Segundo a ciência, as mulheres precisam dormir mais que os homens

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  • Se você é mulher já deve ter notado que mesmo dormindo a mesma quantidade de horas de seu marido, ele acorda, normalmente, com mais disposição do que você, não é mesmo?

  • Se até então você se achava mais preguiçosa do que ele pode esquecer essa sua teoria, na verdade há uma resposta da ciência para este fato.

  • Segundo o neurocientista e especialista em sono, Dr. Jim Horne, da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, as mulheres precisam mesmo de mais horas de sono e descanso para o bem de seu dia.

  • Isso ocorre porque o cérebro feminino é mais complexo do que o masculino e por isso precisa de mais horas de descanso para se recuperar totalmente e estar pronto para novas atividades. Quando isso não acontece, as mulheres estão mais propensas a sofrer com irritabilidade, depressão e sentimentos ruins do que os homens.

  • Para garantir uma boa noite de sono e descanso alguns cuidados são importantes:

    • Ter um colchão e travesseiro confortáveis são essenciais para que seu corpo consiga relaxar e ter uma noite boa de sono.

    • Evite se alimentar nas três horas que antecedem sua noite de sono, assim, quando for se deitar sua digestão já foi finalizada. É importante que os alimentos consumidos à noite sejam sempre leves e de fácil digestão.

    • Manter a temperatura ambiente adequada em seu quarto vai ajudar a ter uma noite tranquila de sono. Noites muito quentes ou frias demais provavelmente farão com que você acorde no decorrer da madrugada, o que atrapalha suas horas de sono.

    • Evite o uso de bebidas alcoólicas, ou bebidas e alimentos à base de cafeína, pois são estimulantes e farão com que você tenha dificuldade de pegar no sono.

    • Respeitar sempre a mesma hora de ir para cama ajuda pouco a pouco com que seu organismo se prepare para descansar.

    • Ao anoitecer, procure diminuir as luzes do ambiente, desta forma seu organismo vai entendendo que já escureceu e passa a liberar o hormônio que proporciona a sensação de sono.

    • Uma música tranquila ou a leitura antes de dormir são ferramentas que ajudam a convidar o sono. Por outro lado, as luzes do celular atrapalham, sendo assim, troque seu eletrônico pela leitura de um bom livro.

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  • Se você conhece sua necessidade de sono diário para garantir disposição e bom humor no dia seguinte, respeite-se e procure dormir adequadamente.

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Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

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