7 passos para trabalhar na HORA DA BIRRA!

Conheça novos métodos da Disciplina Positiva e descubra formas efetivas de acalmar as birras do seu filho ensinando um controle emocional ideal!

Cibele Carvalho

Um dos momentos mais estressantes que como pais enfrentamos certamente são as horas de descontrole emocional dos nossos pequenos, as famosas birras!

Atualmente, sentimos, como educadores de nossas crianças, a necessidade de uma disciplina diferenciada daquele que antigamente aplicavam nossos queridos pais. As informações e o comportamento de nossos filhos também se modernizaram, assim como tudo ao nosso redor.

Por essa razão, nada mais justo do que, como pais, também começarmos a nos adaptar a disciplinas atuais, como a chamada Disciplina Positiva.

Essa nova técnica trabalha o emocional da criança, atuando diretamente em seus sentimentos, compreendendo e ensinando a criança a sentir.

De acordo com Elisama Santos, escritora e educadora do grupo Mundo em Cores, conseguimos resultados mais efetivos contra as birras ao aplicarmos os seguintes passos:

Advertisement

1. Esteja presente

Pare tudo o que tiver fazendo para resolver o conflito. Olhar diretamente nos olhos de nossos filhos quando estiverem em descontrole emocional pode fazer toda a diferença, para isso você precisa concentrar-se na criança e mais nada.

2. Evite sermões

Não é hora para sermões nem ensinar nada nesse momento, apenas acalmar a criança.

Em algumas circunstâncias o melhor a ser feito é apenas acalmar a criança das suas emoções, e nada melhor do que um abraço e um colo para isso.

3. Abaixe-se sempre para falar com a criança

O objetivo disso é poder olhar nos olhos dela. Essa fase aplica-se também (e especialmente) nos momentos das birras na rua, no mercado, em lojas… Abaixe-se em qualquer ambiente para falar com seu filho, coloque-se na mesma condição que a criança, e fale com calma e firmeza.

4. Nomeie à criança o sentimento que ela está tendo e desconhece

Nós, adultos, já sabemos o que e como nos sentimos em determinadas ocasiões e situações; já as crianças ainda não sabem sequer o nome dos sentimentos que borbulham em seu corpo e em suas mentes. Precisam ser treinadas para entender o que estão sentindo e qual deverá ser a sua posição frente ao que sente.

Advertisement

5. Acolha o sentimento

Explique as razões de sentir-se assim, e que é normal e comum. Procure entender porque ela se sentiu assim nesse momento, tente fazer com que ela explique.

As crianças conseguem explicar o que sentem, se dermos a devida atenção às suas palavrinhas e gestos, conseguiremos entender suas expressões, falas e aproveitar para ensinar que não é ruim sentir isso, apenas precisam saber lidar, controlar suas expressões e sentimentos.

6. Divida seus defeitos com a criança

Mostre que você também é vulnerável e sente a mesma coisa que ela às vezes.

Os pais também erram, também se irritam, também ficam descontrolados… Ensine através do exemplo, aprendendo também a manter um controle emocional na hora da raiva.

7. Utilize a imaginação

Sua e da criança, para criar maneiras de resolver esses conflitos.

Advertisement

Todo progresso infantil, quando aliado à imaginação que é forte e fértil nas crianças, é alcançado com mais eficiência. Use os personagens favoritos do seu filho como exemplo, trabalhe com as vontades, sonhos, desejos da sua criança.

É obvio que não é na primeira tentativa sua que a criança irá responder a esses passos com toda efetividade que você deseja, mas precisamos ser persistentes no ensinar. Ser constante no ensino e nos métodos favorece o aprendizado.

Nossos filhos carecem de um emocional equilibrado e conhecimento dos seus sentimentos, podemos oferecer isso a eles, começando por uma mudança em nós mesmos.

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.