O que é mais importante? Seu filho ou seu celular?

Muitos filhos têm reclamado que seus pais pedem para eles não usarem tanta tecnologia quando eles mesmos não largam o celular...

423 views   |   13 shares
  • Talvez já tenha passado no seu feed de notícias do Facebook uma imagem com alguns dizeres modernos que lembram aos pais que os filhos precisam da atenção deles, muito mais que seus dispositivos eletrônicos. Elas foram criadas por uma campanha para conscientizar os pais e evitar que os pequenos sofram com a ausência de seus responsáveis, pois apesar de estarem presentes, sua atenção pertence ao aparelho eletrônico e alguns simples "aham" podem sair de suas bocas mesmo que seus olhos nem se levantem.

  • Segundo pesquisa, os filhos se queixam que seus pais trocam a atenção que deveriam lhe proporcionar pelo celular. Em comparação com outros países, o Brasil tem o maior índice de pais que utilizam o celular mais do que deveriam. Em estatística, 87% dos filhos reclamam da situação e 56% confiscariam os aparelhos de seus pais caso pudessem fazê-lo.

  • Mesmo que os pais comecem um diálogo, logo desviam o olhar para o dispositivo móvel e continuam ouvindo sem realmente prestar atenção. Dos entrevistados, 32% afirmaram sentirem-se rejeitados quando situações como essa acontecem. A pesquisa entrevistou 6.117 pessoas, adultos e filhos entre 8 e 13 anos, em vários países. No Brasil, 316 pessoas participaram.

  • Adotada por um hospital de grande prestígio e importante para que todos os pais revejam seus hábitos em casa, a campanha visa alertar familiares sobre essa violência virtual praticada nos lares. Os efeitos dessa prática em um jovem ou uma criança podem ser desastrosos e é justamente por isso que as imagens são divulgadas e buscado o incentivo ao olho no olho entre pais e filhos.

  • Outros pais e até famosos comentam a experiência tentando mostrar com suas experiências ruins o quanto a criança considera importante a atenção. Um exemplo disso é este vídeo.

  • Pais que deixam de lado os celulares e interagem em seu tempo com seus filhos podem garantir as seguintes virtudes:

  • Advertisement
    1. A criança constrói um sistema de valores e autoestima forte. O olhar, o sorrir, as palavras de incentivo e outras conexões únicas incentivam a criança e a ajudam a continuar, mesmo com frustrações, pois têm em quem se apoiar.

    2. Habilidades emocionais são mais bem acionadas nas crianças. Elas sabem que o celular é importante para seus pais e ao ver que eles têm autocontrole um aprendizado é firmado e elas aprendem como superar problemas futuros e compreendem como escolher o que for mais importante.

    3. Os bebês não aprendem a interagir com outros através de telas. Isso só ocorre pela conexão entre seres humanos.

    4. O aprendizado na comunicação, especialmente com bebês, ocorre com as conversas entre eles e seus pais. Quanto mais complexas as frases, maior estímulo seus cérebros recebem e maior o aprendizado também.

  • É difícil prever o quanto a falta de atenção ao filho causará em seu futuro, mas qualquer pessoa que quer conversar com alguém e precisa competir com a atenção dada a uma tela se sente mal. Fica fácil então usar de empatia e perceber que para os filhos, que depositam todo seu amor e confiança aos pais, ter sua atenção dividida com um aparelho eletrônico é muito desafiador e frustrante.

  • Além de entender a importância da atenção exclusiva aos filhos, como todos sabem, o exemplo sempre fala mais alto que os ensinamentos. Ficar pedindo para o filho largar o celular quando os pais não têm essa disciplina soará esquisito. Quando um esforço é realizado e o amor preenche o coração, os filhos sentirão que recebem a atenção necessária e confiarão em seus pais, e, naturalmente, deixarão de lado seus aparelhos para conversar com eles.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

O que é mais importante? Seu filho ou seu celular?

Muitos filhos têm reclamado que seus pais pedem para eles não usarem tanta tecnologia quando eles mesmos não largam o celular...
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr