Psiquiatras confirmam que as crianças que vão para a cama entre estas horas correm maior risco de desenvolver estes tipos de transtornos mentais

A hora em que seus filhos vão dormir terá um impacto em sua saúde mental quando crescerem.

Emma E. Sánchez

Todas as mães reconhecem a importância do sono no desenvolvimento das crianças. Não é à toa que existe a expressão “as crianças acordam maiores” e certamente muitas de nós vimos isso acontecer, as crianças crescem enquanto dormem, mas não apenas o crescimento é favorecido, mas outros processos mentais e fisiológicos também são beneficiados quando as crianças dormem bem e o tempo suficiente.

Quando eu era mais nova, lembro que minha mãe nos mandava dormir e ponto final: ou você dormia ou você dormia, não tinha escolha. Eu, quando me tornei mãe, me lembro de ter todo um ritual com minhas filhas, quando elas eram pequenas, para ir para a cama: era preciso tomar banho, colocar o pijama, ler uma história de vez em quando, apagar as luzes e então ter certeza de que ninguém saísse de seu quarto sob qualquer pretexto. Agora vejo as mães jovens e, oh! Terror! As crianças colocam seus pais para dormir!

Com o avanço da tecnologia, tem ocorrido um fenômeno muito interessante: os pais mandam seus filhos para a cama, mas não percebem que uma vez que as crianças estão em seus quartos, ligam seus aparelhos eletrônicos, se conectam à internet e ficam jogando ou navegando na rede até a madrugada, e isso, obviamente, altera seu ciclo de sono.

Alguns dias atrás, a página ‘Por que o se me ocurrió’ declarou que este mau hábito em crianças, (e eu diria que em adultos também), de ir dormir tarde, está causando grandes estragos na saúde mental das crianças.

O psiquiatra, José Ferreira Belisario, reconhece que as crianças que dormem pouco, mostram falta de concentração, mais ansiedade e outros distúrbios.

Advertisement

Por que o sono é tão importante?

Enquanto a criança dorme, o hormônio do crescimento desempenha suas funções especialmente quando o sono está em seu quarto estágio ou um sono muito profundo, então, se a criança dorme tarde, o hormônio simplesmente não terá a oportunidade de funcionar corretamente.

Da mesma forma, se uma criança não dorme bem, no dia seguinte, seu rendimento será muito menor, afetando também seu desempenho acadêmico.

O que podemos fazer como pais?

Primeiramente, reconheça que temos um problema de saúde se nossos filhos não forem dormir na hora certa. Este é um desafio muito importante e, para alcançá-lo, temos as seguintes sugestões:

Estabelecer rotinas

Fazer as tarefas, brincar, assistir TV, jantar, tomar banho e ir para a cama em horários regulares, acostuma o corpo e a mente e cada dia será mais fácil fazê-lo.

Ter um ambiente agradável e relaxante

Depois de uma certa hora, não deve haver ruídos altos ou música alta, e sim um ambiente que convide a paz e tranquilidade.

Advertisement

Outra coisa interessante é usar a cama apenas para dormir, ou seja, não faça tarefas ou outras atividades na cama, isso com o único propósito de que a criança relacione a cama com descanso e sono. Você verá que assim ela irá pegar no sono ao encostar a cabeça no travesseiro.

Apagar a luz

Sem luzes que simulam o dia, luzes bem fracas e, uma vez na cama, desligue a luz para que a melatonina faça seu trabalho. Não é o mesmo dormir no escuro que com luz.

Jantar leve

Recarregar o estômago causa desconforto e até pesadelos!

Dar segurança e confiança

Se durante o dia tiveram eventos desagradáveis, problemas ou algo ainda mais grave, primeiro devemos conversar com a criança, ajudá-la a entender e processar o acontecido, ou se não ela terá sonhos inquietos, monstros, lágrimas e recusar-se a dormir.

Reserve um tempo para ler uma história, conversar com calma, orar e beijar seu filho. Meu pai sempre dizia: “Sonhe com os anjinhos” e muitas vezes foi verdade.

Advertisement

Seja um exemplo

Você também precisa cuidar dos seus hábitos de descanso. Você se sentirá muito bem!

Se depois de fazer tudo isso seu filho ainda tiver dificuldade para adormecer, dormir completamente ou tiver pesadelos noturnos, você pode procurar mais informações com especialistas em distúrbios do sono.

Aqui, o mais importante é lidar com a situação com suas próprias mãos e assumir o controle. Lembre-se: a saúde emocional e mental de seus filhos está em suas mãos.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Psiquiatras CONFIRMAN que los niños que se acuestan entre estas horas corren más riesgo de desarollar estos tipos de transtornos mentales.

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Pedagoga e terapeuta de família e de casal. Casada e mãe de três filhas adultas. Apaixonada por Educação e Literatura. Escrever sobre temas familiares para ajudar os outros é minha melhor experiência de vida.