Veja como está a menina que ‘nasceu duas vezes’ em 2016

Relembre a história da cirurgia impressionante e raríssima que salvou a vida de Lynlee, e como ela está hoje, com um ano e meio de vida.

Erika Strassburger

No ano passado, contamos a história impressionante de Lynlee Boemer, uma bebê americana que precisou sair do útero meses antes da data prevista para o seu nascimento para uma cirurgia de emergência.

Motivo da cirurgia

Um exame feito às 16 semanas de gestação detectou um tumor enorme, um teratoma sacrococcígeo que se desenvolve a partir do cóccix do feto. O tumor estava “roubando” sangue da menina e aumentando o risco de ela desenvolver insuficiência cardíaca.

Segundo matéria da BBC, a mãe da menina, Margaret Hawkins Boemer, estava inicialmente grávida de gêmeos, mas perdeu um dos bebês no final do primeiro trimestre. Assim que detectaram o tumor, os médicos aconselharam a mãe a abortar. Mas os médicos do Texas Children’s Fetal Center sugeriram operar, embora alertassem para os riscos da cirurgia. Lynlee tinha 50% de chance de sobreviver.

O coração da menina parou

A cirurgia foi feita às 23 semanas e 5 dias de gestação. Eles acabaram tendo de tirá-la do útero porque o tumor já havia ultrapassado o tamanho da menina.

Um dos médicos da equipe que realizou a cirurgia, Darrell Cass, contou à BBC que, por causa do tamanho do tumor, foi necessário fazer uma incisão muito grande para poder chegar ao tumor. Seu coraçãozinho praticamente parou de bater, mas havia um especialista na equipe responsável por mantê-la viva enquanto eles finalizavam a cirurgia, que acabou durando mais de 5 horas.

Advertisement

A mãe precisou ficar em repouso absoluto até o final da gestação. Doze semanas depois, Lynlee “nasceu pela segunda vez” de parto cesáreo. Mãe e filha passaram bem.

Um ano depois do nascimento

Quando a menina completou um aninho de vida, em junho de 2017, Margaret disse à People que ela estava progredindo e vencendo cada etapa. “Se não tivéssemos encontrado o Texas Children e médicos que estivessem dispostos a nos dar esperança e a fazer a cirurgia, não a teríamos aqui hoje”, contou.

Ela disse que, no início, foi difícil para a menina conseguir se sentar. Ela também arrastava a perna esquerda enquanto engatinhava. Mas, com o tempo, passou a se movimentar bem e dormir a noite toda. Com um ano de idade ela tinha 90% do peso e medida que deveria ter. “Estamos maravilhados de como ela está indo bem. Sabemos que Deus tem grandes planos para ela no futuro para fazer algo grandioso”, disse a mãe.

Lynlee hoje

Inside Edition’s follow up on Lynlee’s Story of Life posted 11/15/17: 👶🏼💖

Advertisement

Posted by Margaret Hawkins Boemer on Wednesday, November 15, 2017

No final do mês passado, Margaret postou no Facebook algumas fotos com notícias do estado de saúde da filha. Segundo a mãe, os resultados dos seus últimos exames estão dentro da normalidade, com pequenas complicações renais e de bexiga, mas nada grave.

Lynlee’s Life 11/30/17 Update:
Today was a long day at Children’s Dallas. We arrived at 9:30 and didn’t leave until 4…

Posted by Margaret Hawkins Boemer on Thursday, November 30, 2017

O vídeo abaixo mostra a trajetória da menina, inclusive cenas impressionantes da cirurgia

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.