6 sinais de que seu corpo precisa de magnésio

Grande parte da população não consome magnésio como deveria e o resultado são problemas sérios de saúde.

Stael Ferreira Pedrosa

O magnésio, ou cloreto de magnésio, é um mineral importante para a nutrição humana. Sua carência traz sintomas que afetam a qualidade de vida, tais como dores articulares, aumento da pressão arterial, dores de cabeça, cansaço e fadiga. Sem magnésio e outros eletrólitos, os músculos não respondem aos estímulos, o coração não bate e o cérebro não recebe nenhum sinal. Ou seja, precisamos dos eletrólitos para viver, entre eles, o magnésio.

O corpo humano depende do magnésio para o bom funcionamento dos sistemas nervoso, cardiovascular, músculo, ósseo, digestório e respiratório, para as funções orgânicas de absorção e mineralização, para os processos enzimáticos.

O corpo não armazena o magnésio em quantidade suficiente e nem evita que este seja excretado como resultado de alto estresse, ingestão de açúcar, cafeína, álcool, diarreia, e dietas ricas em proteínas e frutas.

Somente através dos sintomas é possível diagnosticar a carência, já que esta não aparece em exames de sangue. Por isso é bom ficar atento caso se sinta mal pela manhã ou tenha recorrentes dores de cabeça. Veja aqui 6 sinais de que seu corpo precisa de magnésio:

1. Contratura muscular

A contratura muscular é um espasmo do músculo que diferente da câimbra que é um espasmo muscular agudo, a contratura muscular é prolongada, a causa são alterações na concentração de eletrólitos e presença de ácido lático. O principal íon ligado a contração muscular é o cálcio, porém a falta de potássio e magnésio estão envolvidos no espasmo muscular.

Advertisement

2. Taquicardia

A taquicardia é uma aceleração dos batimentos cardíacos, cuja causa pode ser desde um susto até uma doença cardíaca ou pulmonar. Como o mineral está diretamente ligado ao funcionamento do sistema cardiovascular, quando há falta acontece a taquicardia.

3. Espasmos

Como, por exemplo, o blefarospamo, movimento contínuo, como um tremor involuntário das pálpebras. Uma de suas causas é o déficit de magnésio, já que este atua para o funcionamento correto do sistema musculoesquelético. É possível também surgir o espasmo gástrico.

4. Cansaço ao acordar

Quando já se acorda cansado é necessário investigar as causas, pois pode ser apneia do sono, ou outro problema de saúde. No entanto, existe uma associação evidente entre a falta de magnésio e o cansaço crônico. Também se tem dito sobre os níveis de açúcar consumidos por quem se sente cansado. O açúcar é o maior ladrão de magnésio. Cada única molécula de açúcar consome mais de 50 vezes a quantidade de magnésio causando cansaço e letargia.

5. Agitação, insônia e irritabilidade

O magnésio atua sobre os neurotransmissores cerebrais que ajudam o corpo a relaxar. Estes neurotransmissores são responsáveis pela regulação do sono e agitação. Sua falta pode causar insônia irritação e agitação. Níveis adequados de magnésio, não apenas evitam a insônia como contribuem para a calma e o relaxamento adequados.

6. Pedras nos rins e outros problemas

Segundo estudos atuais, o magnésio está ligado à distribuição de cálcio no organismo e na falta deste, o cálcio que deveria ir para os ossos acaba se fixando em outras partes do corpo como nos rins formando pedras. O magnésio atua na urina como inibidor da cristalização do cálcio. O cálcio não direcionado aos ossos pode também se fixar nas artérias coronárias, causando obstrução e nas articulações, causando rigidez.

Advertisement

Alimentos que contêm magnésio

Os vegetais folhosos verdes de folhas escuras (quanto mais escuras melhor). Para melhor aproveitamento, os vegetais folhosos devem ser comidos crus.

Outros alimentos ricos em magnésio são as leguminosas, os grãos (feijão, lentilha, grão-de-bico e similares), o chocolate, algas e grãos integrais cultivados organicamente, já que na cultura comum esse nutriente é perdido. Também amêndoa, abobrinha, cenoura, espinafre, ovos, nozes e frutos do mar são boas fontes de magnésio.

Também é possível consumir-se suplementos de magnésio, nesse caso o Cloreto de Magnésio PA, que é vendido em sachês de 30 mg em casa de produtos naturais.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.