5 razões bíblicas para perdoar o cônjuge

Existem muitas razões para perdoar as pessoas. Onde o amor vence, a vida passa muito melhor.

Michele Coronetti

A convivência entre duas pessoas pode ser complicada, porém, uma vida conjugal é fundamental para alcançar a plenitude. Casais aprendem juntos com a convivência e desenvolvem habilidades de relacionamento que só podem ser conseguidas através da construção da unidade entre duas pessoas distintas.

Seres humanos são sujeitos a falhas e são elas que ajudam no desenvolvimento e progresso individual. A maneira como a própria pessoa lida com o erro e com o arrependimento garantirá o crescimento. Mas, como um casal é feito de duas pessoas, a forma como o cônjuge enfrenta o erro e o arrependimento do outro também influencia no desenvolvimento de cada um.

muitas razões para o perdão, seja o erro que for. Para cristãos, a Bíblia oferece razões religiosas, mas que também podem ser consideradas sociais. Seus ensinamentos, quando praticados, ajudam na escalada do aperfeiçoamento e podem garantir maior alegria na existência.

Perdoar é um mandamento para a cristandade, mas não é muito simples de ser obedecido, especialmente quando o erro causa profunda mágoa no indivíduo. Algumas passagens da Bíblia são claras quanto ao perdão e a maioria das pessoas sabe disso. A lista de razões para perdoar o cônjuge é ampla e aqui estão 5 muito importantes:

1. Perdoar para fazer o que Deus faria se estivesse na situação

“O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente”. Essa passagem em Números 14:18 é clara quanto ao perdão de Deus a todas as pessoas, seus erros e pecados, mesmo sabendo de sua culpa. Jesus Cristo declarou em Mateus 5:48: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”. Ele nos ensinou que devemos ser semelhantes ao nosso Pai. Se Deus perdoa a todos, é dever de cada um de nós perdoar igualmente.

Advertisement

2. Para não sermos vencidos pelo inimigo

Paulo, em sua segunda carta aos Coríntios, capítulo 2, versículo 10 disse que perdoava aqueles a quem a igreja havia perdoado. Em suas palavras: “E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás”. Onde há perdão existe o amor de Deus e onde não há, o inimigo marca sua presença.

3. Porque a pessoa se arrependeu

Este é um motivo óbvio, pois Jesus Cristo ensinou anteriormente em Mateus 7:12 a regra de ouro, de fazermos aos outros o que gostaríamos que fosse feito a nós. E mais específico em Lucas 17:3 Ele disse: “E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe”.

4. Porque os profetas pregaram o arrependimento

São várias as passagens da Bíblia que afirmam que os profetas ensinavam o arrependimento. Isso mostra que Deus sabe que seus filhos erram e que podem aprender muito com os erros. E se Deus pediu que fosse ensinado o arrependimento para o perdão dos pecados, quanto mais seus filhos não devem perdoar os erros dos outros. Falando de João Batista a escritura diz: “E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados” (Lucas 3:3).

5. Para obter prosperidade

O casal que se arrepende de seus erros e perdoa um ao outro traz para si algo de muito valor: bênçãos de prosperidade. Em 2 Crônicas 7:14 está escrito que “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra“. O perdão ao cônjuge trará benefícios também ao que perdoa.

Muito maior que o estrago da mágoa e da insegurança que os erros do cônjuge podem causar é a força do perdão. Ele transforma o negativo em positivo e os benefícios de quem o pratica são imensuráveis.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.