Como manter brinquedos organizados com estas 4 dicas

Sabe aquele quarto superbagunçado e cheio de brinquedos espalhados? Isso tem solução!

Michele Coronetti

Entrar em um quarto e ver o chão coberto por brinquedos: só quem já viu essa cena sabe o sentimento que se revela. Explosões de raiva e acabar com a brincadeira podem não ser a melhor decisão dos pais em um momento tão delicado quanto este. Mas, algumas providências podem ser tomadas antes que isso aconteça e que a preguiça em guardar tudo se instale.

Algumas dicas importantes:

1. Planejar o local

Ambientes pequenos quando bem planejados conseguem abrigar toda a quantidade de brinquedos dos filhos. Estantes e armações serão úteis para conter potes transparentes ou decorados tornando fácil a localização pela criança. Para os menores, o acesso baixo é excelente e, ao contrário do que muitos pais pensam, ajuda a manter a ordem, pois não facilita apenas para pegar o brinquedo como também para o guardar. Potes suspensos e baixados por ganchos também podem ser úteis. Ambientes distintos como o local para desenhos e outras brincadeiras com papel com todos os objetos necessários próximos ajudam também a manter a ordem e desenvolvem um senso de organização desde cedo na criança.

2. Um de cada vez

O ideal é ensinar a criança desde seus primeiros bonecos a brincar com um brinquedo por vez e guardar antes de pegar outro. Mas, mesmo que ela já seja grandinha e costuma pegar todos os brinquedos juntos (eles enjoam rápido e vão pegando outro para complementar), a lição ainda pode ser aprendida. Com muita paciência os pais podem acompanhar ou supervisionar a brincadeira e ensinar que o primeiro brinquedo precisa ser guardado antes do outro. Quando isso for feito constantemente, o hábito se instalará.

3. Rodízio

É importante que a criança entenda que o espaço é limitado e que ela pode doar um brinquedo quando ganhar um novo. Isso a ajudará a entender muitas coisas como a não acumular, a ser solidária e a manter a organização no espaço cabível.

Advertisement

4. Faxina

Os brinquedos precisam ser limpos também, pois acumulam poeira e as bactérias e fungos podem se instalar e atrapalhar na saúde da família. Brinquedos de plástico podem ser lavados com detergente e esponja macia e secados ao ar livre. Fazer isso em dias de verão é excelente com a participação do dono dos brinquedos. As crianças podem aprender como cuidar de seus pertences e que a limpeza faz parte dos cuidados com seus objetos. Elas também podem participar da separação de brinquedos quebrados e assim entender que o descarte é importante assim como o desapego. Alguns brinquedos se tornam perigosos e é melhor que a criança entenda que ele deve ser jogado fora para evitar acidentes. Depois de limpos os brinquedos que estão bons podem ser guardados e organizados pelas crianças juntamente com seus pais. Eles vão entender que tudo isso dá trabalho e que manter o quarto organizado e limpo é agradável e satisfatório.

Com paciência e sabedoria os pais podem ajudar as crianças a entenderem que espalhar todos os brinquedos no chão dará muito mais trabalho que usar apenas alguns e guardar antes de pegar outros. Quando eles participam da organização e limpeza eles dão muito mais valor pelo que possuem e incentivam seus amigos a fazerem o mesmo.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.