4 problemas de saúde podem ser caracterizados pela papada do pescoço
A obesidade pode fazer com que algumas regiões do corpo mudem de tamanho, mas além dela, é preciso investigar caso você note a papada abaixo do queixo, ela pode indicar problemas de saúde.
Renata Finholdt
Sabe aquela papada logo abaixo do queixo que a maioria de nós tememos e detestamos quando surge? Ela pode ser muito mais do que apenas um sinal de que estamos com uns quilinhos a mais, pode indicar problemas de saúde que precisam ser investigados.
As mulheres, principalmente, se preocupam com sua aparência quando surge, no decorrer do tempo, aquela indesejável papada, e acabam recorrendo a diversos tipos de tratamento com cremes, massagens e outras técnicas avançadas, a fim de reverter o quadro. Algumas vezes isso tudo pode realmente dar certo, principalmente quando associado a uma dieta de perda de peso, mas procurar observar a saúde como um todo é o passo inicial para quem se depara com um problema como este.
Isso tudo porque outros problemas de saúde podem desenvolver a papada como característica, além da obesidade problemas com a tireoide, a Síndrome de Cushing e Síndrome Metabólica precisam ser investigados.
Síndrome Metabólica
É um conjunto de fatores que quando associados aumentam as chances do indivíduo para problemas cardíacos e acidente vascular cerebral.
A diabetes, pressão alta, colesterol e gordura abdominal podem ser sinais da síndrome que normalmente acontece em pessoas acima do peso e sedentárias.
Por este motivo o surgimento da papada precisa ser mais bem investigado para descartar problemas maiores.
Hipotireoidismo e Hipertireoidismo
A tireoide é uma glândula responsável pela fabricação de hormônios. Quando ela fabrica e descarrega na corrente sanguínea mais hormônios do que o necessário, acarreta um quadro de hipertireoidismo.
Quando não tratado, o hipertireoidismo pode desenvolver outros problemas. Nessa condição, o volume da tireoide pode aumentar ocasionando um bócio e aumentando a papada.
O hipotireoidismo é justamente o contrário, a glândula fica preguiçosa e passa a produzir menos hormônios do que deveria, por também estar alterada pode desenvolver a temível papada.
Ambos os quadros são passíveis de tratamento que ajudarão a manter a saúde em ordem e diminuir o inchaço embaixo do queixo.
Síndrome de Cushing
O cortisol, hormônio do estresse, quando em alta concentração é responsável pelo surgimento desta síndrome que provoca dentre outras coisas depósito de gordura na região do pescoço, onde surge então a papada.
A OMS – Organização Mundial da Saúde, acredita que mais de cinquenta mil pessoas ao redor do mundo hoje vivam com essa síndrome. Os sintomas são muito parecidos com o de outras doenças, o que dificulta o diagnóstico. Mas exames de sangue e plasma podem ser solicitados pelo especialista a fim de detectar a síndrome e iniciar o tratamento.
Fique atento as suas medidas na região do pescoço: Mulheres não devem ultrapassar os trinta e quatro centímetros de circunferência e homens trinta e oito. Converse com seu especialista se suas medidas forem maiores do que essas e busque auxílio para melhorar sua saúde.