É isso que seu bebê sente quando você ri durante a gravidez

Seu bebê pode ouvir e a ciência diz exatamente que sensação a sua risada produz.

Amberlee Lovell

Sabe aquelas boas risadas? As que curam a sua alma e trazem lágrimas de alegria? Ao que parece, não são momentos maravilhosos apenas para você – são bonitos também para o bebê em seu ventre.

A partir do sexto mês de gestação, o bebê é afetado por suas emoções, segundo pesquisa da Association for Psychological Science. Os efeitos são tão poderosos, que sua saúde emocional pode começar a formar as atitudes do bebê em relação à vida.

O que você come, como gerencia o estresse, lida com a depressão ou cuida do seu corpo – tudo isso afeta esse pequeno ser no seu útero. E é dessa maneira que as risadas afetam seu bebê:

É como uma montanha-russa

Fisicamente, o bebê se move para cima e para baixo quando a mãe ri.

“Quando observamos o feto no ultrassom e a mãe começa a rir, podemos vê-lo flutuando de cabeça para baixo no ventre, saltando para cima e para baixo, ‘bum… bum… bum’, como se estivesse saltitando em um trampolim”, disse Janet DiPietro, da Universidade John Hopkins. “Quando as mães veem isso na tela, elas riem ainda mais e o feto sobe e desce ainda mais rápido. A gente se pergunta se é por isso que as pessoas crescem gostando de montanhas-russas”.

Advertisement

A doutora Janet fez muitos estudos sobre fetos. Doze semanas antes de o bebê nascer, ele já está se comportando como um recém-nascido. Isso significa que suas risadas afetam as emoções dele assim como os seus movimentos.

Seu humor é transferido (de certa forma) para o bebê

Ansiedade, estresse ou depressão prolongados afetam o bebê no ventre. As mães muito ansiosas durante a gravidez têm maiores chances de terem bebês ansiosos e com cólica. Os bebês nascidos de mães deprimidas são 1,5 vezes mais propensos a terem depressão aos 18 anos, e têm mais problemas emocionais, como agressividade.

Isso ocorre porque os hormônios podem passar para a placenta e para o bebê.

Obviamente, a ansiedade e a depressão são difíceis de controlar, por isso tente fazer algo para aliviar esses hormônios: como dar boas risadas. O riso não apenas a deixa temporariamente mais feliz, ele também muda o seu corpo, de acordo com a Mayo Health Clinic.

Rir a deixa mais feliz porque você inspira mais oxigênio, fazendo aumentar a quantidade de endorfina liberada no cérebro. Também ajuda a relaxar, aliviando a tensão muscular e estimulando a circulação. Os efeitos a longo prazo vão desde o fortalecimento do sistema imunológico, o alívio da dor e o aumento da satisfação pessoal – tudo o que afeta o seu bebê.

Advertisement

O bebê está memorizando sua risada

Assim como você já conhece o bebê em seu ventre, o bebê está conhecendo você. Pense nas características que você já pode perceber apenas pela sua movimentação. Ele está assimilando a sua personalidade da mesma forma.

Uma pesquisa mostra que a frequência cardíaca do feto diminui quando a mãe fala. Sua voz, sua risada, sua cantoria e seu choro são familiares ao bebê. Ele reconhece, e pode ser relaxante para ele.

Nos momentos em que você não consegue rir

Todas nós temos dias difíceis. Não deixe isso preocupá-la. O estresse ocasional ou os dias ruins não terão efeitos duradouros em seu bebê. Tome um banho demorado, respire fundo, faça yoga ou tire um dia para mimar-se. Mas, sempre que possível, deixe seu bebê sentir a sensação deliciosa proporcionada pelo seu riso.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original This is what your baby feels when you laugh during pregnancy

Toma un momento para compartir ...

Amberlee Lovell

Amberlee é a gerente de conteúdo do site FamilyShare.com, ela é formada em jornalismo. Ela cria coisas incríveis com sua experiência em escrita, design gráfico, fotografia, vídeo e música. Ela ama sua família, o ar livre, bebês raposa e podcasts.