6 sinais de que seu corpo precisa de magnésio

Grande parte da população não consome magnésio como deveria e o resultado são problemas sérios de saúde.

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  • O magnésio, ou cloreto de magnésio, é um mineral importante para a nutrição humana. Sua carência traz sintomas que afetam a qualidade de vida, tais como dores articulares, aumento da pressão arterial, dores de cabeça, cansaço e fadiga. Sem magnésio e outros eletrólitos, os músculos não respondem aos estímulos, o coração não bate e o cérebro não recebe nenhum sinal. Ou seja, precisamos dos eletrólitos para viver, entre eles, o magnésio.

  • O corpo humano depende do magnésio para o bom funcionamento dos sistemas nervoso, cardiovascular, músculo, ósseo, digestório e respiratório, para as funções orgânicas de absorção e mineralização, para os processos enzimáticos.

  • O corpo não armazena o magnésio em quantidade suficiente e nem evita que este seja excretado como resultado de alto estresse, ingestão de açúcar, cafeína, álcool, diarreia, e dietas ricas em proteínas e frutas.

  • Somente através dos sintomas é possível diagnosticar a carência, já que esta não aparece em exames de sangue. Por isso é bom ficar atento caso se sinta mal pela manhã ou tenha recorrentes dores de cabeça. Veja aqui 6 sinais de que seu corpo precisa de magnésio:

  • 1. Contratura muscular

  • A contratura muscular é um espasmo do músculo que diferente da câimbra que é um espasmo muscular agudo, a contratura muscular é prolongada, a causa são alterações na concentração de eletrólitos e presença de ácido lático. O principal íon ligado a contração muscular é o cálcio, porém a falta de potássio e magnésio estão envolvidos no espasmo muscular.

  • 2. Taquicardia

  • A taquicardia é uma aceleração dos batimentos cardíacos, cuja causa pode ser desde um susto até uma doença cardíaca ou pulmonar. Como o mineral está diretamente ligado ao funcionamento do sistema cardiovascular, quando há falta acontece a taquicardia.

  • 3. Espasmos

  • Como, por exemplo, o blefarospamo, movimento contínuo, como um tremor involuntário das pálpebras. Uma de suas causas é o déficit de magnésio, já que este atua para o funcionamento correto do sistema musculoesquelético. É possível também surgir o espasmo gástrico.

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  • 4. Cansaço ao acordar

  • Quando já se acorda cansado é necessário investigar as causas, pois pode ser apneia do sono, ou outro problema de saúde. No entanto, existe uma associação evidente entre a falta de magnésio e o cansaço crônico. Também se tem dito sobre os níveis de açúcar consumidos por quem se sente cansado. O açúcar é o maior ladrão de magnésio. Cada única molécula de açúcar consome mais de 50 vezes a quantidade de magnésio causando cansaço e letargia.

  • 5. Agitação, insônia e irritabilidade

  • O magnésio atua sobre os neurotransmissores cerebrais que ajudam o corpo a relaxar. Estes neurotransmissores são responsáveis pela regulação do sono e agitação. Sua falta pode causar insônia irritação e agitação. Níveis adequados de magnésio, não apenas evitam a insônia como contribuem para a calma e o relaxamento adequados.

  • 6. Pedras nos rins e outros problemas

  • Segundo estudos atuais, o magnésio está ligado à distribuição de cálcio no organismo e na falta deste, o cálcio que deveria ir para os ossos acaba se fixando em outras partes do corpo como nos rins formando pedras. O magnésio atua na urina como inibidor da cristalização do cálcio. O cálcio não direcionado aos ossos pode também se fixar nas artérias coronárias, causando obstrução e nas articulações, causando rigidez.

  • Alimentos que contêm magnésio

  • Os vegetais folhosos verdes de folhas escuras (quanto mais escuras melhor). Para melhor aproveitamento, os vegetais folhosos devem ser comidos crus.

  • Outros alimentos ricos em magnésio são as leguminosas, os grãos (feijão, lentilha, grão-de-bico e similares), o chocolate, algas e grãos integrais cultivados organicamente, já que na cultura comum esse nutriente é perdido. Também amêndoa, abobrinha, cenoura, espinafre, ovos, nozes e frutos do mar são boas fontes de magnésio.

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  • Também é possível consumir-se suplementos de magnésio, nesse caso o Cloreto de Magnésio PA, que é vendido em sachês de 30 mg em casa de produtos naturais.

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Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

6 sinais de que seu corpo precisa de magnésio

Grande parte da população não consome magnésio como deveria e o resultado são problemas sérios de saúde.
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