5 razões bíblicas para perdoar o cônjuge

Existem muitas razões para perdoar as pessoas. Onde o amor vence, a vida passa muito melhor.

7,543 views   |   60 shares
  • A convivência entre duas pessoas pode ser complicada, porém, uma vida conjugal é fundamental para alcançar a plenitude. Casais aprendem juntos com a convivência e desenvolvem habilidades de relacionamento que só podem ser conseguidas através da construção da unidade entre duas pessoas distintas.

  • Seres humanos são sujeitos a falhas e são elas que ajudam no desenvolvimento e progresso individual. A maneira como a própria pessoa lida com o erro e com o arrependimento garantirá o crescimento. Mas, como um casal é feito de duas pessoas, a forma como o cônjuge enfrenta o erro e o arrependimento do outro também influencia no desenvolvimento de cada um.

  • muitas razões para o perdão, seja o erro que for. Para cristãos, a Bíblia oferece razões religiosas, mas que também podem ser consideradas sociais. Seus ensinamentos, quando praticados, ajudam na escalada do aperfeiçoamento e podem garantir maior alegria na existência.

  • Perdoar é um mandamento para a cristandade, mas não é muito simples de ser obedecido, especialmente quando o erro causa profunda mágoa no indivíduo. Algumas passagens da Bíblia são claras quanto ao perdão e a maioria das pessoas sabe disso. A lista de razões para perdoar o cônjuge é ampla e aqui estão 5 muito importantes:

  • 1. Perdoar para fazer o que Deus faria se estivesse na situação

  • "O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente". Essa passagem em Números 14:18 é clara quanto ao perdão de Deus a todas as pessoas, seus erros e pecados, mesmo sabendo de sua culpa. Jesus Cristo declarou em Mateus 5:48: "Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus". Ele nos ensinou que devemos ser semelhantes ao nosso Pai. Se Deus perdoa a todos, é dever de cada um de nós perdoar igualmente.

  • 2. Para não sermos vencidos pelo inimigo

  • Paulo, em sua segunda carta aos Coríntios, capítulo 2, versículo 10 disse que perdoava aqueles a quem a igreja havia perdoado. Em suas palavras: "E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás". Onde há perdão existe o amor de Deus e onde não há, o inimigo marca sua presença.

  • Advertisement
  • 3. Porque a pessoa se arrependeu

  • Este é um motivo óbvio, pois Jesus Cristo ensinou anteriormente em Mateus 7:12 a regra de ouro, de fazermos aos outros o que gostaríamos que fosse feito a nós. E mais específico em Lucas 17:3 Ele disse: "E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe".

  • 4. Porque os profetas pregaram o arrependimento

  • São várias as passagens da Bíblia que afirmam que os profetas ensinavam o arrependimento. Isso mostra que Deus sabe que seus filhos erram e que podem aprender muito com os erros. E se Deus pediu que fosse ensinado o arrependimento para o perdão dos pecados, quanto mais seus filhos não devem perdoar os erros dos outros. Falando de João Batista a escritura diz: "E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados" (Lucas 3:3).

  • 5. Para obter prosperidade

  • O casal que se arrepende de seus erros e perdoa um ao outro traz para si algo de muito valor: bênçãos de prosperidade. Em 2 Crônicas 7:14 está escrito que "e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra". O perdão ao cônjuge trará benefícios também ao que perdoa.

  • Muito maior que o estrago da mágoa e da insegurança que os erros do cônjuge podem causar é a força do perdão. Ele transforma o negativo em positivo e os benefícios de quem o pratica são imensuráveis.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

5 razões bíblicas para perdoar o cônjuge

Existem muitas razões para perdoar as pessoas. Onde o amor vence, a vida passa muito melhor.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr