Doutora explica 3 maneiras de controlar as emoções

Saiba como manter as suas emoções sob controle para que elas parem de atrapalhar você.

2,937 views   |   13 shares
  • Todo mundo quer ter sucesso pessoal e profissional, mas muitos se atrapalham por conta do descontrole emocional. Claro que as emoções são importantes, desde que não controlem nosso comportamento.

  • Um exemplo interessante é que, por instinto, o cérebro manda adrenalina para as mãos sempre que experimentamos a raiva e para as pernas quando sentimos medo. Se não aprendermos a controlar essas emoções todas as vezes que sentirmos raiva vamos partir para a violência e sair correndo sempre que sentirmos medo. Organizar nossas emoções é primordial para encontrarmos satisfação na vida.

  • A forma como os indivíduos lidam com suas emoções tem sido alvo de muitos estudos que visam o desenvolvimento da inteligência emocional. Cada pessoa tem, por natureza, uma reação diferente aos estímulos emocionais, mas não há dúvida de que é possível e muito saudável aprender a dominá-los. Sendo o ser humano muito complexo e único, cada um deve encontrar uma maneira que melhor se adapte a si mesmo.

  • A Dra. Iris Mauss, uma importante pesquisadora americana, explicou, nessa matéria, três estratégias mais amplamente estudadas para alcançar equilíbrio emocional:

  • 1. Reavaliação

  • Envolve a maneira como as pessoas pensam e reformulam suas reações emocionais. É uma forma pela qual as pessoas conseguem transformar suas emoções a partir da tomada de consciência dessa necessidade. É muito positiva, pois, trazendo a emoção ao nível da razão é possível avaliar o melhor a ser feito em favor de si mesmo e de suas interações.

  • A pesquisa mostrou que: "Esses esforços são muitas vezes recompensados com emoções mais positivas e menos negativas, bem como resiliência, melhores laços sociais, maior autoestima e satisfação geral da vida".

  • 2. A supressão

  • Equivale ao controle do comportamento em relação à emoção que se vive. Seria como se, mesmo sentindo medo, você demonstrasse segurança sorrindo, por exemplo. É, na verdade, um controle do comportamento da emoção, no qual não se demonstra o que realmente se sente. Essa estratégia pode ser positiva em muitos casos, mas também pode gerar grande estresse se usada continuamente, além de comprometer, em alguns casos, a própria autenticidade.

  • Advertisement
  • Os estudos mostraram que: "As pessoas que usaram a supressão foram menos capazes de consertar seus estados de espírito negativos, apesar de mascarar seus sentimentos internos".

  • 3. Aceitação emocional

  • Aceitar no sentido de reconhecer e entender os motivos que fizeram este sentimento aparecer é muito eficaz para aprender a acolhê-lo e superá-lo. A aceitação está relacionada à diminuição das emoções negativas, bem como à resiliência. Assim, a admissão dos próprios limites e o autoperdão podem ter ótima função para o controle emocional.

  • De acordo com Mauss, o controle emocional não é simples ou fácil de aprender: "Vários fatores, incluindo a cultura, podem tornar diferentes estratégias adaptáveis ou não. O controle da emoção também depende das crenças intuitivas e das mentalidades que as pessoas mantêm sobre suas emoções".

  • Portanto, para não deixar que suas emoções controlem a sua vida, reflita sobre as suas crenças, observe se elas não estão limitando a sua felicidade. Esteja aberto a novas ideias, ouse pensar diferente e enxergar novas possibilidades. Aceite que a evolução exige flexibilidade e mudanças positivas.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Doutora explica 3 maneiras de controlar as emoções

Saiba como manter as suas emoções sob controle para que elas parem de atrapalhar você.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr