4 benefícios pouco conhecidos da massagem

Estes são os 4 benefícios da massagem para sua saúde.

Roberta Preto

Há muitos benefícios nas massagens, como o alívio das dores, correção postural, redução de medidas e muitos outros. E, devido a esses grandes benefícios, cada vez mais essa prática tem sido aceita e bem utilizada nos tratamentos que auxiliam em curas da mente e do corpo.

De acordo com o site vix, estes são os 4 benefícios pouco conhecidos da massagem:

1. Relaxa os músculos e alivia o estresse

A massoterapia tem por função trabalhar o relaxamento dos músculos profundamente. Quando isso ocorre, o cérebro não sente mais nenhuma ameaça, então ele corta a reação em cadeia do estresse e passa a relaxar todos os outros sistemas do corpo.

Shiatsu

O Shiatsu é uma massagem utilizada para proporcionar o bem-estar tanto físico como emocional. De origem chinesa, ele equilibra os canais de energia que percorrem todo o corpo humano, ou seja, os pontos dos meridianos. Assim ele pode melhorar toda a circulação sanguínea, também pode combater a insônia, ansiedade, alivia a dores de cólica menstruais, intestino preso, enxaqueca, dor de cabeça e dores causadas pela má postura.

Segundo a fisioterapeuta Mariana Moraes, essa técnica atua no fluxo da energia e produz equilíbrio, assim faz aparecer o que estava bloqueado e para o que estava em excesso. Portanto, essa evolução de energia tende a fortalecer o organismo criando uma resistência natural. Também desenvolve a capacidade de corrigir os desequilíbrios internos, previne patologias, trata doenças agudas e crônicas.

Advertisement

2. Reduz o inchaço

A massagem tem a capacidade de eliminar o excesso de líquidos e também reduz os inchaços.

Ayurvédica

A massagem Ayurvédica, auxilia na liberação de toxinas presas nos músculos, tecidos e circulação. Ela resulta no alívio de tensões, especialmente as crônicas, realinhamento postural, fortalecimento do sistema imunológico, depressão e redução do estresse.

A Desportiva: utilizada nos esportistas, ela tem como foco os grupos musculares que mais são usados na hora da prática esportiva, assim ela relaxa a musculatura, oxigenação das células e produz uma melhor circulação do sangue, assim os atletas podem recuperar o vigor físico e seus grupos musculares com agilidade.

A Destoxi Drenante: Segundo a especialista, essa drena e desintoxica todo o organismo, minimiza inchaços e traz equilíbrio às funções metabólicas. Ela também produz relaxamento muscular e reduz a flacidez. Os produtos ativos utilizados no creme derivam-se da biotecnologia marinha, potencializando uma ação drenante, por isso reduz o inchaço.

3. Elimina as toxinas

A massoterapia permite a eliminação de toxinas e auxilia o melhoramento do sistema imunológico.

Advertisement

Abhyanga

A massagem abhyanga é trabalhada com o uso de óleo morno. Essa seleção é feita de acordo com a caracterização do perfil biológico do paciente, conhecido como o Dosha. Na hora de trabalhar a massagem é utilizado muito óleo, pois tem o propósito de eliminar as toxinas e nutrir os tecidos do paciente.

“Como atua diretamente nos sistemas linfático, sanguíneo e nervoso, também estimula o sistema digestivo”, ressalta a fisioterapeuta.

Esta massagem auxilia para a melhora da oxigenação dos tecidos e age para a prevenção de doença, proporcionando qualidade na saúde do paciente.

4. Proporciona paz

A massoterapia, como citado acima, produz diversos benefícios para que o paciente tenha uma boa qualidade de vida, contudo, é importante ressaltar que ela auxilia no equilíbrio do sistema nervoso, o que proporciona calma e paz.

A maneira como o terapeuta utiliza as mãos sobre o corpo do paciente, faz com que os hormônios que estão conectados às sensações de recompensa e prazer sejam estimulados.

Advertisement

O silêncio e a tranquilidade produzem uma introspecção, onde é possível se esquecer de todas as preocupações por um momento, portanto, é possível sentir paz e alívio das dores físicas, mentais e emocionais. E, assim, o paciente renova suas forças para viver a vida aliviado de suas dores.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.