 6 dias de vida Klayton morreu, e com ele o sorriso no rosto de seus pais.

O Dr. Bryan Hodges foi quem realizou o parto e foi uma morte muito traumática para ele, pois era o primeiro bebê que tinha morrido em seus partos, desde que ele havia começado em 2002, segundo informa o site Newsner.

Mas o casal não perdeu suas esperanças

Amanda e Andrew não se refugiaram na tristeza dessa perda, ao invés disso focaram na tarefa de trazer outro bebê ao mundo para dar-lhe todo o seu amor. E então, apenas 10 meses depois, estavam novamente no consultório do Dr. Hodges, pois Amanda estava grávida novamente.

Amanda deu à luz um bebê saudável ao qual chamaram Karson. “Até o momento em que ele nasceu eu estava com medo de que algo de errado acontecesse”, disse Amanda, de acordo com o site Today. No entanto, não só deu tudo certo como também Karson chorou suficientemente alto ao nascer para que todos soubessem que ele estava ali.

O abraço de luz depois da tragédia

Quando o Dr. Hodges cortou o cordão umbilical e viu Andrew, ele estava com lágrimas nos olhos. Eles tinham superado o desafio. Então, se uniram em um grande abraço e ambos estavam visivelmente emocionados.

Advertisement

Hoje, Karson é um bebê saudável, que certamente tem uma estrela no céu guiando-o. Seu médico e toda a equipe do hospital nunca irão esquecer desta grande história e esse abraço emocionado.

O que é a síndrome de aspiração de mecônio

Este bebê tinha aspirado mecônio (matéria fecal) em excesso dentro da barriga de sua mãe. É uma situação que ocorre quando o bebê elimina o mecônio antes de nascer, devido a uma situação de estresse, segundo o site Medline Plus. Assim, se o mecônio passa para o líquido amniótico e em seguida à placenta, entra nos pulmões do bebê provocando problemas respiratórios ao nascer e até mesmo a morte.

Fatores de risco

De acordo com o site Medline Plus, os fatores de risco que podem causar estresse no bebê antes de nascer incluem:

  • “Envelhecimento” da placenta se a gravidez passa da data prevista para o parto.

  • Diminuição do oxigênio para o bebê enquanto ainda está no útero.

    Advertisement
  • Diabetes na mãe gestante.

  • Parto difícil ou trabalho de parto prolongado.

  • Hipertensão arterial na mãe gestante.

Acompanhamentos e cuidados

O acompanhamento e exames médicos durante toda a gravidez são muito importantes, mas ainda mais quando a data do parto se aproxima. Quando a bolsa de uma mulher estoura em casa e o líquido amniótico é esverdeado ou acastanhado, ela deve ir a um hospital com urgência, pois o bebê pode aspirar o mecônio. Além disso, se sentir que o bebê não está se movendo ou se move muito pouco, é necessário receber atendimento médico imediatamente.

A morte de um bebê recém-nascido deixa seus pais acabados e sem esperanças, mas não há nenhuma fatalidade que não possa ser reparada com a fé em Deus e nas coisas boas que ainda estão por vir. Não sabemos quais são os caminhos do destino, mas se podemos lutar por esse caminho, marche da melhor maneira possível.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Un bebé muere en la sala de partos, meses después el mismo doctor rompe a llorar ante un milagro.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.