Conheça o alimento que auxilia as mulheres a terem um bom parto
Para a saúde da gestante nada melhor que uma boa alimentação, ainda mais quando o alimento auxilia na hora do parto.
Michele Coronetti
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Ciência e Tecnologia da Jordânia mostrou que comer tâmaras ao final da gravidez pode facilitar o parto. O estudo foi realizado com 114 mulheres, nas quatro semanas finais de suas gestações. 69 delas comeram 6 tâmaras ao dia enquanto 45 não o fizeram. Elas não tinham diabetes ou outras doenças. O estudo apontou que as gestantes que ingeriram o fruto tiveram maior dilatação e um parto mais tranquilo.
Isso aconteceu devido às substâncias no fruto que são semelhantes à ocitocina, hormônio responsável pelo bem-estar, inclusive na hora do parto e amamentação. A ocitocina ajuda nas contrações uterinas facilitando a saída do bebê e permitindo uma maior dilatação. Ela também melhora as relações sociais entre a mãe e o bebê. Alguns estudos indicam que a sensação de bem-estar que a ocitocina promove no organismo após o nascimento da criança é que faz com que as mulheres tenham mais de um filho.
Por ser um fruto seco e doce, muitas gestantes também ficam saciadas e evitam a ingestão de outros doces, ajudando assim na manutenção da saúde da mãe e do bebê. Seu sabor exótico e adocicado cativa quem experimenta.
As tâmaras são ricas em minerais como o potássio, zinco, magnésio, cálcio, fósforo e ferro, tem altos níveis de fibra alimentar e muitas vitaminas. Ela age contra as câimbras que são comuns na gestação, pois possui 3 vezes mais potássio que a banana.
Comer tâmaras também ajuda o organismo a ser mais saudável evitando problemas.
- Pressão arterial alta
Além de ajudar a equilibrar a pressão, o magnésio contido na tâmara aliado ao potássio protege contra acidentes cardiovasculares.
- Saúde dos ossos
Os minerais presentes no fruto ajudam a fortalecer o tecido ósseo no organismo.
- Prisão de ventre
A excelente quantidade de fibras presente na tâmara auxilia no processo gastrointestinal, promovendo um melhor funcionamento de todo o sistema digestório.
- Anemia
Por conter ferro em sua composição, anemias podem ser evitadas quando tâmaras são ingeridas em conjunto com outros alimentos fixadores do mineral no organismo.
- Indisposição
A alta dosagem de sacarose, frutose e glicose proporcionam grande energia para quem ingere o fruto. Na história da humanidade as tâmaras eram utilizadas para manter a energia das pessoas que faziam longas viagens através do deserto.
- Resfriados
As vitaminas presentes na tâmara, como o ácido ascórbico, se encarregam de proteger o organismo contra os resfriados.
- Acne
A vitamina A melhora a saúde da pele e evita problemas como as acnes.
- Inflamações
Efeitos anti-inflamatórios também são um benefício do fruto.
Para as mulheres que estão gerando uma nova vida, estes benefícios são sempre bem-vindos, pois muitas queixas levadas ao obstetra incluem os problemas de saúde acima.
Tâmaras não devem ser consumidas em excesso, assim como quaisquer outros alimentos. Caso surjam dúvidas a respeito do seu consumo, o mais indicado é conversar com o especialista que acompanha a gestante.